Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leitura, escrita e expressividade na educação infantil: desmanchando algumas amarras

 

13/08/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a função social da escrita;
  • Praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa e lúdica;
  • Avançar na compreensão da leitura e da escrita.
Duração das atividades
Atividade permanente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças já reconheçam algumas letras e façam distinção entre letras e números.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

Para que a criança possa tomar gosto pela leitura e pela escrita é importante que essas linguagens façam parte do universo da sala de aula de forma tão prazerosa quanto o brincar. Esse é um dos desafios do nosso trabalho na Educação Infantil. Tornar significativo o trabalho com a leitura e a escrita de tal maneira que as crianças peçam para ler e escrever assim como pedem para brincar. Pensando nisso desenvolvemos um trabalho que visa tornar a leitura e a escrita presentes diariamente em nossa sala.   Tenha sempre o hábito de levar para a rodinha diariamente a organização da rotina do dia a fim de que as crianças se organizem espaço e temporalmente. Assim, elas saberão o que farão em seguida a uma determinada atividade. Para isso você professor pode utilizar a estratégia da escrita relacionada a imagem correspondente. Para iniciar construa o hábito de escrever a rotina do dia no quadro de forma organizada por aconteceimentos.

Relacione essa aula com a aula

Aula: Calendário: de quem é o mês? 

 publicada em 19/10/2009 no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7913  

Explore nesse momento os números ordinais, mostrando às crianças o que eles significam e representam.

 Sempre que fizer a escrita, peça ajuda às crianças. Vá lembrando os dias da semana e as atividades correspondentes àquele dia. Deixe que elas participem dizendo a letra necessária para escrever cada item da rotina.

Esse momento também pode ser relacionado à aula:

Noções de Tempo e espaço de forma concreta e lúdica   publicada em 19/10/2009. no endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7942 

Segundo Momento: 

Para variar esse momento, construa fichas com fotos das próprias crianças contemplando todos os momentos da rotina assim como mostra a imagem abaixo. Coloque a foto e a escrita correspondente na ficha. Recorra às fichas relacionando a imagem da atividade com a escrita correspondente.

Com as crianças em roda, você pode colocar todas as fichas no centro e ir instigando às crianças a encontrarem a ficha de cada atividade na ordem em que serão feitas naquele dia. Nesse momento vá explorando a escrita das palavras com as imagens correspondentes enfatizando as diferenças de letras necessárias para se escrever cada palavra.

 Terceiro Momento:

Quando as crianças já estiverem acostumadas com a atividade de escrita feita por você no quadro e com o recurso das fichas, convide-as a fazerem também essa escrita.  O resultado é bem legal! Elas começam a perceber a necessidade de se escrever para organizar o dia, inclusive cobram do professor que faça essa escrita e avançam na compreensão sobre essa linguagem. Veja alguns exemplos de escrita das crianças.     

 Logo após a escrita feita pelas crianças faça a (re)escrita valorizando a produção de cada uma delas,  mas também levando-as a avançar em sua compreensão sobre a escrita. Essa (re)escrita deve ser feita ao lado ou abaixo da escrita feita pela criança. Valorize as produções das crianças e deixe a escrita feita por elas exposta na sala toda a aula.

Quarto Momento: 

A partir da escrita da rotina, explore os numerais ordinais que são números utilizados para assinalar uma posição numa seqüência ordenada: por exemplo, primeiro, segundo, terceiro, quarto etc. Seqüência da ordem em que faremos as atividades do dia.  Depois de explorar bem, organize uma atividade para casa em que as crianças terão que fazer uma lista. Pode ser dos brinquedos que mais gostam, das brincadeiras que mais gostam, ou o que mais elas gostarem de fazer.

 O objetivo é levar as crianças a pensarem sobre a escrita mais um pouco e avançar em sua compreensão sobre essa linguagem e além disso, construir outros conceitos matemáticos e organizarem o pensamento.

Recursos Complementares

Para compreender melhor possibilidades de atividades que despertam a curiosidade e o gosto pela leitura e pela escrita assista ao vídeo  

 “Como incentivar seu filho a ler” no endereço:   http://www.youtube.com/watch?v=mVomI_B7jk8    e aproveite para dar dicas aos pais sobre como incentivar as crianças a lerem. Acesso em 11/08/2010.    

 Visite o sítio : http://www.profcardy.com/cardicas/cardinal.php?&width=1280   e conheça algumas orientações quanto ao úso dos números ordinais.

                      http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/indice-de-projetos.html    Nesse sítio, conheça alguns projetos que visam trabalhar de forma prazerosa o gosto pela leitura e escrita.

 

Avaliação

Na Educação Infantil a avaliação é diária e processual, portanto é essencial a observação e acompanhamento das crianças nos momentos das atividades a fim de perceber se elas estão compreendendo para que serve a leitura e a escrita, perceber ainda se as crianças estão se interessando por essa linguagem, além propiciar intervenções pontuais com aquelas crianças que demonstram ainda não compreender essa linguagem.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Mônica, EMEB" OLga Dias da costa mendes" e EMEB"Saturnino Rangel Mauro" , Espírito Santo - dijo:
    monica-romanelli@hotmail.com

    10/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Parabéns.


  • ana lúcia, Jardim de Infância Prof. Maia Vinagre , Rio de Janeiro - dijo:
    duque.lin@yahoo.com.br

    17/05/2011

    Quatro estrelas

    Super criativa, concordo plenamente com suas atividades,visto que a escrita espontânea é fundamental na construção do conhecimento.Carinhoso abraço continue lutando e acreditando na educação.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.