Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MOSAICO COM PASTILHAS DE CERÂMICA E BOTÕES

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Aprender sobre a arte mosaicista;

Ø  Exercitar a prática do mosaico;

Ø  Experimentar a materialidade dos botões e das pastilhas de cerâmica enquanto recurso plástico;

 Ø  Conhecer algumas obras de Piet Mondrian como referencial teórico-plástico;

Ø  Apreciar imagens de mídia: abstratas e geométricas;

Ø  Produzir individualmente um mosaico geométrico abstrato com pastilhas de cerâmica e botões com técnica direta sobre retalhos de MDF.  

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Abstracionismo/desenho abstrato/imagem abstrata

  Figurativo x abstrato 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Providencie imagens de obras de Piet Mondrian com enfoque no abstracionismo geométrico. Sugestão:

Mondrian, Composicion with Black, Red, Gray, Yellow and Blue, 1920, óleo  sobre tela, 91,5 x 93 cm

  http://www.znanje.org/i/i27/07iv09/07iv0927/mondrian8.jpg  

 http://www.artchive.com/artchive/M/mondrian/mondrian_composition_a.jpg.html   

Mondrian, Broadway-boogie-woogie, 1942-3, óleo sobre tela  

 http://www.znanje.org/i/i27/07iv09/07iv0927/Mondrian-Broadway-boogie-woogie.jpg

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Broadway_Boogie-Woogie   

Ø  Mostre as imagens aos alunos e permita que eles apreciem a composição, as cores, as formas;

Ø  Pergunte à turma se eles conhecem estas imagens e o que percebem na composição;

Ø  Temos várias opiniões sobre estas imagens – com o que se parece?

Ø  Quantas formas geométricas vocês estão vendo?

Ø  Quantas cores foram usadas para cada composição?

Ø  Vocês acham que são fotografias ou pinturas?

 Ø  Há uma imagem definida no conjunto das formas e cores?   

Alguns alunos falarão que se parece com um tapete colorido, outros com um tabuleiro, uma parede pintada, uma colagem de papéis coloridos, uma colcha de retalhos...  

 Ø  Explique o que é abstracionismo geométrico. Sugestão:

O abstracionismo é uma das mais discutidas escolas da pintura moderna. Uma pintura abstrata pode ser definida como aquela cujas formas e cores não possuem relação direta com as formas e cores das imagens da realidade visual, em outras palavras, nada representam, nada descrevem ou narram figurativamente. Nada representar da realidade visual é a condição fundamental da pintura abstrata, porque certos pintores abstratos partem, algumas vezes, das formas visuais da realidade para chegar a formas e cores, visualmente inexistentes e, portanto, abstratas.

http://www.sul-sc.com.br/afolha/pag/artes/abstracionismo.htm  

   

 Ø  Apresente o artista Piet Mondrian como autor das obras. Sugestão: Pieter Cornelis Mondrian (Artista Moderno) 1872 - 1944

 http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4226.html    

Piet Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) foi um pintor Holandês modernista.

 http://nelinhapadrao.blogspot.com/2009/12/piet-mondrian.html     

Ø  Leve para a sala retalhos de papéis coloridos variados, tesoura, cola, papel sulfite ou craft em tamanho A3;

Ø  Entregue os papéis coloridos e solicite o recorte de forma geométricas pequenas (círculo, quadrado, retângulo, triângulo e losango) em grande quantidade;

Ø  Deixe que os alunos brinquem com as peças formando várias composições sobre a mesa – como se fosse um quebra-cabeça;

Ø  Peça para que os alunos escolham uma das propostas para realizarem um mosaico de papel colorido tendo o sulfite ou craft como suporte;

Ø   Exponha as composições em mosaico de papel junto às imagens das obras mondriânicas apreciadas, formando um grande painel mosaicista;

Ø  Solicite  botões coloridos e variados para a próxima aula;

Ø  Visite obras em construção e peça doação de retalhos de cerâmica para utilização na próxima aula.       

