04/04/2013
Débora Alfaro S.M. Silva, Alessandra Arce
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Identificar os alimentos e seus benefícios ou não para nosso organismo;
Ampliar os horizontes e experiências das crianças;
Estimular a nutrição saudável e conhecimento dos alimentos;
Proporcionar a valorização dos alimentos, bem como de suas diversas formas de preparo;
Entender a importância de uma alimentação saudável;
Perceber a necessidade de mudança nos hábitos alimentares;
Ampliar o vocabulário;
Identificar os tipos de frutas, legumes e verduras;
Detectar a preferência alimentar das crianças;
Aguçar os sentidos e expressões;
Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação;
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Atividade 1: O QUE ESTOU COMENDO?
1. Para introduzir a temática sobre a Alimentação é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de leitura, nela apresente às crianças a seguinte literatura:
- VILLELA, Bia. Gato Xadrez no Jardim das delícias. Editora: Escala.
Fonte: Editora Escala
2. Após a leitura e dinamização da história, em uma roda de conversa faça alguns questionamentos às crianças, de modo a provocar a socialização de seus conhecimentos sobre a temática da aula e as impressões causadas a partir da história contada. Sugerem-se, para isso, as seguintes questões:
- Quais os alimentos o Gato Xadrez encontra?
- O que cada um deles conta para o Gato?
- Quais destes alimentos vocês conhecem?
- Quais destes alimentos vocês já experimentaram?
- Quais destes alimentos vocês gostam mais? Por quê?
- Quais destes alimentos vocês não gostam? Por quê?
3. Ainda na roda de conversa, apresente às crianças figuras de diversos alimentos, oriente, então, cada criança a selecionar duas figuras: uma de um alimento que gosta muito e outra de um que não gosta. Assim, entregue uma folha de papel sulfite para cada criança, dividida ao meio, e peça para que de um lado cole o alimento que gosta e de outro o que não gosta, o que pode ser feito da seguinte maneira:
O alimento que mais gosto: | O alimento que menos gosto: |
|
Fonte: Elaborado por Michele Varotto
4. Após a seleção e colagem das figuras, oriente cada criança a mostrar e explicar as que escolheu para o grupo, destacando os motivos de gostarem ou não deste alimento.
5. A partir da socialização e explicação das crianças, apresente a seguinte canção:
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
FOME COMEPalavra Cantada |
Gente eu tô ficando impaciente A minha fome é persistente Come frio come quente Come o que vê pela frente Come a língua come o dente Qualquer coisa que alimente A fome come simplesmente Come tudo no ambiente Tudo que seja atraente É uma forma absorvente Come e nunca é suficiente Toda fome é tão carente Come o amor que a gente sente A fome come eternamente. No passado e no presente
A fome é sempre descontente Fome come fome come Se vem de fora ela devora ela devora ela devora (qualquer coisa que alimente) Se for cultura ela tritura ela tritura Se o que vem é uma cantiga ela mastiga ela mastiga Ela então nunca discute só deglute só deglute E se for conversa mole se for mole ela engole Se faz falta no abdome fome come fome come
Gente eu tô ficando impaciente A fome sempre é descontente Toda fome é tão carente Qualquer coisa que alimente Come o amor que a gente sente come o amor que a gente sente |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/240281/
O clipe pode ser encontrado em: http://www.youtube.com/watch?v=9mccYgybzeU
* É importante que durante a apresentação da música as crianças sejam chamadas a interagir com a mesma, podendo até mesmo fazer os gestos que o vídeo dela apresenta.
6. Assim, após a apresentação da música, faça uma nova roda de conversa, e estimule cada criança a relatar como são suas refeições e o tipo de alimento que comem. Procure registrar o que cada criança destacou.
