18/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
· Desenvolver a sensibilidade artística.
· Desenvolver a criatividade ao criar escultura.
Pintura, modelagem.
Atividade 1 - ARTE DE MOLDAR E ESCULPIR COM ARGILA
Conversar com as crianças sobre as obras de arte de artistas que usam a argila como matéria prima. Em seguida, deverá realizar um levantamento sobre o que as crianças sabem acerca da modelagem com argila. Mostre pedaços de argila para a turma e questione:
As respostas e perguntas das crianças devem ser registradas em cartolina. Contextualize a utilidade da argila no artesanato, mostrando algumas imagens ou vídeos.
Arte um lugar de ser...http://www.youtube.com/watch?v=xmeOpvUE74A&feature=fvwrel
As artesãs das Bonecas de Terracota - http://www.youtube.com/watch?v=baAQrv8agJo&feature=related
Atividade 2 - MURAL DE GRAVURAS
Propor a atividade de pesquisa em jornais, revistas, gravuras de objetos feitos com argila, para montagem de um mural. Orientar as crianças para fazer o recorte das imagens com as informações sobre a gravura (nome da peça e quem produziu ). Após a etapa de pesquisa e recorte, reunir em roda as crianças para que apresentem as imagens pesquisadas. Em seguida, organizar a colagem das imagens na cartolina, seguindo alguns critérios:
Providenciar revistas, tesouras, colas e cartolinas para a montagem do painel, fita adesiva.
Atividade 3 - CONHECENDO UM ATELIER
Combinar com as crianças a visita ao atelier de um artista local que trabalhe com argila/cerâmica. Listar com os alunos o que eles irão observar durante a visita. Organizar uma visita com as crianças a um atelier de um artista, para apreciarem suas obras e assistirem como as peças são produzidas. Combinar com as crianças o que desejam perguntar ao artista. Entrar em contato com antecedência com o artista para agendar data, hora, da visita ao atelier. Solicitar autorização dos pais para a saída das crianças. Ao retornar da visita, as crianças irão registrar através do desenho, os momentos que mais chamaram a sua atenção na visita ao atelier.
Atividade 4 - MODELAGEM
Conversar com as crianças sobre o que vão modelar (esculpir). Lembrar com elas as etapas que observaram o artista seguir durante a visita ao o atelier. Listar com eles o material que irão precisar. Providenciar esses materiais com antecedência, argila, jornais para forrar as mesas, palitos, e outros. No dia seguinte, com as obras secas, inicia-se a pintura das peças com tinta guache misturada com cola, quando estiverem prontas, organizar uma instalação para que outras turmas da escola possam apreciar a produção das crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=Z13542EFu6g
http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-modelar-em-argila.aspx
O professor deverá observar se os alunos:
Demonstram a sensibilidade artística ao comentar as obras apreciadas.
São criativos ao criar sua obra de arte.
valorizam o trabalho dos artesãos.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/03/2014
Quatro estrelasGostei muito do trabalho feito com argila, frei com meus alunos de 6º anos...
30/05/2013
Cinco estrelaseu achei essa atividade muito boa por 3 motivos: 1-) porque acalma a euforia de alunos principalmente com deficiência. 2-) porque ano passado minha professora Elizabete Luiza Rodrigues Campos via que nas aulas dela eu era muito eufórica, bagunceira e enérgica e ai ela orietou minha mãe para que ela fizesse massagem relaxante em mim e me colocasse para fazer atividade com argila. 3-) porque trabalha a imaginacão e a coordenacão motora.
08/08/2011
Cinco estrelasÉ sempre interessante atividades que desenvolvam a sensibilidades artistica pessoal, bem como o respeito e valorização pelo trabalho do outro.
18/03/2011
Cinco estrelasUma aula dinâmica e muito proveitosa que chama a tenção dos alunos, diverte e serve como terapia também.