27/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana de Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
A partir desta aula o aluno poderá:
- perceber, identificar e analisar os elementos e estratégias textuais que caracterizam textos híbridos (textos injuntivos e textos argumentativos);
- identificar como se define a tipologia predominante em textos híbridos;
- perceber que a injunção pode ser um recurso da argumentação;
- produzir textos híbridos (agora com conhecimento de causa).
Para esta abordagem é necessário que o aluno já tenha consolidado o conhecimento acerca dos elementos que constituem os textos das tipologias argumentativa e injuntiva.
Professor, selecione vários exemplos de textos publicitários que apresentem características claras das tipologias argumentativa e injuntiva e traga o material para a sala.
Primeira aula
Proponha uma análise dos textos selecionados (você pode projetá-los e fazer uma discussão geral ou reproduzi-los e solicitar, inicialmente, uma análise individual ou em duplas e, na sequência, coletivizar as análises).
Apresentamos algumas sugestões de textos:
http://4.bp.blogspot.com/_T_RUnTRzbyk/SeOZUy_DQ1I/AAAAAAAAA8g/wC3bWY4Hp_U/s400/beba.jpg [acesso em 18/06/2010]
http://www.dzai.com.br/static/user//18/18748/05ff2d85f4f9e638929a0d46de5bb5a3.jpg [acesso em 18/06/2010]
http://labs.maya.im/pt/files/2009/04/anuncie_aqui-468x362.jpg [ acesso em 18/06/2010]
http://legalzinho.files.wordpress.com/2007/04/f11.jpg [acesso em 18/06/2010]
Ouça o que eu digo, não ouça ninguém Engenheiros do Hawaii Tantas pessoas Paradas na esquina Assistindo a cena: Pele morena, Vendendo jornais Vendendo muito mais Do que queria vender
Vozes à toa Ecos na esquina Narrando a cena: Criança pequena Cheirando cola Beijando a sola Dos sapatos
E o que nos devem Queremos de dobro Queremos em dólar O que nos devem Queremos em dobro Queremos agora
Se te disseram pra não virar a mesa Se te disseram que o ataque é a pior defesa Se te imploraram pra esperar a sobremesa
Ouça o que eu digo: não ouça ninguém Ouça o que eu digo: não ouça ninguém Ouça o que eu digo: não ouça ninguém Ouça o que eu digo: não ouça ninguém
Se te disseram pra não virar a mesa Se te disseram que o ataque é a pior defesa Ouça o que eu digo: não ouça ninguém Ouça o que eu digo: não ouça ninguém http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45746/ [acesso em 18/06/2010] |
|
Busque explorar as características que os alunos conseguem perceber a respeito da tipologia presente neles. Conduza a discussão para que eles tenham a percepção do tipo injuntivo presente na construção dos textos com a finalidade de sustentar um argumento ou de convencer o leitor.
Segunda aula
A análise feita na aula anterior servirá para direcionar o trabalho desta aula. Há uma relação estreita entre os textos argumentativo e injuntivo, principalmente na propaganda, uma vez que a propaganda utiliza a injunção com a finalidade de convencer o público a consumir determinado produto.
Proponha uma atividade para a turma. Traga recortes de embalagens, imagens de produtos, divida-os em grupos de cinco ou seis alunos. Oriente-os a trabalharem com essas marcas elaborando uma campanha publicitária. O ideal é que eles tenham nas figuras (imagens) um referencial para a elaboração da proposta e, a partir dela, criem o produto ou os produtos que o grupo irá divulgar.
Solicite que eles criem a marca, o slogan e construam a propaganda fazendo uso da injunção como estratégia para convencer o cliente.
Terceira aula
Mantenha os grupos reunidos. Peça a eles que elaborem um comercial de tv, com a finalidade de apresentarem a produção deles para a turma. Divida esta aula em dois momentos: o momento da elaboração (aproximadamente 45 min.) e o momento da divulgação (os outros 45 min.). Ressalte a necessidade de a propaganda ser rápida, conforme eles têm contato pela tv.
Delimite os papéis, ou seja, estabeleça que os grupos que não estiverem apresentando farão o papel de público e devem avaliar a campanha anotando os pontos positivos e negativos, relacionando sugestões que serão discutidas na aula seguinte.
Quarta aula
Professor, se for possível, prepare uma câmera filmadora para ser utilizada nesta aula.
Inicie a aula propondo coletivizar as observações feitas na aula anterior. Esse momento é fundamental para a atividade de revisão e de reescrita dos textos produzidos e assume um caráter dialógico quebrando com a visão de que a revisão é uma punição ou que a reescrita seja uma atividade desgastante.
Em seguida, proponha uma nova apresentação do comercial, agora já revisado. Informe aos alunos que os comerciais serão filmados e, posteriormente, divulgados na escola.
A sugestão, professor, é que você promova a eleição dos jovens talentos e produza uma noite para a promoção dos trabalhos apresentados. Os objetivos centrais são: estimular a produção textual e a criatividade.
Você pode ainda baixar a música dos Engenheiros do Hawaii para utilizar na aula, acessando:
http://www.4shared.com/audio/9ga65_n9/10-Oua_o_que_eu_digo_no_oua_ni.htm [ acesso em 18/06/2010]
Poderá também acessar alguns comerciais de tv para apresentar à turma, acessando: www.youtube.com
Professor, avalie as considerações feitas na primeira aula, a identificação dos elementos constituintes dos textos analisados.
Avalie também a produção feita pelo grupo, observe a criatividade, o uso da injunção em conformidade com a proposta, a formulação do comercial, os comentários e análises feitas pelos grupos, a reescrita e a apresentação do comercial.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!