Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Copa do Mundo de Futebol: a geografia do mundo da bola

 

12/10/2010

Autor y Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o número de participantes em diferentes edições do evento.

Identificar no mapa do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições da Copa do Mundo.

Identificar os diferentes critérios para a seleção dos países sede do evento Copa do Mundo de Futebol.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre a localização de diferentes países nos continentes.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende apresentar atividades alternativas e interdisciplinares para trabalhar o tema da Copa do Mundo de futebol. Nessa aula, o professor irá explorar a “geografia do futebol mundial”, compreendendo o crescimento da Copa do Mundo de futebol ao longo de todo o século XX.   

Atividade 1: 

Caro professor, inicialmente divida a turma em grupos pequenos de 3 ou 4 alunos. Essa primeira parte da aula demandará uma pesquisa na internet, portanto recomendo que ela inicie no laboratório de informática da escola. Os alunos serão desafiados e responderem um roteiro de perguntas formulado pelo professor. Além das perguntas, o professor fornecerá sítios eletrônicos (sites) para facilitar a busca de informação dos alunos. As perguntas são: 1) Quantos países participaram da primeira Copa do Mundo de Futebol? 2) Qual país sediou a primeira edição da competição? 3) Quantas edições de Copa do Mundo já aconteceram? Liste os anos. 4) Quantos países participam atualmente da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul?

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm 

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/historia-da-copa-do-mundo.htm

http://copadomundo.uol.com.br/2010/historia-das-copas/   

Os alunos deverão anotar todas as respostas em uma folha de papel. Posteriormente os grupos serão convidados e realizar um jogo com as anotações feitas. Em dois grandes mapas mundiais peça para os diferentes grupos marcarem com caneta ou tachinhas os países que participaram da Copa do Mundo de 1930, realizada no Uruguai, e na Copa do Mundo de 2012 – África do Sul. Questione os alunos sobre: 1) o número de participantes; 2) a “geografia” do futebol nas duas Copas supracitadas, ou seja, onde estão concentrados os países participantes; 3) quais continentes têm mais representantes 4) e por fim, por que há uma diferença entre os diferentes continentes?

http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/paises-sede-da-copa-do-mundo.htm     

Atividade 2:

A segunda atividade é semelhante à primeira, porém dessa vez os alunos deverão pesquisar sobre o local de realização das diferentes edições da Copa do Mundo, desde a sua criação em 1930 até a edição de 2010. A tarefa é simples e deverá ser executada mais uma vez com uma pesquisa em sites na internet. Recomendo que a atividade seja realizada no laboratório de informática com grupos de 3 ou 4 alunos.

A pergunta a ser respondida é: quais foram os países que sediaram os eventos da Copa do Mundo de Futebol desde a sua criação?

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/cidades-copa-2014/cidades-sede-copa-2014-estadios-capitais-fifa-cbf-abertura-final.shtml 

http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/paises-sede-da-copa-do-mundo.htm

Após a pesquisa na internet o professor iniciará a mesma dinâmica realizada com um grande mapa do mundo. Os diferentes grupos deverão indicar no mapa os países que já sediaram a competição. Caso um país já tenha sediado o evento mais de uma vez é fundamental destacar colocando mais de uma tachinha de cor diferentes ou destacando com uma caneta de cor distinta. É importante que visualmente os alunos consigam acompanhar o crescimento do mega evento esportivo. Após o preenchimento do mapa, o professor iniciará um debate sobre o mapa que eles construíram:

1) Em quais países e continentes ocorreram mais eventos de Copa do Mundo? Indique quantitativamente o número.

2) Na opinião de vocês, por que esses países foram escolhidos mais vezes?

3) Há uma relação entre o aumento dos países participantes e a escolha das cidades sede?

4) Quais os critérios para a escolha desses países?   

Atividade 3: 

Por fim, realize um debate com a turma sobre uma polêmica recente envolvendo a edição de 2010, na África do Sul, e a próxima edição da Copa do Mundo, que ocorrerá no Brasil. Ao longo das últimas décadas, a FIFA – entidade detentora do monopólio do futebol de espetáculo – adotou uma política de “rodízio” entre os continentes que irão sediar o evento. Dessa forma, um país do continente africano foi selecionado em 2010 (África do Sul) e um país do continente sul americano em 2014 (Brasil). Muitos afirmam que países pobres e em desenvolvimento não deveriam sediar grandes eventos esportivos, que demandam altos investimentos em estádios e outras estruturas esportivas. Segundo os críticos, esse dinheiro deveria ser investido, por exemplo, em áreas prioritárias como a educação e a saúde.

http://www.ipea.gov.br/desafios/edicoes/21/artigo16472-1.php 

Divida os alunos em grupos de 5 alunos. Inicialmente, peça que cada grupo formule argumentos a favor e contra a realização desses mega eventos esportivos em países em desenvolvimento, como por exemplo, o Brasil ou a África do Sul. Questões para nortear o debate:  

1) Quais os benefícios para os países que irão sediar o evento? (aumento do turismo, apresentação das potencialidades do país para o mundo, melhoria de infraestrutura de transporte ou turismo, etc.)

2) Quais os pontos negativos para os países vencedores dessa “concorrência internacional”?

Dica: Nesse momento é fundamental que o professor atue como um elemento motivador do debate e não destaque suas preferências pessoais sobre o tema. Estimule as ideias contrárias, procure desconstruir os argumentos elaborados pela turma sejam eles a favor ou contra. Procure mostrar os dois lados do cenário descrito.

Recursos Complementares

Para maiores informações sobre a organização do futebol profissional no mundo ver o site da FIFA:

http://pt.fifa.com/ 

Avaliação

Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de identificar:

1) o crescimento da Copa do Mundo de futebol ao longo de todo o século XX;

2) a “geografia” do futebol mundial destacando os países participantes do torneio e continentes que sediaram o principal evento futebolístico do mundo;

3) as implicações – positivas e negativas – para os países que concordam em sediar um grande evento esportivo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jacqueline Mostradeiro fabbrin, Colégio Estadual Manoel Ribas , Rio Grande do Sul - dijo:
    jacfabbrin@hotmail.com

    15/01/2012

    Cinco estrelas

    Que maravilha! Parabéns por direcionar a aula aos alunos da EJA. Eles merecem. Um assunto atual muito importante para ser debatido. Será que o estádio que será contruído no Amazonas irá se transformar em um novo elefante barnco como o Teatro de Manaus, construído no auge do ciclo da borracha?


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.