Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A injunção dentro do tipo argumentativo

 

27/08/2010

Autor y Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poderá:

- perceber, identificar e analisar os elementos e estratégias textuais que caracterizam textos híbridos (textos injuntivos e textos argumentativos);

- identificar como se define a tipologia predominante em textos híbridos;

- perceber que a injunção pode ser um recurso da argumentação;         

- produzir textos híbridos (agora com conhecimento de causa).

Duração das atividades
4 aulas - 50min. (Sugerimos a utilização de duas aulas de 50 min. correspondendo a cada aula proposta)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta abordagem é necessário que o aluno já tenha consolidado o conhecimento acerca dos elementos que constituem os textos das tipologias argumentativa e injuntiva.

Estratégias e recursos da aula

Professor, selecione vários exemplos de textos publicitários que apresentem características claras das tipologias argumentativa e injuntiva e traga o material para a sala.

Primeira aula

Proponha uma análise dos textos selecionados (você pode projetá-los e fazer uma discussão geral ou reproduzi-los e solicitar, inicialmente, uma análise individual ou em duplas e, na sequência, coletivizar as análises).

Apresentamos algumas sugestões de textos:

http://4.bp.blogspot.com/_T_RUnTRzbyk/SeOZUy_DQ1I/AAAAAAAAA8g/wC3bWY4Hp_U/s400/beba.jpg                [acesso em 18/06/2010]  

http://www.dzai.com.br/static/user//18/18748/05ff2d85f4f9e638929a0d46de5bb5a3.jpg         [acesso em 18/06/2010] 

http://blog.ypsilon2.com/index.php/2008/09/15/desafio-15-15-activia/comments/         [acesso em 18/06/2010] 

http://labs.maya.im/pt/files/2009/04/anuncie_aqui-468x362.jpg               [ acesso em 18/06/2010] 

http://legalzinho.files.wordpress.com/2007/04/f11.jpg         [acesso em 18/06/2010] 

Ouça o que eu digo, não ouça ninguém

Engenheiros do Hawaii

Tantas pessoas                                                                                                                                               

Paradas na esquina

Assistindo a cena:

Pele morena,

Vendendo jornais

Vendendo muito mais

Do que queria vender

Vozes à toa

Ecos na esquina

Narrando a cena:

Criança pequena

Cheirando cola

Beijando a sola

Dos sapatos

E o que nos devem

Queremos de dobro

Queremos em dólar

O que nos devem

Queremos em dobro

Queremos agora

Se te disseram pra não virar a mesa

Se te disseram que o ataque é a pior defesa

Se te imploraram pra esperar a sobremesa

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém

Se te disseram pra não virar a mesa

Se te disseram que o ataque é a pior defesa

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém

                                                                                           http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45746/                [acesso em 18/06/2010] 

Busque explorar as características que os alunos conseguem perceber a respeito da tipologia presente neles. Conduza a discussão para que eles tenham a percepção do tipo injuntivo presente na construção dos textos com a finalidade de sustentar um argumento ou de convencer o leitor.

Segunda aula

A análise feita na aula anterior servirá para direcionar o trabalho desta aula. Há uma relação estreita entre os textos argumentativo e injuntivo, principalmente na propaganda, uma vez que a propaganda utiliza a injunção com a finalidade de convencer o público a consumir determinado produto.

Proponha uma atividade para a turma. Traga recortes de embalagens, imagens de produtos, divida-os em grupos de cinco ou seis alunos. Oriente-os a trabalharem com essas marcas elaborando uma campanha publicitária. O ideal é que eles tenham nas figuras (imagens) um referencial para a elaboração da proposta e, a partir dela, criem o produto ou os produtos que o grupo irá divulgar.

Solicite que eles criem a marca, o slogan e construam a propaganda fazendo uso da injunção como estratégia para convencer o cliente.

Terceira aula

Mantenha os grupos reunidos. Peça a eles que elaborem um comercial de tv, com a finalidade de apresentarem a produção deles para a turma. Divida esta aula em dois momentos: o momento da elaboração (aproximadamente 45 min.) e o momento da divulgação (os outros 45 min.). Ressalte a necessidade de a propaganda ser rápida, conforme eles têm contato pela tv.

Delimite os papéis, ou seja, estabeleça que os grupos que não estiverem apresentando farão o papel de público e devem avaliar a campanha anotando os pontos positivos e negativos, relacionando sugestões que serão discutidas na aula seguinte.

Quarta aula

Professor, se for possível, prepare uma câmera filmadora para ser utilizada nesta aula.

Inicie a aula propondo coletivizar as observações feitas na aula anterior. Esse momento é fundamental para a atividade de revisão e de reescrita dos textos produzidos e assume um caráter dialógico quebrando com a visão de que a revisão é uma punição ou que a reescrita seja uma atividade desgastante.

Em seguida, proponha uma nova apresentação do comercial, agora já revisado. Informe aos alunos que os comerciais serão filmados e, posteriormente, divulgados na escola.

A sugestão, professor, é que você promova a eleição dos jovens talentos e produza uma noite para a promoção dos trabalhos apresentados. Os objetivos centrais são: estimular a produção textual e a criatividade.

 

Recursos Complementares

Você pode ainda baixar a música dos Engenheiros do Hawaii para utilizar na aula, acessando:

http://www.4shared.com/audio/9ga65_n9/10-Oua_o_que_eu_digo_no_oua_ni.htm             [ acesso em 18/06/2010]

Poderá também acessar alguns comerciais de tv para apresentar à turma, acessando: www.youtube.com  

Avaliação

Professor, avalie as considerações feitas na primeira aula, a identificação dos elementos constituintes dos textos analisados.

Avalie também a produção feita pelo grupo, observe a criatividade, o uso da injunção em conformidade com a proposta, a formulação do comercial, os comentários e  análises feitas pelos grupos, a reescrita e a apresentação do comercial.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.