Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância do texto explicativo – Para se fazer entender é preciso saber explicar.

 

28/08/2010

Autor y Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

identificar características do tipo explicativo;

diferenciar o tipo explicativo do tipo dissertativo;       

produzir textos explicativos;        

expor oralmente os textos produzidos;       

relacionar textos entre si;    

inferir as redes de sentido e a sua relação com os recursos e estratégias linguísticas usadas na malha textual;       

aprimorar capacidade de leitura crítica dos próprios textos e dos colegas.

Duração das atividades
4 aulas 50min. (sugerimos a utilização de aulas geminadas, ou seja, duas aulas de 50min correspondendo a cada aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é necessário que o aluno já tenha conhecimento das demais tipologias textuais e, ainda, já tenha a noção de que os gêneros discursivos agregam mais de uma tipologia.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a tipologia explicativa agrega vários recursos composicionais que auxiliam no objetivo a ser alcançado no texto: explicar, construir conhecimento. Sendo assim, a diversidade de textos a serem analisados será de muita valia. Recorte textos de jornais, revistas, livros didáticos de diversas disciplinas, folhetos explicativos, infográficos, enfim.

Primeira aula

Nesta abordagem sugerimos que você, professor, proponha uma dinâmica simples com o objetivo de provocar o aluno à refletir sobre a importância do texto explicativo.

Proponha a seguinte atividade: diga aos alunos que você escolherá alguns deles para fazerem uma apresentação de um determinado conteúdo (obviamente que eles ainda não têm domínio) para o restante da turma. Eles terão dez minutos para prepararem a apresentação. Certamente haverá um alvoroço e eles vão alegar que a matéria não foi ensinada. Parta dessa discussão e provoque a discussão. Questione o que eles consideram explicação; se existem textos explicativos e quais seriam as características dos mesmos; qual a importância de tais textos na nossa sociedade e na vida deles; exemplos de textos que eles consideram explicativos.

Estabelecidas as bases, apresente alguns textos para que a turma compare e analise. Apresentamos alguns textos que poderão auxiliá-lo:

http://www.hypecetera.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/08/ciclo-vida-adolescente.jpg                         [acesso em 16/06/2010] 

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14753779,00.jpg                  [acesso em 16/06/2010] 

http://re9design.files.wordpress.com/2009/08/infografico-rave-zoom.jpg                     [acesso em 19/06/2010] 

http://vivianecordeiro.files.wordpress.com/2009/06/folheto.jpg                        [acesso em 19/06/2010] 

http://epoca.globo.com/blogs/fazcaber/487_arte7.jpg                              [acesso em 19/06/2010] 

Linguagem coloquial; particípio; presente do subjuntivo [Nossa língua portuguesa]

  Origem da palavra burguês; regência de sonhar; manchete de revista [Nossa língua portuguesa] 

Segunda aula

Professor, divida a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável pela abordagem de um tipo textual (Narrativo, Dissertativo, Injuntivo, Explicativo e Descritivo) e o sexto grupo fará a abordagem do hibridismo presente nos textos.

Nesta aula o grupo deverá elaborar a proposta. Sugerimos que desenvolvam infográficos, ainda que não tenham acesso à internet ou computador eles poderão fazê-lo manualmente explorando a imagem, o desenho ou utilizando recortes (deixe a cargo de cada grupo decidir como será feito o trabalho)

Terceira aula

Proponha a cada grupo que faça uma análise da produção realizada pelo outro. Dê a eles um tempo para discutirem entre si e, em seguida, solicite que cada grupo faça a exposição das considerações a respeito do texto analisado. Esse momento contempla o tipo explicativo nas suas duas dimensões: escrita e oral, portanto privilegie essa abordagem.

Após as orientações, discuta com o grupo sobre a produção oral, a habilidade na explicação/orientação.

Retorne os textos aos grupos de origem para que façam a reformulação da proposta.

Quarta aula

Professor, nesta aula sugerimos uma atividade interdisciplinar. Trabalhe juntamente com os professores de Matemática e Artes levantando conceitos que possam ser contemplados nesta proposta.

Solicite aos grupos que elaborem um infográfico (pode ser adotado o mesmo formato da atividade anterior) abordando conceitos de outra(s) disciplina(s). A proposta contempla a sistematização de conhecimentos e a produção textual em conformidade com a estrutura estudada. Para que essa proposta tenha êxito é de fundamental importância a interação entre as disciplinas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Origem da palavra burguês; regência de sonhar; manchete de revista [Nossa língua portuguesa] Vídeo
Linguagem coloquial; particípio; presente do subjuntivo [Nossa língua portuguesa] Vídeo
Recursos Complementares

Professor, se você tiver acesso à internet, sugerimos os endereços abaixo para análise:

http://www.editorasaraiva.com.br/atualeditora/pl/flip-page/pl2ano/        [acesso em 20/06/2010] 

http://www.acessobrasil.org.br/libras/                     [acesso em 16/06/2010] 

Avaliação

Professor, avalie as construções feitas pelos alunos a respeito do texto explicativo, as associações que eles formularam, as características levantadas por eles.

Observe a avaliação que eles fizeram dos textos dos colegas e a revisão feita nos textos pertencentes a eles. Avalie também a exposição oral e a orientação dada ao grupo analisado.

Divida a avaliação da quarta aula com o(s) professor(es) envolvidos, levando em conta a formulação dos textos, a clareza na definição dos conceitos, a articulação e a rede criada entre texto e imagem.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.