Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Slang! Gírias e expressões informais em Inglês

 

13/09/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender sobre o uso de algumas gírias usadas no inglês americano e britânico, bem como algumas expresões usadas no inglês coloquial. Poderá, também, aprender sobre a  adequação do usos das mesmas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Simple Present Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa; uso de Do e Does)

Simple Past Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa; uso de Did)

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Orientação:

Nesta aula vamos falar do uso de gírias (= slang) e expressões informais usadas nos Estados Unidos e Inglaterra

Primeiramente, faz-se necessário orientar os alunos sobre o uso e ocorrência das gírias.

Como sabemos, gírias são palavras usadas fora de seu contexto original que trazem consigo um novo significado. Gírias são geralmente associadas aos jovens e, muitas vezes, são vistas como mal uso da língua.

É importante orientar aos alunos que aprender gírias em um idioma estrangeiro não é uma tarefa fácil. As gírias estão associadas a diferentes grupos sociais e têm uma relação estreita com a localização geográfica dos mesmos. Assim, uma gíria falada em Nova York, pode não ser entendido em Los Angeles. Da mesma forma, uma gíria falada em Belo Horizonte pode causar estranhamento ao ser ouvida em Fortaleza.

Ainda, é necessário orientá-los que gírias mudam muito rapidamente e, muitas vezes, um falante estrangeiro peca por usar uma gíria que já caiu em desuso.

Motivação

Pergunte aos alunos:

  • Você usa muitas gírias no seu dia-a-dia?
  • Há situações em que o uso das gírias não é apropriado? Quais?
  • Seus pais entendem todas as suas gírias?
  • Onde você aprendeu as gírias que fala? Na TV, na rua com os amigos, em casa ou em algum outro lugar?

Em seguida, exiba o seguinte vídeo a seus alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CjvN6FTtB60  (acesso em 17/06/10)

Figura 1: Vídeo Gírias

Neste vídeo o professor vai falar sobre o que são gírias, além de dar exemplos das mesmas sendo usadas nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália

Para guiar seus alunos, peça que, ao assistirem ao vídeo, anotem em seus cadernos:

  • a slang that means money                     (R:  cash, dosh, dough,moolah, note, readies, smackers, quid - na Inglaterra, bucks - nos EUA)
  • 2 slangs that mean good/great               (R: ace, bad, cool, far-out, intense, radical, wicked e entre os mais comuns estão awesome e cool ) 
  • a slang that means cigarette                  (R: cancer stick ou fag )
  • a slang that means an attractive person  (R: fit)
  • a slang that means bye                         (R: see ya, cheerio, later, ta-rah)  

Corrija a atividade encorajando a participação de todos. Escreva no quadro as respostas obtidas. Por fim, leia cada uma das palavras listadas em voz alta e peça que os alunos as repitam com você.

Obs: Se sua escola não dispõe de um laboratório de informática, imprima o quadro contendo gírias a partir do seguinte site:

http://newsvote.bbc.co.uk/mpapps/pagetools/print/news.bbc.co.uk/2/hi/school_report/8551273.stm (acesso em 17/06/10)   

Leia com os alunos as gírias e, depois, faça com eles um jogo da memória. Eles devem encontrar os pares de gírias e seu significado correspondente. Você pode, também, usar as palavras explicadas no vídeo e incluí-las no jogo.

Em seguida, os alunos vão usar duas expressões para darem suas opiniões. Escreva em tiras de papel algumas palavras e frases. Peça a alguns alunos que se levantem e leiam para turma o conteúdo das tirinhas. Em seguida, toda a turma opina sobre o que foi dito. Eles devem usar as gírias "that's cool!" = é legal! ou "that's crap!" = é horrível!

As tirinhas devem conter as palavras/frases:

  1. a surprise party
  2. a surprise test
  3. carnival
  4. festa junina
  5. a pagode/axé concert
  6. a rock concert
  7. a romantic film
  8. playing basketball
  9. dancing ballet
  10. stdying mathematics

Encoraje a participação de todos e, aleatoriamente, deixe que os alunos justifiquem suas respostas.

AULA 2

Pergunte aos alunos:

  • Vocês veem algum problema em usarmos gírias para falarmos com pessoas mais velhas, como nossos avós, por exemplo? Por que?
  • E em uma entrevista de emprego, é apropriado o uso de gírias? Por que?
  • E em sala de aula? Por que?
  • E se fosse proibido falar gírias em sala de aula, o que vocês achariam?

