28/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana de Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
identificar características do tipo explicativo;
diferenciar o tipo explicativo do tipo dissertativo;
produzir textos explicativos;
expor oralmente os textos produzidos;
relacionar textos entre si;
inferir as redes de sentido e a sua relação com os recursos e estratégias linguísticas usadas na malha textual;
aprimorar capacidade de leitura crítica dos próprios textos e dos colegas.
Para esta aula é necessário que o aluno já tenha conhecimento das demais tipologias textuais e, ainda, já tenha a noção de que os gêneros discursivos agregam mais de uma tipologia.
Professor, a tipologia explicativa agrega vários recursos composicionais que auxiliam no objetivo a ser alcançado no texto: explicar, construir conhecimento. Sendo assim, a diversidade de textos a serem analisados será de muita valia. Recorte textos de jornais, revistas, livros didáticos de diversas disciplinas, folhetos explicativos, infográficos, enfim.
Primeira aula
Nesta abordagem sugerimos que você, professor, proponha uma dinâmica simples com o objetivo de provocar o aluno à refletir sobre a importância do texto explicativo.
Proponha a seguinte atividade: diga aos alunos que você escolherá alguns deles para fazerem uma apresentação de um determinado conteúdo (obviamente que eles ainda não têm domínio) para o restante da turma. Eles terão dez minutos para prepararem a apresentação. Certamente haverá um alvoroço e eles vão alegar que a matéria não foi ensinada. Parta dessa discussão e provoque a discussão. Questione o que eles consideram explicação; se existem textos explicativos e quais seriam as características dos mesmos; qual a importância de tais textos na nossa sociedade e na vida deles; exemplos de textos que eles consideram explicativos.
Estabelecidas as bases, apresente alguns textos para que a turma compare e analise. Apresentamos alguns textos que poderão auxiliá-lo:
http://www.hypecetera.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/08/ciclo-vida-adolescente.jpg [acesso em 16/06/2010]
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14753779,00.jpg [acesso em 16/06/2010]
http://re9design.files.wordpress.com/2009/08/infografico-rave-zoom.jpg [acesso em 19/06/2010]
http://vivianecordeiro.files.wordpress.com/2009/06/folheto.jpg [acesso em 19/06/2010]
http://epoca.globo.com/blogs/fazcaber/487_arte7.jpg [acesso em 19/06/2010]
Linguagem coloquial; particípio; presente do subjuntivo [Nossa língua portuguesa]
Origem da palavra burguês; regência de sonhar; manchete de revista [Nossa língua portuguesa]
Segunda aula
Professor, divida a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável pela abordagem de um tipo textual (Narrativo, Dissertativo, Injuntivo, Explicativo e Descritivo) e o sexto grupo fará a abordagem do hibridismo presente nos textos.
Nesta aula o grupo deverá elaborar a proposta. Sugerimos que desenvolvam infográficos, ainda que não tenham acesso à internet ou computador eles poderão fazê-lo manualmente explorando a imagem, o desenho ou utilizando recortes (deixe a cargo de cada grupo decidir como será feito o trabalho)
Terceira aula
Proponha a cada grupo que faça uma análise da produção realizada pelo outro. Dê a eles um tempo para discutirem entre si e, em seguida, solicite que cada grupo faça a exposição das considerações a respeito do texto analisado. Esse momento contempla o tipo explicativo nas suas duas dimensões: escrita e oral, portanto privilegie essa abordagem.
Após as orientações, discuta com o grupo sobre a produção oral, a habilidade na explicação/orientação.
Retorne os textos aos grupos de origem para que façam a reformulação da proposta.
Quarta aula
Professor, nesta aula sugerimos uma atividade interdisciplinar. Trabalhe juntamente com os professores de Matemática e Artes levantando conceitos que possam ser contemplados nesta proposta.
Solicite aos grupos que elaborem um infográfico (pode ser adotado o mesmo formato da atividade anterior) abordando conceitos de outra(s) disciplina(s). A proposta contempla a sistematização de conhecimentos e a produção textual em conformidade com a estrutura estudada. Para que essa proposta tenha êxito é de fundamental importância a interação entre as disciplinas.
Nome | Tipo |
---|---|
Origem da palavra burguês; regência de sonhar; manchete de revista [Nossa língua portuguesa] | Vídeo |
Linguagem coloquial; particípio; presente do subjuntivo [Nossa língua portuguesa] | Vídeo |
Professor, se você tiver acesso à internet, sugerimos os endereços abaixo para análise:
http://www.editorasaraiva.com.br/atualeditora/pl/flip-page/pl2ano/ [acesso em 20/06/2010]
http://www.acessobrasil.org.br/libras/ [acesso em 16/06/2010]
Professor, avalie as construções feitas pelos alunos a respeito do texto explicativo, as associações que eles formularam, as características levantadas por eles.
Observe a avaliação que eles fizeram dos textos dos colegas e a revisão feita nos textos pertencentes a eles. Avalie também a exposição oral e a orientação dada ao grupo analisado.
Divida a avaliação da quarta aula com o(s) professor(es) envolvidos, levando em conta a formulação dos textos, a clareza na definição dos conceitos, a articulação e a rede criada entre texto e imagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!