   Aula 2  

 Ø  Conecte o site do Portal do Professor e veja com seus alunos os passos para a construção de um mosaico:      

COLORINDO A ESCOLA COM MOSAICOS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13447  

(Conceito/Técnicas/Prática de construção de mosaicos) Aula de minha autoria   

Ø  Visite anteriormente algumas marcenarias solicitando retalhos de MDF – você poderá também ajuntar suportes usados para sanduíches de metro disponíveis em panificadoras;

Ø  Prepare a sala com o material coletado por você (retalhos de MDF  e cerâmica) e cola plástica;

 Ø  Leve uma riscadeira para a sala e junto com os alunos corte os retalhos de cerâmica em quadrados e retângulos variados (você poderá cortar qualquer forma se tiver um torquês);

Ø  Na ausência e/ou indisponibilidade de se ter uma riscadeira na escola você poderá quebrar a cerâmica em partes irregulares utilizando um pano velho e um martelo – o tecido é para sobrepor à cerâmica evitando que ela se estilhace ou trinque. Neste caso, olhe a aula sugerida e mostre à turma a riscadeira e o torquês para conhecimento;

 Ø  Recolha entre os alunos os botões coloridos;

Ø  Disponibilize todo o material e convide os alunos a observarem atentamente o conjunto das produções em mosaico de papel construídas na aula anterior;

 Ø  Repita a dinâmica usada com os papéis coloridos, agora com o novo material;

Ø  Divida o material disponível entre os alunos e peça aos alunos uma composição em mosaico sobre o suporte de madeira (MDF ou pinus);

Ø  Oriente os alunos a só usarem a cola quando tiverem certeza de que encontraram a melhor forma/disposição das peças;

 Ø  Lembre aos alunos a necessidade ou importância de se deixar um espaço pequeno entre uma peça e outra para receber a massa de rejunte;

 Ø  Coloque os trabalhos para secar e local seguro.

Processo de construção de mosaico abstrato geométrico em pastilhas de cerâmica e botões sobre Pinus – Alunos do 4º Ano/2004 - ESEBA/UFU        

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Aula 3

  Ø  Prepare as mesas da sala de aula, forrando-as com jornal;

Ø  Disponibilize vasilha plástica, rejunte, água, tecido velho limpo ou esponja, colhe velha e régua;

 Ø  Entregue os mosaicos construídos na aula anterior;

 Ø  Mostre como se prepara o rejunte – mistura do pó com água até o ponto de pão de queijo na consistência de uma massa grossa (siga as instruções da embalagem);

Ø  Ensine como se procede no rejuntamento – com a colher, colocar a massa sobre o mosaico como se fosse cobrir um bolo com glacê;

Ø  Retire o excesso de massa das pastilhas e botões, alisando com uma régua e deixe secar;

 Ø  Finalize o processo de rejuntamento com uma esponja úmida ou tecido velho limpo;

Ø  Coloque os trabalhos para secar em local seguro.   

Aula 4   

  Ø  Retome os trabalhos em mosaico construídos com pastilhas de cerâmica e botões  sobre retalhos de pinus/MDF;

Ø  Sugira para que limpem o mosaico com um pano seco e limpo, eliminando o pó branco deixado pelo rejuntamento;

 Ø  Apresente a cera pastosa incolor como opção de impermeabilização e proteção do trabalho quanto à poeira e água;

Ø  Use estopa ou pincel velho (limpo e seco) para esparramar a cera sobre o mosaico;

Ø  Espere vinte minutos e lustre o mosaico com pano branco seco;

Ø  Exponha os trabalhos à comunidade escolar.

Apreciações mondriânicas

 Mosaico abstrato geométrico em pastilhas de cerâmica e botões sobre Pinus – Alunos do 4º Ano/2004 - ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Recursos Complementares

Composição – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)   

Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)   

Mosaico – A arte de elaborar padrões e imagens através da organização de fragmentos coloridos de vidro, mármore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decoração de pavimentos. Trata-se de técnica muito apropriada ao adorno de paredes e abóbadas, e foi muito empregada nas igrejas cristãs da Itália e do Império Bizantino durante toda a Idade Média. Como decoração de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edifícios modernos. Mais raramente, o mosaico é usado para compor imagens portáteis ou como incrustação em peças de mobiliário e outros objetos, como na arte asteca do México. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)    

Avaliação

A avaliação, nesta proposta, será realizada durante o processo teórico-plástico desenvolvido nas aulas, por meio de avaliação contínua e autoavaliação, tendo como enfoques: a análise da produção poético-visual dos alunos, a elaboração e construção de mosaico com técnica direta, bem como a capacidade de absorver as informações artísticas e estéticas contempladas nas obras de Piet Mondrian.    

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.