13/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
É importante que as crianças já reconheçam algumas letras e façam distinção entre letras e números.
Primeiro Momento:
Para que a criança possa tomar gosto pela leitura e pela escrita é importante que essas linguagens façam parte do universo da sala de aula de forma tão prazerosa quanto o brincar. Esse é um dos desafios do nosso trabalho na Educação Infantil. Tornar significativo o trabalho com a leitura e a escrita de tal maneira que as crianças peçam para ler e escrever assim como pedem para brincar. Pensando nisso desenvolvemos um trabalho que visa tornar a leitura e a escrita presentes diariamente em nossa sala. Tenha sempre o hábito de levar para a rodinha diariamente a organização da rotina do dia a fim de que as crianças se organizem espaço e temporalmente. Assim, elas saberão o que farão em seguida a uma determinada atividade. Para isso você professor pode utilizar a estratégia da escrita relacionada a imagem correspondente. Para iniciar construa o hábito de escrever a rotina do dia no quadro de forma organizada por aconteceimentos.
Relacione essa aula com a aula
Aula: Calendário: de quem é o mês?
publicada em 19/10/2009 no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7913
Explore nesse momento os números ordinais, mostrando às crianças o que eles significam e representam.
Sempre que fizer a escrita, peça ajuda às crianças. Vá lembrando os dias da semana e as atividades correspondentes àquele dia. Deixe que elas participem dizendo a letra necessária para escrever cada item da rotina.
Esse momento também pode ser relacionado à aula:
Noções de Tempo e espaço de forma concreta e lúdica publicada em 19/10/2009. no endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7942
Segundo Momento:
Para variar esse momento, construa fichas com fotos das próprias crianças contemplando todos os momentos da rotina assim como mostra a imagem abaixo. Coloque a foto e a escrita correspondente na ficha. Recorra às fichas relacionando a imagem da atividade com a escrita correspondente.
Com as crianças em roda, você pode colocar todas as fichas no centro e ir instigando às crianças a encontrarem a ficha de cada atividade na ordem em que serão feitas naquele dia. Nesse momento vá explorando a escrita das palavras com as imagens correspondentes enfatizando as diferenças de letras necessárias para se escrever cada palavra.
Terceiro Momento:
Quando as crianças já estiverem acostumadas com a atividade de escrita feita por você no quadro e com o recurso das fichas, convide-as a fazerem também essa escrita. O resultado é bem legal! Elas começam a perceber a necessidade de se escrever para organizar o dia, inclusive cobram do professor que faça essa escrita e avançam na compreensão sobre essa linguagem. Veja alguns exemplos de escrita das crianças.
Logo após a escrita feita pelas crianças faça a (re)escrita valorizando a produção de cada uma delas, mas também levando-as a avançar em sua compreensão sobre a escrita. Essa (re)escrita deve ser feita ao lado ou abaixo da escrita feita pela criança. Valorize as produções das crianças e deixe a escrita feita por elas exposta na sala toda a aula.
Quarto Momento:
A partir da escrita da rotina, explore os numerais ordinais que são números utilizados para assinalar uma posição numa seqüência ordenada: por exemplo, primeiro, segundo, terceiro, quarto etc. Seqüência da ordem em que faremos as atividades do dia. Depois de explorar bem, organize uma atividade para casa em que as crianças terão que fazer uma lista. Pode ser dos brinquedos que mais gostam, das brincadeiras que mais gostam, ou o que mais elas gostarem de fazer.
O objetivo é levar as crianças a pensarem sobre a escrita mais um pouco e avançar em sua compreensão sobre essa linguagem e além disso, construir outros conceitos matemáticos e organizarem o pensamento.
Para compreender melhor possibilidades de atividades que despertam a curiosidade e o gosto pela leitura e pela escrita assista ao vídeo
“Como incentivar seu filho a ler” no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=mVomI_B7jk8 e aproveite para dar dicas aos pais sobre como incentivar as crianças a lerem. Acesso em 11/08/2010.
Visite o sítio : http://www.profcardy.com/cardicas/cardinal.php?&width=1280 e conheça algumas orientações quanto ao úso dos números ordinais.
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/indice-de-projetos.html Nesse sítio, conheça alguns projetos que visam trabalhar de forma prazerosa o gosto pela leitura e escrita.
Na Educação Infantil a avaliação é diária e processual, portanto é essencial a observação e acompanhamento das crianças nos momentos das atividades a fim de perceber se elas estão compreendendo para que serve a leitura e a escrita, perceber ainda se as crianças estão se interessando por essa linguagem, além propiciar intervenções pontuais com aquelas crianças que demonstram ainda não compreender essa linguagem.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/09/2011
Quatro estrelasGostei muito. Parabéns.
17/05/2011
Quatro estrelasSuper criativa, concordo plenamente com suas atividades,visto que a escrita espontânea é fundamental na construção do conhecimento.Carinhoso abraço continue lutando e acreditando na educação.