Então, diga aos alunos que eles vão ler uma reportagem sobre a proibição do uso de gírias nas salas de aula de certa escola na Inglaterra. Texto disponível em:

http://newsvote.bbc.co.uk/mpapps/pagetools/print/news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/london/3871911.stm (acesso em 17/06/10)

Peça que, em duplas, leiam o texto e respondam às seguintes perguntas. Escreva as perguntas no quadro

  1. Where is the school?
  2. What happens if a student uses slangs in the classroom?
  3. Can students use slangs in the playground?
  4. Are slangs accepted in exams/tests?
  5. For Nicholas Harris, a student, why is it difficult not to use slangs?
  6. What is the opinion of the DfES spokesman?

Dê tempo para que os alunos façam a atividade e corrija-a envolvendo toda a sala. Durante a correção, esclareça quaisquer dúvidas levantadas pelos alunos em relação ao vocabulário e à interpretação do texto. Reforce o termo "standard English", que se refere ao inglês padrão. O standard English é usado para designar o inglês "correto" falado, por exemplo, em telejornais.  

Em seguida, proponha uma discussão sobre o texto. Pergunte:

  1. Vocês concordam com o aluno Nicholas Harris?
  2. Vocês acham que gírias deveriam ser aceitas nas respostas das provas? Por que?
  3. Com quem você concorda mais, o diretor ou o representante/porta-voz do DfES? Por que?

AULA 3

Nesta aula vamos falar de expressões informais. Estas expressões não se tratam de gírias, mas de usos coloquiais da língua. Nelas, percebemos alterações de algumas formas sintáticas e fonológicas (mudanças na estrutura e fala), como ausência de verbos auxiliares e redução/omissão de alguns sons.

Pergunte aos alunos: Quantas formas de dizer "como vai você?" vocês conhecem? 

Encoraje a participação de todos. Possíveis respostas incluem: Oi, beleza?, Como você está?, Tudo bem?, E aí?, Qual é?, Colé?

Comente que, em inglês, também há formas mais informais de cumprimentarmos uns aos outros, além de outras inúmeras expressões usadas informalmente no dia-a-dia. 

Em seguida, entregue aos alunos a folha de atividades (worksheet 1), disponível em:

 https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/slang (acesso em 18/06/10)

 

Os alunos devem trabalhar em duplas. Siga a sequência de atividades A, B e C nesta ordem, sempre dando tempo para que os alunos possam fazer as atividades e corrigindo-as ao final de cada uma.

Respostas:

A) sequência: 3,5,1,2,4

B)  1. I want to be a pop star but my parents aren't going to help me// 2. You have to watch Brazil’s match tomorrow! It’s going to be great! (match = game)// 3. How are you, Liz? // 4. Bye, John. I have to go home.

C) What's up, Bro? // Wanna dance? // Yes, and I'm gonna see him again tomorrow // I gotta go. Mom is waiting for me. See ya, Juliet!

Obs: as formas mais comuns de se responder a "What's up?" são: repetir a frase What's up ou dizer Not much.

Recursos Complementares

Dicionário de Gírias (Slang Dictionary): http://onlineslangdictionary.com/ (acesso em 17/16/10)

Para uma lista de gírias do inglês americano, acesse: http://www.englishdaily626.com/slang.php  (acesso em 17/16/10)

Avaliação

A avaliação será feita com o auxílio de uma música do cantor norte americano Chris Brown.

A música se chama "Say Goodbye" e trata do término de um namoro. Exiba para os alunos o vídeo clipe da música:

 http://www.youtubecom/watchv=PB2JWDimmFs (acesso em 16/06/10).

A música pode ser encontrada, também, no cd do cantor, intitulado com seu próprio nome e lançado pela gravadora Jive Records.

Em seguida, entregue a folha de atividades contendo a letra da canção e algumas perguntas.

Atividade diposnível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/slang (acesso em 16/06/10)

Aqui, vamos testar o conhecimento dos alunos em relação às expressões estudadas: ain't, gonna, gotta e wanna. Deixe que os alunos trabalhem em duplas.

Ao final da atividade, exiba novamente o vídeo - ou toque a música - e encoraje todos a cantarem.

Obs: esta música traz duas expressões que não foram trabalhadas nas aulas. São elas: I'ma = I'm gonna e Tryna = Trying to. Estas expresões, porém, não fazem parte da avaliação

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.