Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mão: escrevo com AM ou ÃO?

 

15/09/2010

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar a escrita de palavras terminadas em AM e ÃO.

- Criar estratégias de uso do AM e ÃO para compreender a regra ortográfica.

-  Relatar as diferenças entre a fala, a escrita e o significado das palavras com AM e ÃO.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Jogo do Micão

 Escolha palavras que terminem com AM ou ÃO e digite-as formando cartas. Sugestão de palavras: arrastão, arrastam, bicão, bicam, botão, botam, cação, caçam,brigão, brigam , mamão, mamam,raspão, raspam, etc.

 As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas (viradas para baixo) uma para cada jogador até que todos tenham terminado.

 Cada um deverá formar os pares de cartas com palavras de mesma escrita e colocá-los sobre a amesa. As cartas que não formarem pares devem ficar nas mãos dos jogadores sem que os outros vejam as palavras.

 A seguir, os jogadores, sempre sem ver as cartas dos outros e cada um na sua vez, escolhem uma das cartas do colega ao lado para tentar formar par.

 Ganha o jogo quem tiver formados mais pares e perde quem ficou com a carta do mico.

Depois, peça aos alunos para agruparem as palavras do jogo.

 Quantos grupos formaram?

Registre os dois grupos formados no quadro e para depois copiarem no caderno.

 Lance desafios: As palavras de cada grupo existem?

 Que diferença há entre elas? E o que querem dizer?

MAMÃO

MAMAM

BOTÃO

BOTAM

ARRASTÃO

ARRASTAM

BRIGÃO

BRIGAM

Desta forma, leve os alunos a identificarem que formas de escritas diferentes correspondem a idéias diferentes.

Peça para colorirem a coluna formada por nomes de coisas (ou substantivos) de verde e a coluna formada por palavras que indicam ação ou estado (ou verbos) de laranja.

 Divida a turma em duplas para realizarem o próximo desafio. Antes desperte a curiosidade de todos com perguntas: Você sabe o que é sabedoria? E sabe como se consegue a sabedoria? Já ouviu falar da chave da sabedoria?

 Após a conversa, entregue o texto para cada dupla escolher e preencher com a palavra correspondente ao texto.

A chave da sabedoria

Há muitos anos passados as crianças nasciam todas parecidas umas com as outras. Não havia crianças tolas, nem inteligentes. Todas recebiam, ao nascer, uma pequenina chave da sabedoria. Cada uma dessas chaves era diferente das outras e não poderia ser usada senão pelo seu próprio dono ou dona. Às crianças que tinham cuidado com a chave, que a poliam todos os dias, ela explicava tudo: essas crianças entendiam o que viam nos livros e resolviam todos os problemas. Mas aquelas que não tinham cuidado com a chave ficavam "cabeças-duras", ou com a aparência de tolas. As que, enfim, a perdiam, ficavam estúpidas.

Pois bem. Nesse tempo, havia um rei que tinha um filho. Mas não era fácil a esse príncipe encontrar uma jovem com que ele quisesse casar, porque ele era anão e tinha a cabeça disforme. Apesar disso o príncipe dizia que só se casaria com a mais linda moça do país. Mas, o certo, é que não cortejava nenhuma, receoso de que rissem dele.

Um dia, uma moça estava tomando banho no rio. O príncipe veio e furtou a chave, que estava perto da sua roupa e de seu colar, à margem do rio. Quando depois do banho, a moça procurou a chave, sem conseguir encontrá-la, chorou muito, e correu para casa, cantando:

— Bom dia, minha querida mãe! Bom dia, minha querida mãe!

 — Aqui ou ali, perdi a chave da sabedoria. É verdade! Não a acho! tien, tien, tien.

 — Minha pobre filha, procura teu pai, que ele poderá dar-te alguma idéia. É preciso reencontrar a chave.

A moça correu a falar com o pai.

— Bom dia, meu querido pai! Bom dia, meu querido pai!

— Aqui ou ali, perdi a chave da sabedoria. É verdade! Não a acho! tien, tien, tien!

— Minha filha, em que atrapalhação nos puseste! Procura tua avó, talvez ela te possa ajudar.

Ela correu à casa da avó.

— Bom dia, minha querida avó! Bom dia, minha querida avó! Aqui ou ali perdi a chave da sabedoria.

— É verdade! Não a acho! tien, tien, tien! Não a acho!

— Que está me contando, minha neta! Uma moça tão cuidadosa como és! Olha como cuido da minha chave. Vê como fica bonita quando se tem o devido cuidado com elas.

E a boa senhora mostrou uma chave que brilhava como um espelho, que, à luz do sol, faiscava como diamante.

— Ouça minha avó, eu não perdi a chave, não. Foi alguém que a furtou!

— Eu sei. Alguém que terá interesse nisso. Tens algum inimigo?

— Não, vivo bem com todos.

 — Terás algum namorado a quem não tenhas dados esperanças.

— Não, minha avó, ninguém se interessa por mim, e também não me interesso por ninguém.

 — Bem, ouve o que te vou dizer: Vai ao rei, conta-lhe o que aconteceu e apresenta-lhe tua queixa.

A moça vai procurar o rei. Mais chegando à porta do palácio, encontrou o príncipe anão, e saudou-o, cantando:

— Bom dia querido e belo príncipe! Bom dia querido e belo príncipe!

 — Aqui ou ali, perdi a chave da sabedoria.

— É verdade, senhor príncipe! Eu não a acho!

 — Eu sei onde está a chave — respondeu o príncipe

— Atenda-me no que lhe vou pedir e entregar-lhe-ei a chave!

 Ela aceitou logo a combinação, pois já estava meio atordoada com o que lhe havia acontecido. O príncipe tirou a chave do bolso.

 — Aqui está a sua chave. Você deverá, agora, casar-se comigo!

 Ela não ficou muito satisfeita mas, como havia prometido, casou-se com o príncipe.

 Assim, naqueles velhos tempos, o filho do rei, que não era bonito, casou-se com a mais bela moça do país. (Extraído do Almanaque Melhoramentos. Edições Melhoramentos)

Corrija coletivamente para que os alunos possam comparar e refletir sobre suas respostas.

Por último, oriente-os sobre as palavras escritas no exercício: Todas as palavras que você escreveu terminam com AM ou ÃO? As palavras do conto são nome de coisas (ou substantivos) ou palavras que expressão ações, acontecimentos ou estados (ou verbos)?

 Retire de textos escritos pela turma frases onde apareçam os verbos (ir, ser, estar e dar) que são escritos com ÃO.

Ex: Os três porquinhos se dão muito bem.     

  Os portões da escola estão fechados.      

Que horas são?

 Registre no quadro as descobertas das regras ortográficas feitas pela turma, que servirá como material de consulta.

Recursos Complementares

Site de contos populares, versos, cantigas e outros:

www.jangadabrasil.com.br 

Avaliação

Avalie as respostas apresentadas pelo aluno:

- Se identificou as diferenças entre a fala e a escrita de palavras com AM e ÃO.

 - Se conseguiu formar os diferentes grupos de palavras.

- Se vez uso das descobertas feitas (regras ortográficas) para escrever, corrigir e comparar as resposta apresentadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.