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Os sólidos geométricos na obra de Tarsila do Amaral

 

22/02/2011

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Classificar os polígonos de acordo com o número de lados.  

Diferenciar os regulares dos irregulares.

Identificar e traçar as figuras bidimensionais e nomeá-las.

Promover o contato com obras de uma das principais pintoras brasileiras, Tarsila do Amaral.

Traçar figuras bidimensionais num contexto de produção artística e trabalhar com o conceito de releitura de uma obra de arte.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Divida a turma em grupos de 4 alunos. Distribua metade de uma cartolina em branco e vários polígonos regulares e irregulares.

 

Quadro de polígonos para ser utilizado como recurso pedagógico nas atividades propostas.

Quadro Polígonos

Peça que tentem estabelecer um critério para organizar as figuras em grupos diferentes, nomeando-as. Faça possíveis intervenções:

- Como vocês agrupariam essas figuras?

- Por que fizeram dessa forma?

- De que outra maneira poderiam ser agrupadas?

- Elas têm o mesmo número de lados? Então, por que são diferentes?

- Que nome recebe esse grupo?

Nesse momento, observe também as estratégias de agrupamento e as respostas das crianças.

Pode ser que elas separem as figuras em dois grupos: o dos polígonos regulares e o dos irregulares, como também em vários subgrupos: o dos triângulos, o dos pentágonos, o dos hexágonos...

Todas essas classificações são viáveis e podem gerar discussão. Assim, elas possibilitam a ampliação e a construção de conceitos matemáticos.

Peça para que organizem os polígonos na cartolina, sem colá-los. Abra a discussão sobre as diferentes formas encontradas para o agrupamento e promova as alterações necessárias.

Depois, faça perguntas:

- Alguém encontrou uma maneira diferente de agrupar essas figuras? Como?

- Explique por que vocês decidiram organizá-las dessa forma?

- Tem alguma figura que vocês mudariam de grupo? Por quê?

- O que poderíamos concluir após essa atividade?

Solicite que pintem com cores diferentes cada grupo de figuras e colem na cartolina.

Proponha a elaboração de um texto coletivo com as novas descobertas onde os alunos falam o que observaram, definem os conceitos e dão exemplos.

Monte um painel na sala com a conclusão coletiva e com as cartolinas com os polígonos colados por cada grupo.

Exemplo:

- Polígonos são figuras geométricas planas com três ou mais lados retos, sem curvas ou aberturas.

-  A palavra polígono vem do grego poli (muitos) + gonos (ângulos).

- Chamamos de polígonos regulares aqueles que têm seus lados e ângulos iguais e de irregulares os com lados e ângulos diferentes entre si.

- Os polígonos podem ser classificados de acordo com o número de lados.   

Atividade 2

Proponha às crianças que desenhem em metade da folha de papel ofício as figuras geométricas que conhecem e as nomeiem. Pode ser que surjam figuras bidimensionais (planas) e tridimensionais (não-planas).

Peça para que verbalizem as diferenças entre elas.

Exemplo:

As bidimensionais podem ser vistas apenas de duas dimensões (largura e comprimento) e as tridimensionais de três (altura, largura e comprimento).

Em roda, o professor deverá fazer uma lista das figuras bidimensionais que apareceram na atividade e explicá-las.

Divida a sala em grupos com quatro crianças aproximadamente. Mostre as obras de Tarsila do Amaral.

Quadro Tarsila 1 Quadro Tarsila 3

 Fonte http://www.culturamix.com/cultura/arte/tarsila-do-amaral

 

Neste momento, apresente à turma um pouco da história de vida e a obra da pintora.

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 no interior do estado de São Paulo, em Capivari. Parte de seus estudos foi concluído na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro aos 16 anos.

Em 1922, Tarsila regressou da França ao Brasil e se integrou ao grupo dos modernistas. O Modernismo foi um movimento que reuniu escritores, pintores, músicos e artistas em geral que buscaram dar uma cara nova, com características tipicamente nacionais, a tudo o que era produzido em termos de Arte no Brasil. O símbolo máximo do Modernismo é o famoso quadro “Abaporu”, pintado por Tarsila em 1928 para presentear seu companheiro, na época, o poeta Oswald de Andrade.

A produção de Tarsila passou pelo tema "pau-brasil", quando seus quadros traziam as cores e a marca do País, e também por uma fase de pintura social, período em que se preocupou em retratar, entre outros assuntos, os operários brasileiros.

Abaporu 

Quadro "Abaporu" de Tarsila do Amaral

Fonte: http://www.tarsiladoamaral.com.br

Peça que cada grupo escolha uma imagem da tela da Tarsila do Amaral para analisar.

Durante essa análise, os alunos irão perceber que as formas geométricas estão inseridas no nosso cotidiano, no ambiente e nos objetos.

Peça para as crianças discutirem e listarem o nome das figuras geométricas encontradas.

Socialize as informações e intervenha com algumas perguntas:

- Algum grupo encontrou figuras com três lados? Como se chamam?

- Quem encontrou figuras de quatro lados? Como são chamadas?

E assim, sucessivamente. Neste momento, as crianças ampliarão o repertório matemático e passarão a utilizar essa nomenclatura.

Em uma cartolina, liste os nomes das figuras encontradas e proponha a montagem de um painel apenas com as figuras planas (bidimensionais).

Esse painel pode ser ampliado de acordo com o estudo dos polígonos.

É importante propor que cada grupo registre o que aprendeu com a atividade. A forma do registro pode variar, apresentando-se como uma lista ou texto, com desenhos ou não.

Atividade 3

Proponha aos alunos a confecção de uma “tela” a partir da releitura das obras de Tarsila do Amaral.

Divida a turma em grupos. Peça que as crianças criem suas obras, utilizando as figuras geométricas trabalhadas.  

Sugira que as crianças façam o esboço do desenho a lápis. Depois, elas deverão pintá-lo com tinta guache, acrílica ou nanquim.

Após as telas prontas, proponha uma exposição no pátio da escola. Ao lado, coloque as imagens das telas de Tarsila do Amaral e sua biografia para que todos possam apreciar os trabalhos da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie se as crianças classificam os polígonos regulares e irregulares, traçam figuras bidimensionais, confeccionam telas utilizando figuras geométricas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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Opiniones

  • luana, ufs , Sergipe - dijo:
    luana_lua_almeida@hotmail.com

    10/06/2014

    Cinco estrelas

    ajudou muito em minha analise.


  • Cláudia, UFAM , Amazonas - dijo:
    claudia.sarel@gmail.com

    21/06/2011

    Quatro estrelas

    Ótimo trabalho!!


  • samia camille, beleleu , Ceará - dijo:
    samiadlima@hotmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    esclareceu realmente todas as minhas dúvidas. depois de procurar sites demais .... encontrei essse muitooo bommmmm


  • luciene, EEEF PAUTILA , Espírito Santo - dijo:
    uart.ene@hotmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, penso que esse tipo de trabalho com interferências concretas é o melhor para aprendizagem do aluno e para que ele valorize a Arte. Legal!


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