12/07/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
• Preparar os alunos para o estudo do texto poético;
• Estabelecer a distinção entre sentido denotativo e sentido conotativo;
• Interpretar comparações, metáforas.
As atividades foram elaboradas para alunos do 8° ano que já tiveram contato com textos poéticos.
Primeira etapa:
Professor: prepare o ambiente para iniciar o estudo do texto poético, apresente o poema “Saber Viver”, de Cora Coralina, a fim de sensibilizar os alunos e criar uma atmosfera tranquila.
“Saber Viver”, de Cora Coralina, está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=VTlAdDe-5ok&feature=related
Após a exibição dos slides, converse com os alunos sobre as impressões que tiveram sobre o poema, pergunte a eles o que sentiram e se gostaram do poema. Deixe que eles se expressem livremente. Em seguida, faça a leitura para a classe do poema abaixo:
Texto I
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedrano meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
(Carlos Drummond de Andrade)
Professor: primeiramente, pergunte aos alunos o que eles entenderam do poema. A partir das respostas dos alunos explique-lhes que às vezes empregamos certas palavras com um sentido diferente do convencional, como ocorre nesse poema de Carlos Drummond. Mostre a eles que quando o eu lírico fala que “No meio do caminho tinha uma pedra”, pode não está se referindo ao fato de existir literalmente um pedra no meio do caminho. Peça, então que eles expliquem com as próprias palavras o que significa, dentro do contexto do poema, “ pedra no meio do caminho”.
Pergunte aos alunos também o que eles entendem por “na vida de minhas retinas tão fatigadas.” Em seguida, solicite-lhes que respondam a seguinte questão proposta por escrito: Na sua opinião, o que significa “No meio do caminho tinha uma pedra”
Segunda etapa:
Professor: entregue aos alunos os textos abaixo. Os dois primeiros são verbetes de dicionário, e o terceiro trata-se de um pequeno trecho de uma notícia. Solicite-lhes que façam a leitura atenta dos textos.
Pedra s.f. Corpo duro, sólido, da natureza da rocha, e que, em geral, serve para construção. / Calhau, seixo ou outro corpo sólido da mesma natureza. / Medicina Concreção que se forma em certos órgãos do corpo (bexiga, rins, vesícula biliar etc.); cálculo, litíase. / Dureza (semelhante à da pedra) que se encontra em alguns frutos. / Granizo. / Escol. Quadro-negro. / Peça nos jogos de tabuleiro (dama, gamão etc.). /
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Caminho s.m. Qualquer faixa de terreno destinada ao trânsito de pedestres ou de veículos; estrada, vereda, atalho, picada. / Espaço a percorrer de um lugar para outro: a linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos.
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Pedras interditam caminho para Grumari
Pedras interditam caminho entre Prainha e Grumari. Equipes trabalham no local para retirada das pedras e da terra.
Notícia disponível na Globo.com em 09/04/2010:
http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL1564189-8491,00.html
Professor: após a leitura do texto, proponha aos alunos que respondam por escrito a questão abaixo:
Em qual texto a palavra “ pedra” e “caminho” foi utilizada com o sentido apresentado no dicionário: no poema de Drummond ou no fragmento da notícia?
Professor: esclareça que o dicionário não traz apenas o sentido literal das palavras; também pode trazer o sentido figurado, mas o literal aparece sempre em primeiro lugar.
Professor: sistematize no quadro a diferença entre conotação e denotação.
O que é "Denotação" e "Conotação"?
Denotação é o emprego de palavra(s) no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto. Meu relógio de ouro foi roubado. Pedro nadava em ouro. No primeiro exemplo, a palavra ouro denota ou designa simplesmente o conhecido metal precioso, dúctil, brilhante, de cor amarela: tem sentido próprio, real, denotativo. No segundo exemplo, a palavra ouro sugere ou evoca riquezas, opulência, poder, glória, luxo, ostentação, conforto, prazeres: tem sentido conotativo, possui várias conotações (idéias associadas, sentimentos, evocações que irradiam da palavra |
Terceira etapa:
Professor: explique aos alunos que na linguagem poética é muito comum a substituição do sentido real das palavras pelo seu sentido figurado.
Entregue o poema “Inscrição para uma lareira”, de Mário Quintana, aos alunos e solicite que façam a leitura silenciosa.
INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA
A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida...
( Mario Quintana)
Professor: após a leitura, pergunte aos alunos o que eles compreenderam do verso “A vida é um incêndio”. Certamente eles arriscarão algumas interpretações; sendo assim, ajude-lhes a ampliarem o sentido da ideia de que a vida é um incêndio. A partir dessa discussão, apresente o conceito de metáfora.
Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Met%C3%A1fora
Professor: apresente o poema Infância de Carlos Drummond de Andrade aos alunos.
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras.
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Professor: após a leitura proponha oralmente as seguintes questões:
a)Qual é o assunto do poema?
b)Como é o ambiente descrito pelo poeta?
c)O eu lírico faz uma comparação no interior do poema. Identifique-a.
Professor: mostre aos alunos que a comparação também é muito utilizada nos textos poéticos e, em sguida, apresente o conceito de comparação:
Comparação É a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo (com,como,parecia e etc) e busca realçar determinada qualidade do meio termo.(como,tal.qual,assim,quanto etc.) exemplo: "O mar canta como um canário". outro exemplo com : A cidade, adormecida, parecia um cemitério sem fim.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compara%C3%A7%C3%A3o
Professor: proponha aos alunos que busquem em jornais, revistas e internet palavras empregadas no sentido figurado. Cada aluno deverá apresentar para toda a classe o resultado de sua pesquisa. Neste momento, o professor deve aproveitar para resolver os equívocos que poderão surgir na apresentação realizada pelos alunos.
Para saber mais:
Professor: proponha aos alunos que busquem em jornais, revistas e internet palavras empregadas no sentido figurado. Cada aluno deverá apresentar para toda a classe o resultado de sua pesquisa.
Neste momento, o professor deve aproveitar para resolver os equívocos que poderão surgir na apresentação realizada pelos alunos.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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25/03/2015
Cinco estrelasExcelente aula ! Utilizei e foi ótimo!
07/03/2012
Cinco estrelasotima
10/08/2010
Cinco estrelasMuito boa aula, com ótimas sugestões de textos.