Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.

 

03/08/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam;

 Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.  

Duração das atividades
aproximadamente 4 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Exploração de recursos e estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética.  

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta visa orientar experiências que levem os aprendizes a observar e a compreender que as informações contidas nas capas de livros e /ou revistas são fundamentais para a compreensão dos textos que veiculam.  Ressaltamos que o professor alfabetizador deve ser criterioso nas escolhas de suportes significativos para a formação de um leitor aprendiz. É preciso considerar quais são as atitudes, experiências, ambientes e materiais mais favoráveis e em que aspectos contribuem para o bom desempenho da leitura.  

 1 – Observação  

 Objetivo: Orientar a observação das crianças quanto às finalidades das informações contidas nas capas de um livro.

O desenvolvimento desta atividade propõe uma observação da capa do livro didático utilizado pela turma. Para tanto, inicialmente, levantaremos os conhecimentos prévios dos aprendizes.  

Nesta observação, é importante que os alunos considerem e percebem a presença dos seguintes itens: título, ilustrações, editora, autor(a), série / seguimento de ensino, disciplina, se consumível ou não.   

Orientações para a exploração da capa do Livro Didático:      

 a-    Observação livre da capa;

Nesta observação livre a criança poderá observar autonomamente todas as informações. Contudo, deve ser desafiada pelo professor a observar buscando informações importantes.

 b-    Apresentação coletiva dos itens e informações que as crianças devem observar: registre coletivamente no quadro/lousa os itens apresentados.   

c-    Com apoio de um outro livro didático (exemplo: matemática) oriente para que os alunos realizem uma observação estabelecendo um paralelo, que deve contemplar a identificação dos itens comuns presentes nas capas de todos os  livros didáticos;

d-    Identificados e compreendidos as funções de cada um dos itens, discutam sobre as funções e a necessidade e sobre a importância de uma capa. 

 e-    Em uma folha cada criança deverá produzir uma nova capa para o livro didático observado. Além de todos os itens que compõem a capa os aprendizes deverão ser desafiados a produzir um novo título para o livro analisado.   

2 – Leitura e compreensão do texto

Leve a turma à biblioteca e oriente a escolha de um livro. Para esta escolha teremos como “regra”, não abrir o livro.  Cada criança deverá escolher o livro apenas a partir das informações contidas na capa.       

De volta à sala devem registrar no caderno:  

a-    Título;

b-     Editora;

c-    Autor(a);

d-    Ilustrador(a);

e-     Tipo de história que imagina encontrar;

f-     Em que as informações da capa influenciaram na escolha;

g-    Pausa para leitura do livro.

Com o desenvolvimento desta atividade podemos trabalhar e identificar a capacidade de antecipação de conteúdos, levantamento e posterior confirmação de hipóteses. Trabalhamos também a capacidade de realização de inferências (ler nas entrelinhas).  

 DICA: esta atividade poderá ser desenvolvida com revistas (Recreio, Turma da Mônica, Super Interessante etc.), álbum de figurinhas e outros.  

3 – Comparação entre suportes   

As orientações a seguir visam facilitar o trabalho de identificação das finalidades da leitura a partir do conhecimento das características do suporte (livro ou revista) e das informações contidas na capa destes materiais.  

Organize duplas de trabalho. Para cada uma delas deixe disponíveis os suportes mencionados acima. Nesta observação as duplas deverão registrar:  

As duplas deverão receber e preencher uma ficha para cada suporte analisado.  

Uma vez preenchidas as fichas, as duplas deverão listar os itens comuns às capas destes suportes e os que são específicos (como as revistas que possuem nº e valor pré-estabelecidos). Deverão ainda, registrar e justificar a importância de cada um destes itens.

4 – Imagens da capa   

A imagem é um tipo de texto (não verbal) muito apreciado pelas crianças.  

A exploração da relação imagem e texto escrito é um recurso importante no processo de alfabetização e letramento, principalmente por serem linguagens complementares na construção do sentido do texto.    

(imagem retirada do site http://eleicoes2009.info/ficheiros/pascoa-turma-da-monica.jpg em 05 de junho de 2010). 

A partir desta imagem as crianças deverão criar uma capa contendo todas as informações que a compõem. Explicite que poderão criar a capa do suporte que desejarem.   

Após o desenvolvimento da atividade, redistribua o material produzido entre os colegas de turma de modo que ninguém permaneça com o material de sua autoria. Nesta atividade, a criança deverá preencher uma ficha similar a que foi utilizada na atividade anterior, porém devemos acrescentar um campo, no qual registrará se o colega esqueceu e /ou acrescentou um item inadequado.  

O desenvolvimento desta atividade é de cunho avaliativo, já que demanda uma autonomia de desenvolvimento, além de contemplar todos os itens trabalhados.  

 Dica: Você professor poderá selecionar uma das capas produzidas, de modo a identificar e avaliar coletivamente cada item contemplado, discutindo sobre algum aspecto que pode ter ficado “esquecido”.

Recursos Complementares

Verifique no endereço http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=57 uma entrevista com a renomada pesquisadora Magda Soares.  

Avaliação

Com as atividades propostas devemos observar se o grupo passou a compreender a importância e a função da capa de livros e revistas.  

 Será possível avaliar também se apreenderam que a finalidade deste componente do suporte (a capa) é trazer informações básicas quanto ao tema tratado, a autoria dos textos e imagens, edição, impressão e distribuição do material. Por fim, será possível avaliar se o grupo compreendeu que a capa é o primeiro “elemento” de informação e comunicação com leitor a respeito do conteúdo interno do suporte.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Regiane, E. M. Cel. Ananias , Minas Gerais - dijo:
    regianefaria30@yahoo.com

    17/04/2012

    Quatro estrelas

    Ótima aula, irei utilizá-la com meus cursistas.


  • suelen, suelen , Minas Gerais - dijo:
    suelen@hotmail.com

    19/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!Encontrei exatamente o que eu estava procurando!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.