25/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
§ Conhecer as funções dos profissionais da escola em espanhol.
§ Identificar as profissões das pessoas da escola em espanhol.
1º MOMENTO:
Como forma de sensibilizar os alunos para a temática da aula, o professor trará um vídeo, em espanhol, que mostre a escola e as pessoas que nela atuam, a exemplo de Mafalda va a la escuela – Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-A6s0wdOIQg&feature=related>, acessado em: 19 de junho de 2010.
Em seguida, conversará com os alunos sobre o que foi mostrado. Deverá propor questões que disparem a discussão, como por exemplo:
a) O que vocês acharam desse vídeo? O que ele mostra?
b) O que é escola? Para quê ela serve?
c) Que pessoas atuam na escola? Qual o papel delas?
2º MOMENTO:
Com a participação dos alunos, faça uma lista, em espanhol, das pessoas que atuam na escola. Para isso, utilize o quadro negro ou a lousa e, se necessário, um dicionário português-espanhol. Sugerimos o Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010.
3º MOMENTO:
Divida os alunos em pequenos grupos, com quatro ou cinco componentes, e oriente uma pesquisa sobre as funções das pessoas da escola. Os alunos pesquisarão as informações em livros, revistas e internet, ou por meio de uma entrevista com os profissionais da escola onde estudam.
Imagem 1 - Professora - http://4.bp.blogspot.com/_B7Yj_XCs5Ak/R8JLdP1PNWI/AAAAAAAAAAM/WW4edgBgjpg/s400/prof_escola.gif
Imagem 2 - Equipe pedagógica - http://2.bp.blogspot.com/_GUak1dmAaQM/S8NvEug2qAI/AAAAAAAAAFY/u2d6aqN9PKw/s1600/RENI%C3%83O10.jpg
Imagem 3 - Funcionário da limpeza - http://2.bp.blogspot.com/_CblhM_n-K-c/S9lvlrOYCVI/AAAAAAAAAFc/P4pLEdTBc2U/s1600/limpeza1.jpg
Imagem 4 - Diretora - http://2.bp.blogspot.com/_LME-2RqtaF0/TDUKhjrMZGI/AAAAAAAAACo/llR_X373jFI/s1600/2007_pta_meeting_parent_teacher_students_diretora_reuniao_crianca_escola.jpg
4º MOMENTO:
Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa, por meio de seminários (utilizando cartazes ou slides em espanhol) ou por meio de uma dramatização (que pode ser uma situação escolar cotidiana ou mesmo um programa de entrevista em espanhol, estilo Talk Show).
O professor retomará as funções das pessoas da escola, a partir das apresentações realizadas por cada grupo, corrigindo pronúncias, ampliando o vocabulário apresentado e registrando variações de pronúncia das palavras centrais, caso haja.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!