Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Copas do Mundo - Um show de bola e de informações.

 

28/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Formular hipóteses sobre a origem da Copa do Mundo.

      Compreender a verdadeira origem desta competição mundial de futebol.

      Conhecer dados sobre as Copas do Mundo já acontecidas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificação dos dados principais de um texto.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

 

 

      Na aula anterior, o professor terá pedido como tarefa de casa, que cada aluno selecione uma informação sobre a Copa do Mundo na África do Sul para contar para turma.

      A aula é iniciada, então, com as informações narradas pelos alunos.

2º Momento:

 

 

      Apresentação da informação sobre a seleção da África do Sul, sobre a bola da Copa (Jabulani) e sobre o mascote da Copa (Zakumi).

       É provável que os alunos tenham trazido estas informações para a aula. Caso isto não tenha acontecido, deve haver uma conversa sobre cada item apresentado.

      Seleção da África do Sul: Os bafana bafana.

Fonte da imagem:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bbc.co.uk/worldservice/images/2008/07/20080711012138bafana-bafana203152.jpg&imgrefurl=http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2008/07/080711_sports110708aws.shtml&usg=__ZpfaxrXyYbbSwVZtZVwj24vnFTU=&h=152&w=203&sz=14&hl=pt-br&start=701&zoom=1&tbnid=edqOdn79olcqBM:&tbnh=121&tbnw=162&ei=J1Y_Ta2VM9HpgAfutsDWAg&prev=/images%3Fq%3DSele%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bda%2B%25C3%2581frica%2Bdo%2BSul:%2BOs%2Bbafana%2Bbafana.%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=1185&oei=a1U_TY6_N8L6lweDzP3-Ag&esq=52&page=52&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:701&tx=43&ty=96 

      Técnico: Carlos Alberto Parreira.

      Eliminatórias: não participou por sediar a Copa do Mundo de 2010.

      Duas participações em Copa 1998 e 2002.

      Bola: Jabulani é o nome oficial da Copa 2010. Num dos idiomas do país, quer dizer "celebração". Ela tem 11 cores que lembram os 11 jogadores e os 11 idiomas oficiais do país.

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_mMhgUOdCZBc/TAldGvuVUzI/AAAAAAAAARo/82_curMB66w/s1600/JABULANI.png&imgrefurl=http://comentandonoesporte.blogspot.com/2010_06_01_archive.html&usg=__R7-wSWBBmYTFCAO5U3gcTgEm6Ps=&h=352&w=353&sz=151&hl=pt-br&start=262&zoom=1&tbnid=F7clvIGKmd0rXM:&tbnh=130&tbnw=130&ei=L1Q_TazTD8WblgeAxfnqAg&prev=/images%3Fq%3Dsele%25C3%25A7ao%2Boficial%2Bda%2Bafrica%2Bbafanabafana%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=624&oei=GFQ_TfflNoT7lwfL4fTsAg&esq=undefined&page=20&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:262&tx=85&ty=67

      Zakumi: O animal que representa o mascote da Copa 2010 é o leopardo, bicho sul-africano (onças não existem na África). Tem o cabelo verde para se "camuflar" no gramado e tem as cores do uniforme da África do Sul.

                                                                                      Fonte de imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://voupracopa2010.com.br/wp-content/uploads/2010/04/mascot.jpg&imgrefurl=http://voupracopa2010.com.br/%3Fp%3D129&usg=__gjGJUyRZwjmZ3nL1MzrJhOprlmU=&h=729&w=491&sz=95&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=WgEAIgTBz1CQsM:&tbnh=139&tbnw=94&ei=p1Y_TaadOcOclgeX14CoBQ&prev=/images%3Fq%3Doficial%2Bmascot%2Bmascote%2Bzakumi%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26output%3Dimages_json%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=663&vpy=214&dur=2933&hovh=274&hovw=184&tx=84&ty=245&oei=qlY_TYW0E4SglAevyKSKAw&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:0

          

       A partir disto, cartões com os nomes de países são apresentados aos alunos e presos no quadro de giz:

Brasil-1950

Inglaterra-1966

Alemanha Ocidental-1974

Itália-1934 e 1990

Coréia e Japão-2002

Estados Unidos-1994

Suécia-1958

França-1938 e 1998

África do Sul-2010

Chile-1962

Uruguai-1930

Alemanha-2006

México-1970 e 1986

Suíça-1954

Espanha-1982 , 1942 e 1946

Argentina-1978.

 

      " O que os países possuem em comum?".

