14/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Reconhecer cheiro de alimentos e objetos do convívio cotidiano.
Atividade 1 – Realizar experiências com o olfato.
1º momento - O professor proporciona uma experiência com alimentos. Venda os olhos das crianças; elas cheiram para descobrir a função do olfato (a de perceber os objetos pelo cheir) e indicam os alimentos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/giudice/a31_05_olfato.png
2º momento - O professor traz um alimento, divide em diferentes porções e as crianças cheiram as porções, sem saber que se trata do mesmo alimento, comparam o cheiro e encontram a semelhança, para perceber que se trata do mesmo objeto. Nesse sentido, cada criança,
a) cheira o alimento e diz qual a sensação e identifica qual o alimento;
b) cheira pela segunda vez e identifica o alimento e diz qual a semelhança com o primeiro.
3º momento – O professor venda os olhos de quatro crianças e convida uma quinta para ficar perto de cada uma, que sente o cheiro do colega e sem tocá-lo tenta descobrir quem é. A brincadeira acaba quando todas as crianças participam do grupo de olhos vendados.
Atividade 2 – Pesquisar sobre o aparelho do olfato
1º momento – O professor organiza as crianças em duplas para analisar a figura 2 e observar as partes que compõe o nariz, órgão que possibilita o olfato, para entender por onde sentimos o cheiro; Para essa análise o professor:
a) orienta a observação e a escuta das crianças, que tentam fazer a leitura com ajuda;
b) discute com as crianças sobre as partes do órgão do sentido do olfato, estabelecendo um diálogo com as crianças sobre o desenvolvimento da capacidade de sentir cheiros vinculada ao orgão do olfato e a uma área do cérebro.
figura 2
http://www.professorpaulinho.com.br/Dicas/Conheca_os_Orgaos_do_C_H/Arquivos/olfato.jpg
Atividade 3 – Discutir os cuidados com as narinas
1º momento – O professor orienta as crianças para cuidar do nariz e destaca os seguintes aspectos para discussão:
a) evitar de colocar objetos no interior do nariz; mantê-lo sempre limpo;
b) entender que não deve cheirar substâncias desconhecidas;
c) discutir que não ingerimos comida estragada porque sentimos o odor, o sentido do olfato é guardiã da saúde,
2º momento - O professor procura materiais em internet, em livros ou revista, seleciona textos pequenos sobre o olfato e lê para as crianças ou constrói textos a partir da referência para adequar aos níveis da turma. como exemplo, destacamos o texto de “Olfato” de Gabriela Cabral, equipe Brasil Escola.
http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/olfato.htm (Acesso em jun, 2010)
A partir do texto “Olfato” de Gabriela Cabral , o professor elabora um texto no nível de compreensão das crianças da classe, faz a leitura em voz alta e discute com a turma sobre o olfato, um dos cinco sentidos, buscando a lembrança de experiências que levem a refletir sobre os odores e as informações que eles trazem.
3º momento – O professor orienta as crianças para compartilhar a sua experiência com uma turma convidada. Divide a classe em cinco grupos, cada grupo fica responsável por uma experiência. G1 - com frutas; G2: com perfume; G3 com rosas. Em cada experiência as crianças vendam os olhos dos colegas e brincam de descobrir o objeto pelo cheiro; G4 - com objetos com cheiro desagradável e G5 explica porque sentimos cheiro e porque podemos descobrir o objeto mesmo sem enxergá-lo.
Avaliar as crianças no inicio da aula (o que sabem sobre o olfato); durante (como compreendem o que é dito pelo professor e pelos colegas, como desenvolvem as atividades e qual o tipo de ajuda que precisa) e no final da aula (avalia o que as crianças aprenderam).
A partir da observação, registro e análise das atividades das crianças, o professor avalia se elas conseguiram desenvolver as habilidades de:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/10/2012
Quatro estrelasachei muito interressante vou usar no meu trabalho sobre olfato e espero tirar uma nota boa e muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!
23/10/2012
Cinco estrelasmuito legal a aula.
19/08/2012
Cinco estrelasGostei bastante, me ajudou a ter mais idéias para trabalhar com as crianças.
11/03/2012
Cinco estrelasMuito legal!