Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leitura literária: lemos, gostamos e recomendamos

 

17/08/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

  • . Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos.
  • . Aprenda a escolher e a recomendar uma obra literária.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada  para as crianças que compreendem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, conhecem as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Não é preciso que os alunos dominem o sistema alfabético para a realização da atividade.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, seria importante que essa sequência didática fosse desenvolvida por todas as turmas que estão em processo de alfabetização. Caso isso não seja possível, sugerimos que você convide outras professoras para a realização conjunta das atividades.

Atividade 1: Escolha e leitura do livro

Objetivos: 

  •  Explorar as características do suporte e do gênero textual.         
  • Apreciar e compreender o texto lido.
  • Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto;
  • Avançar no aprendizado da estrutura de um texto literário.                  

Selecione alguns livros de literatura infantil. Como sugestão, apresentamos as obras indicados por Portal do Professor, localizadas no site:http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia. Nesse site, as histórias são narradas e, assim, os alunos podem, além de ler junto com o professor, ouvir a narração.

Dentre o acervo ofericido, sugerimos duas histórias. A primeira está localizada no site: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/fantasia e a segunda encontra-se no site: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/fogo-no-ceu 

Fantasia

  Fogo no céu  

 

Caso a escola tenha biblioteca, leve os alunos para este espaço e os convide a escolherem a história que querem que seja lida. Para isso, apresente o nome de cada livro, peça que observem a ilustração da capa e pergunte:

- “A partir da leitura do título do livro, como vocês acham que é a história contada pelo autor?”

Após a exploração inicial de todos os livros, a turma deverá selecionar aquele que deseja que seja lido.

Antes de ler o livro para as crianças, lance o seguinte desafio:

- “Ao final da leitura, que tal escrevermos um texto dizendo se gostamos ou não do livro? Colocaremos o texto no mural da escola e outras crianças poderão ler e, se interessarem, também conhecer a história”.

Explique aos alunos que outras turmas também farão esta atividade. Assim, será possível saber a opinião dos colegas da outra sala sobre os livros que eles leram e, caso seja interesse de todos, também ler a obra.

Sugerimos que a leitura do livro seja feita por meio das etapas: 

    

1. Exploração da obra e o levantamento das hipóteses sobre a história. Ao iniciar a leitura do livro, sugerimos que você leia primeiro o seu título e pergunte, novamente, como as crianças imaginam que seja o conteúdo da história. Peça aos alunos que também se baseiem na observação da ilustração da capa para pensar sobre a história que o livro contará.  Por fim, leia o nome do autor do texto e da editora e mostre às crianças onde estão localizados esses registros. Se possível, conte um pouco da vida do autor para os alunos. Caso a escola tenha disponível, apresente à turma outras obras do autor e explore o título e a capa de cada uma.

2. Leitura protocolada. Inicie a leitura da história e a interrompa para perguntar aos alunos como pensam que será o restante do enredo (nesse momento, estimule as crianças a se sentirem curiosas para saber qual será o desenrolar da história). Registre as hipóteses dos aprendizes no quadro. Após o término da leitura, peça aos alunos que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Essa estratégia de leitura auxilia o estudante a compreender o texto, prevendo o que vai acontecer de acordo com as informações que já possui sobre a história.

3. Relação imagem e texto. Em alguns momentos você pode pedir às crianças que contem o que está acontecendo na história por meio da leitura das imagens. Após os alunos fazerem essa leitura, leia o texto trazido na página e peça que as crianças avaliem se a ilustração corresponde ao seu conteúdo.  Em outros momentos, você pode ler primeiramente o texto de uma página e depois pedir aos aprendizes que analisem a ilustração e avaliem se ela confirma o conteúdo escrito e/ou acrescenta novas informações a ele. Aprender a relacionar imagens e textos também é importante para formação leitora das crianças.

4. Compreensão e apreciação do texto. Após a leitura do texto, é importante que os alunos sejam estimulados a apreciar a história. Deverão dizer se gostaram da história e justificar sua resposta. Além disso, faça perguntas que levem as crianças a refletirem sobre: o que aconteceu na história, quais foram seus personagens, onde aconteceu a trama, como foi seu início, meio e fim etc.

5. Reconto oral e coletivo da história. Peça aos alunos que recontem oralmente a história. Nesse momento, chame a atenção da turma para que um colega ajude o outro a se lembrar da história. Se necessário, intervenha e relembre aos aprendizes aspectos da história que foram esquecidos. Ao recontar oralmente a história, o aprendiz conhecerá melhor o modo como se estrutura esse texto, bem como a linguagem utilizada pelo autor para tornar a história interessante. Assim, sempre que possível, instigue os aprendizes a utilizarem recursos expressivos semelhantes aos usados pelo escritor: “Era uma vez...”; “De repente”; “Morrendo de medo” etc.

