28/01/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Formular hipóteses sobre a origem da Copa do Mundo.
Compreender a verdadeira origem desta competição mundial de futebol.
Conhecer dados sobre as Copas do Mundo já acontecidas.
Identificação dos dados principais de um texto.
1º Momento:
Na aula anterior, o professor terá pedido como tarefa de casa, que cada aluno selecione uma informação sobre a Copa do Mundo na África do Sul para contar para turma.
A aula é iniciada, então, com as informações narradas pelos alunos.
2º Momento:
Apresentação da informação sobre a seleção da África do Sul, sobre a bola da Copa (Jabulani) e sobre o mascote da Copa (Zakumi).
É provável que os alunos tenham trazido estas informações para a aula. Caso isto não tenha acontecido, deve haver uma conversa sobre cada item apresentado.
Seleção da África do Sul: Os bafana bafana.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Eliminatórias: não participou por sediar a Copa do Mundo de 2010.
Duas participações em Copa 1998 e 2002.
Bola: Jabulani é o nome oficial da Copa 2010. Num dos idiomas do país, quer dizer "celebração". Ela tem 11 cores que lembram os 11 jogadores e os 11 idiomas oficiais do país.
Zakumi: O animal que representa o mascote da Copa 2010 é o leopardo, bicho sul-africano (onças não existem na África). Tem o cabelo verde para se "camuflar" no gramado e tem as cores do uniforme da África do Sul.
A partir disto, cartões com os nomes de países são apresentados aos alunos e presos no quadro de giz:
Brasil-1950
Inglaterra-1966
Alemanha Ocidental-1974
Itália-1934 e 1990
Coréia e Japão-2002
Estados Unidos-1994
Suécia-1958
França-1938 e 1998
África do Sul-2010
Chile-1962
Uruguai-1930
Alemanha-2006
México-1970 e 1986
Suíça-1954
Espanha-1982 , 1942 e 1946
Argentina-1978.
" O que os países possuem em comum?".
As respostas devem ser anotadas numa folha de blocão até as crianças citarem a seguinte semelhança:
"Eles representam os países onde já houve Copas do Mundo."
A observação dos cartões deve acontecer com perguntas orientadas.
Exemplos:
a) Onde aconteceu a 1ª Copa do Mundo?
b) Que países já sediaram mais de uma vez a Copa do Mundo?
c) Nosso país já foi sede de uma Copa do Mundo? Quando?
d) Uma Copa já foi sediada por mais de um país? Qual foi ela? Que países foram estes?
e) Onde aconteceu a Copa de 1962?
f) De quantos em quantos anos esta competição mundial de futebol acontece?
g) O número de cartões é o mesmo que o número de Copas? Por quê?
h) Quantas Copas já aconteceram? (a turma precisa estar atenta, pois a pergunta anterior aponta que há países onde a Copa aconteceu mais de uma vez)
i) Desde a 1ª Copa, ela sempre aconteceu com o mesmo intervalo de tempo?
j) Em que ano ela não aconteceu?
l) O que terá causado este fato?
m) Que países da América do Sul já foram sedes de Copa do Mundo?
n) Que Copas do Mundo aconteceram depois do seu nascimento?
o) No ano em que você nasceu houve este Campeonato Mundial?
p) Que países do continente africano já sediaram Copas do Mundo?
r) Por que será que há dois cartões com "Alemanha"?
q) O que vocês sabem sobre estas Copas do Mundo? (Neste momento, os alunos contam o que sabem sobre os campeonatos que antecederam o da África do Sul).
3º Momento:
O professor retira os cartões do quadro-de-giz e instiga a turma a saber fatos interessantes sobre as Copas já acontecidas.
Entrega para cada dupla de alunos um cartão e pede que ela realize a leitura do texto encontrado no verso de cada um deles, selecionando as informações interessantes e ricas para a turma saber.
Cada dupla de crianças recebe três cartões: o que contém o texto e outros dois do mesmo tamanho e da mesma cor. Recebe também uma etiqueta com o(s) ano(s) da(s) Copa(s) lida(s).
A dupla realiza a leitura, anota num dos cartões os dados importantes e no outro cola uma etiqueta com o(s) ano(s) da "sua Copa".
Sugestão: Cartões de 20 cm X 30 cm de cartolina colorida de uma mesma cor.
4º Momento:
A turma senta em roda, no chão, deixando o meio do círculo vazio.
As duplas leem ou contam para a turma as informações escolhidas e colocam os cartões no centro da roda.
Na apresentação de cada dupla, o professor deve fazer uso do globo terrestre para que o país seja localizado.
Depois de apresentar as informações sobre todas as Copas, todos os cartões estarão no meio da roda. O professor propõe à turma que feche os olhos e que os reabra quando ele bater palmas. Rapidamente, então, arruma os cartões no centro da roda, formando um jogo da memória.
Bate palmas e a turma é convidada a participar do jogo. Poderá relizá -lo em duplas, dando chance para todos os alunos participarem da atividade.
A cada peça "virada", a turma diz se a dupla fica com os cartões ou não e o porquê.
Neste momento, o professor avalia se as informações sobre as Copas do Mundo foram ou não relacionadas com os anos e países onde aconteceram.
Outros momentos da aula devem ser avaliados também e novas atividades planejadas a partir de sua avaliação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!