       As respostas devem ser anotadas numa folha de blocão até as crianças citarem a seguinte semelhança:

 "Eles representam os países onde já houve Copas do Mundo."

      A observação dos cartões deve acontecer com perguntas orientadas.

 

Exemplos:

      a) Onde aconteceu a 1ª Copa do Mundo?

      b) Que países já sediaram mais de uma vez a Copa do Mundo?

      c) Nosso país já foi sede de uma Copa do Mundo? Quando?

      d) Uma Copa já foi sediada por mais de um país? Qual foi ela? Que países foram estes?

      e) Onde aconteceu a Copa de 1962?

      f) De quantos em quantos anos esta competição mundial de futebol acontece?

      g) O número de cartões é o mesmo que o número de Copas? Por quê?

      h) Quantas Copas já aconteceram? (a turma precisa estar atenta, pois a pergunta anterior aponta que há países onde a Copa aconteceu mais de uma vez)

      i) Desde a 1ª Copa, ela sempre aconteceu com o mesmo intervalo de tempo?

      j) Em que ano ela não aconteceu?

      l) O que terá causado este fato?

      m) Que países da América do Sul já foram sedes de Copa do Mundo?

      n) Que Copas do Mundo aconteceram depois do seu nascimento?

      o) No ano em que você nasceu houve este Campeonato Mundial?

      p) Que países do continente africano já sediaram Copas do Mundo?

      r) Por que será que há dois cartões com "Alemanha"?

      q) O que vocês sabem sobre estas Copas do Mundo? (Neste momento, os alunos contam o que sabem sobre os campeonatos que antecederam o da África do Sul).

 

 

3º Momento:

      O professor retira os cartões do quadro-de-giz e instiga a turma a saber fatos interessantes sobre as Copas já acontecidas.

      Entrega para cada dupla de alunos um cartão e pede que ela realize a leitura do texto encontrado no verso de cada um deles, selecionando as informações interessantes e ricas para a turma saber.

      Cada dupla de crianças recebe três cartões: o que contém o texto e outros dois do mesmo tamanho e da mesma cor. Recebe também uma etiqueta com o(s) ano(s) da(s) Copa(s) lida(s).

      A dupla realiza a leitura, anota num dos cartões os dados importantes e no outro cola uma etiqueta com o(s) ano(s) da "sua Copa".

      Sugestão: Cartões de 20 cm X 30 cm de cartolina colorida de uma mesma cor.

4º Momento:

      A turma senta em roda, no chão, deixando o meio do círculo vazio.

      As duplas leem ou contam para a turma as informações escolhidas e colocam os cartões no centro da roda.

      Na apresentação de cada dupla, o professor deve fazer uso do globo terrestre para que o país seja localizado.

 

 Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bolacomigo.com.br/wp-content/uploads/globo-africa.jpg&imgrefurl=http://www.bolacomigo.com.br/%3Fp%3D1178&usg=__jmCyHdFS1w-U9fV_OYViOJe_B08=&h=410&w=328&sz=49&hl=pt-br&start=15&zoom=1&tbnid=QZtRdsx_YQ-8nM:&tbnh=136&tbnw=108&ei=RFc_TfP-GczngQex7MymAw&prev=/images%3Fq%3Dglobo%2Bterrestre%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26addh%3D36%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=297&oei=Llc_TcjYN8T6lwfl8cSVAw&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:15&tx=51&ty=34

Recursos Complementares
  • Livro: "A história da Copa do Mundo". Fifa Official Licensed Product.
  • Livro: "Histórias da Copa". Coleção Show da Copa. Editora Ciranda Cultural.
  • DVD Fifa Fever - O melhor da história do futebol. Narração Orlando Duarte. NTSC - Sonopress.
Avaliação

       Depois de apresentar as informações sobre todas as Copas, todos os cartões estarão no meio da roda. O professor propõe à turma que feche os olhos e que os reabra quando ele bater palmas. Rapidamente, então, arruma os cartões no centro da roda, formando um jogo da memória.

      Bate palmas e a turma é convidada a participar do jogo. Poderá relizá -lo em duplas, dando chance para todos os alunos participarem da atividade.

      A cada peça "virada", a turma diz se a dupla fica com os cartões ou não e o porquê.

      Neste momento, o professor avalia se as informações sobre as Copas do Mundo foram ou não relacionadas com os anos e países onde aconteceram.

      Outros momentos da aula devem ser avaliados também e novas atividades planejadas a partir de sua avaliação.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.