6. Reconto oral individual da história ou em pequenos grupos. Em outro dia, leia novamente a história para os alunos. Dessa vez, um grupo de crianças será chamado à frente para recontar a história. Ao final, os colegas podem ajudar a lembrar aspectos da trama que foram esquecidos. Em seguida, peça que apenas um aluno reconte a história. Os colegas deverão ajudá-lo, caso necessário.  

Atividade 2: Leia também este livro!

Objetivos:

  • Avaliar a história lida.
  • Elaborar um “texto de recomendação” da obra lida, considerando o tema central e seus desdobramentos.

Convide os alunos a escreverem um texto argumentando as razões pelas quais outras crianças deveriam ler ou não ler a história que conheceram.

Em primeiro lugar planeje com os alunos o que escreverão no texto. Você pode começar a discussão, fazendo duas perguntas à turma:

- “Vocês gostaram de ler o livro e desejam recomendá-lo a outros colegas da escola?”

- “Por que outros colegas deveriam ler esta história? O que ela traz de interessante?”

Registre em um canto do quadro as conclusões a que as crianças chegaram e diga que elas deverão estar presentes no texto de recomendação do livro que irão produzir. Explique aos alunos que o texto deverá contar qual o nome do livro que a turma leu e por que sua leitura está sendo recomendada. Para isso, é importante que a professora lembre aos aprendizes as anotações feitas no canto do quadro a partir da discussão sobre o livro.             

Ao final da escrita, a professora deverá ler o texto para que os alunos avaliem se conseguiram escrever tudo que foi planejado. Em seguida, sugerimos que sejam reproduzidas duas cópias do texto: uma para ser colocada no mural da escola e outra para ser trocada com a produção da outra turma, que também está envolvida nesta atividade.

Atividade 3: E agora, que livro iremos ler?             

Objetivos:

  • Posicionar-se ao fazer a recomendação da obra.
  • Explorar as características do suporte e do gênero textual.
  • Apreciar e compreender o texto lido.
  • Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto.
  • Avançar no aprendizado da estrutura de um texto literário.                   

Nesta atividade, a professora de cada sala deverá ler o texto de recomendação produzido pela outra turma.    

Sugerimos que você escreva o título do livro no quadro. Diga às crianças que os alunos da outra turma produziram um texto recomendando a leitura desse livro. Explique também que, com a leitura do texto produzido pela turma vizinha, poderão saber um pouco como é a história e decidir se desejam conhecer todo o seu enredo. É importante estimular os aprendizes a ficarem curiosos para lerem a história.

Para a leitura da história, sugerimos que sejam desenvolvidas as intervenções apresentadas na atividade 1 dessa sequência didática. Essas estratégias contribuem para a formação do leitor e devem ser contempladas desde o início do processo de alfabetização.

Ao final, estimule as crianças a desenharem a parte da história que mais gostaram para montar o mural da sala. Quando o mural estiver pronto, faça a proposta de convidar a turma que recomendou a obra para visitar a sala e apreciar o trabalho feito.

Antes da visita, combine com a turma como será a apresentação do mural. Sugerimos que alguns alunos apresentem o desenho que fizeram e contem porque selecionaram determinada parte da história para ilustrar. É importante que as crianças se preparem para a apresentação, ensaiando o modo como falarão em público. No momento do ensaio, os colegas poderão avaliar se o aluno está falando em um tom de voz adequado e se todos estão entendendo o que ele deseja comunicar aos demais.

No dia da visita, os alunos das duas salas poderão recontar oralmente a história e trocarem impressões sobre o seu enredo, dizendo a parte que mais gostaram etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fogo no céu Áudio
Fantasia Áudio
Recursos Complementares

Sugerimos que os professores conheçam o material sobre leitura literária do CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) -  Faculdade de Educação / Univeridade Federal de Minas Gerais, por meio da consulta ao site:

 http://www.ceale.fae.ufmg.br/livro_colecao.php?catId=125&txtId=230&t=1 

Avaliação

Para avaliar se os aprendizes avançaram no aprendizado das estratégias de leitura aqui trabalhadas, sugerimos que você desenvolva essas atividades mais vezes durante o ano e procure perceber se:

- Os aprendizes levantam hipóteses coerentes sobre a história (a partir da análise do titulo, das informações sobre a trama e das ilustrações etc.) e, após a sua leitura, são capazes de verificar se elas se confirmam.

- As crianças relacionam as imagens e os textos trazidos pelo livro infantil.

- Os alunos apreciam a obra, utilizando elementos do texto para justificar suas impressões sobre a história.

 - As crianças estão sendo mais fiéis ao texto no momento de reconto oral da história e usando recursos expressivos semelhantes aos empregados pelo autor.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.