01/09/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
1- Somar números com unidade e dezena a partir de situação-problema.
2- Realizar adição com reserva, utilizando palitos e quadro valor de lugar (QVL).
3- Realizar adição com reserva, utilizando material dourado.
- Ter trabalhado anteriormente com QVL e material dourado.
Como sugestão, veja aula no Portal do Professor MEC: ”Monto e desmonto: compondo e decompondo números” do mesmo autor.
- Compreender o Sistema de Numeração Decimal.
- Dominar o conceito da adição.
- palitos (tipo de picolé) e palitões (do mesmo tipo, em tamanho maior)
- elásticos ou barbante
- Quadro Valor de Lugar (QVL)
- material dourado
- caderno meia-pauta ou folha
Atividade 1 :
Apresente uma situação problema que envolva a adição simples. Aproveite alguns contextos que sejam da vivência dos alunos.
Uma sugestão seria explorar a quantidade de meninas e meninos da turma ou de outra turma que garanta a resolução por uma adição simples. Então, peça que representem no QVL cada número em uma linha. Por exemplo: 14 meninos e 11 meninas.
Em seguida, peça para que juntem os palitos da casa da unidade e os palitões da casa da dezena e coloquem na última linha do QVL. Assim ficarão 2 palitões e 5 palitos. No total dá 25 ou 2 dezenas e 5 unidades.
Sistematize através da sentença matemática: 14+11= 25. Aproveite o QVL para apresentar o algoritmo da adição expresso através do cálculo.
Repita o processo outras vezes, utilizando novas situações, de forma que utilizem os palitos e o QVL.
Algumas sugestões:
1- Rafael tem no estojo, 12 lápis de colorir e 2 lápis de escrever.Quantos lápis Rafael tem no estojo?
2- No ônibus do metrô, havia 21 pessoas sentadas, entraram 11 na parada seguinte. Quantas pessoas ficaram no ônibus?
3- No cantinho de leitura de uma sala, há 10 livros novos e 16 mais antigos. Quantos livros há no cantinho de leitura?
Use também o material dourado para realizar adições simples, partindo também de uma situação problema como apresentada acima.
Peça aos alunos para representarem cada número, empregando os cubinhos e barrinhas.
Em seguida, peça para começarem juntando os cubinhos e depois as barrinhas.
Registre no meia-pauta a situação, a sentença matemática e o cálculo.
Atividade 2:
Proponha para turma uma situação problema que envolva a adição com reserva. Explore uma situação que faça parte da realidade dos alunos. Procure inicialmente, envolver 2 parcelas.
Aproveite, por exemplo, um momento que foi significativo para o grupo.
Ex.: “Para comemorar o dia das crianças, houve a apresentação de um espetáculo de Circo no colégio e as crianças participaram de uma oficina com os artistas no mesmo dia. Para esta oficina, juntamos algumas turmas.”
Então aproveitando este contexto, a proposta será calcular a quantidade de alunos nesta oficina, juntando turmas de duas séries.
Distribua o QVL e deixe sobre a mesa caixas com palitos e com palitões, elásticos ou barbante.
Peça aos alunos para representarem, utilizando os palitos e palitões, o número de alunos de uma série (46) na 1ª linha e da outra série (17) na 2ª linha.
Em seguida, peça que juntem as duas turmas. Lembrá-los que devem começar usando os palitos que estão na casa da unidade e só depois os palitões que se encontram na casa da dezena.
Quando juntarem os palitos, pergunte quantos ficaram. Devem responder, neste exemplo, 6 com 7 deu 13. È hora de provocá-los, perguntando o que fazer com estes palitos.
Levante as hipóteses que apresentam para solução do problema. Se não apontarem a necessidade de trocar 10 palitos por 1 palitão, indique este caminho, resgatando a noção de que a cada 10 unidades, formamos 1 dezena.
Registre no caderno meia- pauta ou folha o desenvolvimento da atividade. Faça o desenho do QVL com palitos e palitões, representando cada série e a troca feita dos 10 palitos por mais 1 palitão que foi para dezena.
Encaminhe a sentença matemática. No cálculo, inicialmente, destaque o “vai 1” para lembrá-los que será necessário ao somar as dezenas, acrescentar a dezena que se formou.
Experimente outras situações que permitam serem resolvidas através da adição com reserva, repetindo mais vezes o processo.
Atividade 3:
Comece também apresentando uma situação que seja de preferência real e que faça parte do cotidiano dos alunos.
Uma sugestão seria trabalhar com a quantidade de alunos de uma série da escola, só que desta vez utilizando material dourado.
Apresente o número de alunos de uma turma e depois da outra e peça para que representem cada uma, usando barrinhas e cubinhos.
Ex. No 5º ano, a turma A tem 25 alunos e a turma B tem 26. Quantos alunos há no 5º ano?
Peça para que juntem os alunos da turma A com da B. Proceda da mesma forma encaminhada na atividade anterior, recomendando que comecem juntando os cubinhos e depois as barrinhas. 6 com 5 dá 11. O que devemos fazer com 11 cubinhos?
Por fim, conduza os alunos à troca de 10 cubinhos por 1 barrinha e então terminam com 5 barrinhas e 1 cubinho ou 5 dezenas e 1 unidade.
Registre no quadro para que os alunos copiem no caderno meia-pauta ou folha a situação e sua resolução a partir da sentença matemática e do cálculo. Peça também para que desenhem o material dourado, mostrando o número de alunos por turma e quando juntaram, a troca feita de 10 cubinhos por 1 barrinha.
O cálculo da adição com reserva é normalmente conhecido pelos alunos como a famosa conta do “vai 1”. Desmistifique esta idéia, oferecendo situações que envolvam adição de mais parcelas e permita perceber que é possível dizer que “vão 2”, “vão 3”, etc, de acordo com o tamanho da conta e do nº de parcelas.
- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006.
Verifique como os alunos realizaram a adição simples a partir da resolução de situação problema, com ajuda dos palitos e QVL ou do material dourado, proposta na atividade 1.
Observe como participaram das propostas apresentadas nas atividades 2 e 3 quando foi introduzida a adição com reserva.
Acompanhe as respostas que dão para solucionar o problema a partir da junção das unidades, representada na atividade 2 pelos palitos e na 3 pelos cubinhos.
Avalie como fizeram as trocas do material e resolveram os cálculos, utilizando a reserva.
Caminhe pela sala durante o registro e verifique como acontece a cópia do quadro e o desenho. Interfira e colabore quando achar necessário.
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