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Monto e desmonto: compondo e decompondo números

 

01/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1-Reconhecer a dezena como grupo de 10 unidades.

2-Compor e decompor números, utilizando material dourado. 

3- Compor e decompor números, utilizando palitos e quadro valor de lugar (QVL).

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter trabalhado anteriormente com o agrupamento de 10.

 Como sugestão, veja aula no Portal do Professor MEC: ” Trabalhando com agrupamento de 10, para introduzir a dezena” do mesmo autor.

Estratégias e recursos da aula

- embalagens com 10 unidades

  - os alunos

  - material dourado

  - palitos (tipo de picolé) e palitões (do mesmo tipo, em tamanho maior)   

- elástico ou barbante

   - Quadro Valor de Lugar (QVL)

  - caderno meia-pauta ou folha

    Atividade 1:  

 Traga embalagens que contenham 10 unidades. Há descartáveis com 10, como pratinhos plásticos, talheres (garfinhos, facas e colheres de sobremesa) entre outros.

Trabalhe com os alunos a composição de quantidades, utilizando este material. Faça contagens, usando embalagens inteiras com 10 unidades e unidades soltas.

Então poderia, por exemplo, apresentar 2 sacos de 10 garfinhos e alguns soltos, em quantidade menor que 10. Perguntar para turma quantos garfinhos há. A ideia é explorar a contagem de 10 em 10, acrescentando os que estão soltos.

Outra sugestão seria trazer drops de caramelos ou pastilhas com 10 unidades, de forma que pudesse dar para os alunos.

Desafie o grupo a pensar sobre quantos drops de 10 unidades e caramelos soltos seriam necessários para que cada aluno da turma ganhasse um.

Aproveite também para trabalhar com os próprios alunos. Forme com eles grupos de 10 alunos e leve-os a perceber quantos grupos de 10 foi possível formar e quantos alunos ficaram sobrando.

 Relacione um grupo de 10 a uma dezena. Então determine com a turma o número de dezenas e unidades de alunos soltos.

 Reforce a cada contagem realizada a noção de que cada elemento representa uma unidade e que o grupo de 10, uma dezena.

 Pergunte todas as vezes quantas unidades há no total para que não digam apenas as unidades soltas.

 Por exemplo, em uma turma de 24 alunos, cada aluno corresponde a uma unidade, logo podemos dizer que há 24 unidades ou 2 dezenas e 4 unidades, considerando os grupos de 10 e alunos soltos.

 Registre a atividade através de texto que elabore com a turma, narrando o que fizeram.

 Faça o quadro com o número de grupos de 10 formados e unidades soltas.   

 Atividade 2:  

 Apresente aos alunos o material dourado. É ideal que trabalhe com uma caixa para cada grupo de 4 a 6 alunos ou com uma caixa pequena com material dourado que contém cubinhos, barrinhas e placas, para ser trabalhado individualmente pelos alunos.

 A primeira vez que tiverem contato com o material, reserve um tempo inicial para que brinquem. Eles adoram fazer construções fantásticas que montam e desmontam, com tamanho prazer.

 Evite neste momento dar informações sobre o material. Permita que descubram a relação entre as peças e depois falem de suas observações. Só então, trabalhe o valor de cada peça.

 Explique para turma que o cubinho representa a unidade (vale 1), a barrinha uma dezena (vale 10), a placa vale 100 e o “cubão”  vale 1000. Este último só aparece na caixa maior que compreende todo o material.

 Explore a composição e decomposição de números, usando este material. Peça para representarem alguns números, como o nº da escola na rua, da sala, de casa ou do apartamento em que mora, de alunos da série, entre outros.

 Faça um ditado de números. Apresente algumas peças do material e a cada vez, peça para que anotem o número e desenhem ao lado o material dourado.

 Faça também o inverso. Dite o número e peça para que desenhem as peças equivalentes.

 Provoque o grupo, mostrando 1 barrinha e alguns cubinhos e pergunte quantas unidades tem na mão. Alguns alunos poderão dizer somente o número de cubinhos soltos, então insista na ideia de que uma barrinha vale 10 unidades e que deverá ser contada como 10 e adicionada aos cubinhos soltos. Repita a questão, trabalhando com outros valores.

Brinque de desfazer algumas peças. Proponha que troquem a placa por barrinhas ou algumas barrinhas por cubinhos. Experimente também o inverso, de preferência realize a atividade em dupla.

