02/08/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
a) Conhecer a dinâmica geral do jogo de bocha;
b) Conhecer em linhas gerais a origem do jogo de bocha;
c) Experimentar de forma adaptada o jogo de bocha.
Conceito de esporte e os elementos que caracterizam essa prática social.
Atividade 1: O que é bocha?
Reunir a turma e questionar se alguém sabe o que é bocha, se ouviram falar ou se conhecem alguém que pratica. Em seguida apresentar o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sAqzooOzxkg (acesso em 19/06/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=m10VCnKjPME (acesso em 19/06/2010).
Após apreciação do vídeo, explicar às crianças que a bocha é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes e utiliza 4 bochas (bolas) para cada equipe, ou seja 2 para cada jogador. O objetivo do jogo é lançar bochas (bolas) de madeira ou de resina sintética sobre uma cancha de terra batida, saibro ou sintética e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. Inicia-se a jogada, com o arremesso do bolim.
Ao longo da explicação sobre a dinâmica geral desse esporte, o professor poderá exibir as imagem abaixo como forma de ilustração.
CANCHA DE BOCHA
http://www.asstbm.com.br/Web/Regionais/vacaria/noticias/2007/imagens/aniversario_02.jpg (acesso em 19/06/2010).
BOLA DE BOCHA
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/C/K/XX/N9FD37/1202130134595_bigPhoto_1.jpg (acesso em 19/06/2010).
Atividade 2: Sobre a origem da Bocha
Dando continuidade à aula questionar a turma: Vocês já pensaram por que os esportes são criados? Quais são as razões que levam as pessoas a criarem alguns esportes? A idéia aqui é conduzir a discussão no sentido de que entendam que os esportes são criados pelos homens, em diferentes momentos históricos e com o objetivo de atender a algum tipo de necessidade. No caso da bocha, ela surge como esporte na Itália, o chamado “boccie”. Lá haviam festivais organizados por nobres e governantes. No Brasil, o esporte chegou através dos imigrantes italianos que quando aqui chegaram praticavam a bocha como forma de se divertirem nos momentos de folga.
Atividade 3: Brincado de Bocha
Neste momento o professor convidará a turma para brincar de bocha. O jogo pode ser realizado usando pequenas bolas de medicinebol (duas ou quatro para cada criança) e uma pequena bola de tênis. Em seguida, pedirá ás crianças que se dividam em duplas e desenhem com giz, no chão, seu campo e jogo. Um retângulo com mais ou menos 1 metro e meio de largura por 8 ou 10 metros de comprimento. O jogo começa com um sorteio para ver quem lançará o bolim primeiro. Após o sorteio, aquele que ganhou, lança o bolim tentando alcançar uma marca, previamente definida pela dupla, dentro do retângulo. Quem lançou o bolim, tem direito de lançar sua primeira bola e depois será a vez do colega. As crianças podem definir, que após terem lançado todas as suas bolas somarão os pontos daquelas que mais se aproximaram do bolim. Vencerá quem marcar mais pontos.
OBS: No jogo deve-se buscar aproximar suas bolas do bolim e afastar as do colega adversário no jogo.
http://www.portaldabocha.com.br/cbbb/ (acesso em 19/06/2010).
Atividade no Infocentro
Faça uma pesquisa no site http://www.portaldabocha.com.br/cbbb/ e destaque:
1) Três regras oficias de bocha;
2) Um fato histórico que você achar interessante sobre a bocha;
3) As medidas e marcações do campo de bocha.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!