Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leitura de contos acumulativos

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar que os elementos são acrescentados o tempo todo da narrativa.

- Identificar a ação ou o problema desencadeador de mudanças na história.

- Desenvolver habilidade de leitura coletiva com coro falado e encenação.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a atividade conversando com a turma sobre o conto O macaco e o rabo.

Diga que se trata de um conto acumulativo, também conhecido como lengalenga.

 Pergunte se conhecem algum conto deste tipo ou se já ouviram falar em lengalenga. Ouça as resposta apresentadas pelos alunos e anote no quadro para depois comparar com as descobertas feitas durante a aula.

Faça uma leitura oral para turma e depois uma leitura dramatizada, onde cada aluno fará a leitura da fala de uma personagem ou do narrador.

 Em seguida, comece o exercício de interpretação do conto.

O MACACO E O RABO

Um macaco uma vez pensou em fazer fortuna. Para isso foi-se colocar por onde tinha de passar um carreiro com seu carro. O macaco estendeu o rabo pela estrada por onde deviam passar as rodeiras do carro. O carreiro, vendo isso, disse:

- Macaco, tira teu rabo do caminho, eu quero passar.

 – Não tiro, - respondeu o macaco.

O carreiro tangeu os bois, e o carro passou por cima do rabo do macaco, e cortou-o fora.

 

O macaco, então, fez um barulho muito grande:

- Eu quero meu rabo, ou então dê-me uma navalha…

O carreiro lhe deu uma navalha, e o macaco saiu muito alegre a gritar:

 - Perdi meu rabo! Ganhei uma navalha!… Tinglin, tingilin, que vou para Angola!…

Seguiu. Chegando adiante, encontrou um negro velho, fazendo cestas e cortando os cipós com o dente. O macaco:

- Oh, amigo velho, coitado de você! Ora, está cortando os cipós com o dente… tome esta navalha.

O negro aceitou, e quando foi partir um cipó, quebrou-se a navalha. O macaco abriu a boca no mundo e pôs-se a gritar:

 - Eu quero minha navalha, ou então me dê um cesto! O negro velho lhe deu um cesto e ele saiu muito contente gritando:

 - Perdi meu rabo, ganhei uma navalha, perdi minha navalha, ganhei um cesto… Tinglin, tinglin, que vou pra Angola!

 Seguiu. Chegando adiante, encontrou uma mulher fazendo pão e botando na saia.

 – Ora, minha sinhá, fazendo pão e botando na saia! Aqui está um cesto.

 A mulher aceitou, e, quando foi botando os pães dentro, caiu o fundo do cesto. O macaco abriu a boca no mundo e pôs-se a gritar:

 - Eu quero o meu cesto, quero o meu cesto, senão me dê um pão!

 A mulher deu-lhe o pão, e ele saiu muito contente a dizer:

- Perdi meu rabo, ganhei uma navalha, perdi minha navalha, ganhei um cesto, perdi meu cesto, ganhei um pão… Tinglin, tinglin, que vou pra Angola!

 E foi comendo o pão.

 http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro/im50100a.htm  

1-  A história começa contando sobre o  Macaco que queria fazer fortuna. Escreva o que você imagina ser fazer fortuna.

2- Esse macaco, ao longo do conto, faz várias trocas.

 - O que aconteceu para que ele começasse essas trocas?

 - Você acha que esse era um bom motivo para trocar o rabo? Por quê?

- Um motivo tão estranho como esse para trocar o rabo deu origem a que tipo de conto? De mistério, triste, engraçado?

 3- Que coisas foram trocadas durante a história?  

- Escreva em cada coluna o motivo da troca de cada objeto e por qual objeto ele foi trocado.

MOTIVO

TROCADO POR

RABO

NAVALHA

CESTO

PÃO

- Quando a história termina com o macaco trocando o cesto pelo pão, o que você imagina que vai acontecer?

 4- O que você achou do conto O macaco e o rabo?

Uma sugestão para o desenvolvimento dessa atividade é propô-la como atividade em dupla e corrigi-la coletivamente.

Professor, escreva um texto sobre as descobertas feitas com o exercício e compare com a ideia inicial que tinham sobre conto acumulativo ou lengalenga.

O conto acumulativo, também chamado de lengalenga, que se caracteriza pelo encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações. A cada repetição, junta-se mais um elemento, resultando, ao final uma longa enumeração.

 Por último, peça aos alunos para criarem outra história utilizando as descobertas feitas durante a atividade.

Ex:

Imagine que o macaco encontrou o seu rabo na estrada, mas não conseguiu colocá-lo de volta ao seu corpo. Ele ficou muito bravo e resolveu trocá-lo novamente.

 Escreva essa outra história.

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

     

Seria interessante promover  a hora do conto, onde os alunos poderiam ler suas criações ou outros contos acumulativos para o restante da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie durante a realização das atividades:.

 - Se o aluno  expressou sua opinião e ideias com clareza sem fugir do tema abordado.

- Se o aluno  ouviu os colegas e fez comentários sobre o que foi dito.

 -Se o aluno participou da atividade de leitura oral e dramatizada ativamente ou precisou ser estimulando constantemente.

- Se o aluno leu com entonação e boa fluência.

 - Se o aluno deu respostas escritas coesas e coerentes.

 - Se o aluno escreveu um conto acumulativo utilizando os elementos próprios desta estrutura de narrativa (o problema, a sequência de trocas e o final com uma longa enumeração).  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • PROF.CIDINHA, emef roberto clark , São Paulo - dijo:
    frigerioprado@ig.com.br

    15/07/2012

    Cinco estrelas

    tudo berm? parabens! vou dar ainda estas aulas


  • Paula juliana dos Santos, Escola Municipal Memorial Zumbi , Minas Gerais - dijo:
    paulajuliana3m@hotmail.com

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula.Estava sem saber o que fazer para meus alunos lerem melhor e a encontrei.Irei aplicá-la e fazer outras mais para realizar com eles semanalmente.


  • paulo araujo, feuc , Rio de Janeiro - dijo:
    artearaujo@bol.com.br

    28/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a dica de aula, usarei para o meu estágio em pedagogia, onde terei que dar uma aula. muito bom !!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.