 Distribua uma bandeja ou pratinho com vários cubinhos e peça que formem grupos de 10 cubinhos e troquem por barrinhas.

 No final, cada dupla deve anotar em quadro o material que terminou: barrinhas e cubinhos soltos, ou dezenas e unidades soltas. Promova em seguida, uma apresentação das duplas para turma.  

 Atividade 3:  

 Tenha na sala uma caixa de palitos (tipo de picolé) e outra de palitões (palitos do mesmo tipo, em tamanho maior) para trabalhar com os alunos a composição e a decomposição de números em unidades e dezenas. O palito representa a unidade e o palitão a dezena.

Crie um quadro valor de lugar, uma espécie de quadro de pregas que poderá ser feito de papel ou de outro material mais resistente como lona que terá mais durabilidade e poderá ser reutilizado por outras turmas nos anos seguintes.

 Faça 2 colunas, uma para a dezena e outra para a unidade e aproximadamente 4 pregas de forma que possa ser usado para trabalhar futuramente cálculos de adição e subtração, empregando também os palitos e palitões.

 Peça aos alunos para representarem algumas quantidades, como por exemplo a própria idade. Lembrá-los que o palito vale 1 e o palitão 10. Então, para representar 7 ou 8 anos será preciso pegar 7 ou 8 palitos e colocar na casa da unidade.

Em seguida, proponha ao grupo representar a idade de um aluno que tem 9 anos. Deixar que utilizem os 9 palitos na casa da unidade.

 Desafiá-los a representar logo depois, a idade deste aluno no ano que vem. Assim os alunos devem pegar mais um palito e ficar com 10.

 Resgate a noção de que a cada grupo de 10 formado, trocamos pela peça de valor equivalente. Neste caso, os 10 palitos devem ser trocados pelo palitão. Ofereça aos alunos elástico ou barbante para que amarrem os 10 palitos e troquem pelo palitão.

 Então devem colocar 1 palitão na casa da dezena, no QVL. Continue propondo mais representações, envolvendo números até 99.

 Como sugestões: a idade da escola (se menos de 100), o número de alguns canais da TV a cabo, o número da camisa de alguns jogadores de futebol que conheçam, a quantidade de alunos da turma, entre outros, de forma que utilizem os palitos e palitões no QVL.

 Se algum aluno ao pegar uma quantidade de palitos maior que 10, não fizer uso do palitão, não o repreenda, dizendo que está errado, mas ao contrário, observe e aproveite a situação para mostrar que terá que formar grupos de 10 palitos e trocar pelo palitão, antes de representar no QVL.

 Ao final, faça o registro em caderno meia-pauta ou folha, como encaminhado nas atividades anteriores.  

Recursos Complementares

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

Avaliação

Na Atividade 1, observe como os alunos fizeram a composição de quantidades e realizaram contagens a partir de grupos de 10 (ou dezenas) e unidades soltas. Perceba se compreenderam que o total pode ser representado por unidades, ou dezenas e unidades que restaram sem formar mais um grupo de 10.

 Na Atividade 2, acompanhe as relações que estabeleceram entre as peças do material dourado e seus valores. Como realizaram a composição e decomposição dos números, empregando cubinhos e barrinhas.Se conseguiram também fazer as trocas por peça equivalente.

 Na Atividade 3, perceba como realizaram as representações de quantidades, empregando palitos e palitões no QVL e como registraram os valores expressos em unidades e dezenas.

Durante as atividades, caminhe pela sala e veja como trabalham em dupla ou individualmente com estes novos materiais. Interfira e colabore na construção, quando achar necessário.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Mariana Angelita Rodrigues, NOVO HORIZONTE EMEB , São Paulo - dijo:
    angel9agar@gmail.com

    21/01/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da atividade, estou precisando de dicas pois começo esse ano no fundamental, sempre trabalhei no infantil.


  • Ana, EMEF Pe Réus , Rio Grande do Sul - dijo:
    analopesrodrigues@yahoo.com.br

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Achei ótimo substituir 10 palitos por 1 palitão, pois sendo de tamanhos diferentes, visualiza melhor.


  • eliane, U.E. profº Joao Soares da Silva , Piauí - dijo:
    esoaresfarias@bol.com.br

    15/09/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante e parabenizo por esta sugestão.


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