7. A partir das respostas, entregue uma tabela a cada criança, nela oriente-as a desenharem os alimentos que fazem parte de sua dieta. Outra sugestão, é a partir do que foi relatado pelas crianças, procure figuras que represente cada um dos alimentos, faça a seleção a partir da anotação feita no item anterior, assim, ao entregar a tabela junto dê as figuras para que as crianças possam colar e colorir. Um exemplo de tabela pode ser:
Refeições | Alimentos |
Café da manhã | Figuras |
Almoço | Figuras |
Lanche da tarde | Figuras |
Jantar | Figuras |
Fonte: Elaborada por Michele Varotto
8. A partir da tabela preenchida por cada criança, construa uma tabela coletiva, destacando os principais alimentos mais consumidos em cada refeição pela turma toda. Com esses dados, pode-se também, fazer um gráfico representando a quantidade de alunos que gostam de cada alimento citado, ou ainda, qual é o mais e menos consumido em cada refeição.
Para isso, imprima uma tabela contendo a quantidade de linhas e colunas necessárias, pode-se colocar uma linha representando cada criança. Por exemplo:
Refeição: Café da Manhã:
Fonte: Elaborado por Michele Varotto
*Ao invés de escrever o nome dos alimentos, pode-se utilizar figuras para representa-los.
9. Com o gráfico pronto, apresente às crianças diversas questões de modo a estimula-las a interpretação do mesmo, para isso, sugerem-se:
- Qual é o alimento mais consumido no café da manhã? E no Almoço? E no Jantar?
- De qual alimento a turma gosta menos?
- Quais os alimentos são consumidos igualmente em cada uma das refeições? E comparando todas?
- De acordo com cada um dos gráficos, a alimentação nossa está saudável? O que vocês acham?
- O que precisamos comer mais que não aparece ou aparece muito pouco nos nossos gráficos?
10. A partir da construção dos gráficos e interpretação feita pela turma, construa com as crianças uma Pirâmide alimentar. Para isso, antes de construí-la verdadeiramente, pode-se utilizar os seguintes recursos:
- Zuzubalândia – Pirâmide dos Alimentos
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0fO5rwUO-cY
- Aprenda a comer com Dr. Cenoura
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3IyErcFfLpQ
- Comer Brincando
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Uc10PV_-J7c
- Sid o Cientista: Quero Bolo
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8
- ANDRADE, Samantha C. de; VIEIRA, Viviane L. Por Que Alimentar-se Bem?Editora: Papagaio.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
- Jogo: O livro da Boa Saúde
Disponível em: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/o-livro-da-boa-saude/
- Salientamos a importância de que o professor ao entrar em contato com este material, possa utilizá-lo da melhor forma, adaptando-o à faixa etária de seus alunos.
11. A partir da apresentação de um ou mais recursos, instigue as crianças a construírem uma pirâmide alimentar, a mesma pode ser feita com os alimentos de verdade, da seguinte maneira:
a- Com uma fita adesiva faça o desenho da pirâmide alimentar no chão;
b- Em um papel cartão escreva o grupo de alimentos existentes, solicitando sempre a ajuda das crianças para a separação dos grupos, bem como a seleção dos locais em que ficam. Depois cole ao lado dos blocos da pirâmide;
c- Depois pegue diversos alimentos como: farinha; pães; cereais; frutas; legumes; laticínios, carnes; ovos; doces; açúcares; óleos; gorduras; etc. e oriente às crianças para os colocarem nos grupos corretos;
d- Quando a pirâmide estiver pronta, estimule os alunos a observarem a mesma, e em uma roda de conversa, faça um debate sobre os principais ideias que foram apresentadas, sobre o que representa a pirâmide e sua importância.
Atividade 2: CONHECENDO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS...
1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir dessa introdução e investigação sobre os alimentos consumidos pelas crianças é hora de conversar e discutir com elas a importância de uma alimentação saudável. Para isso, inicie essa atividade com a leitura e dinamização da seguinte literatura:
- FOOT, Newton. Combustível para meu corpo. Editora: Escala.
Fonte: Editora Escala
2. Após a leitura, em uma roda de conversa, retome com as crianças os principais conceitos apresentados na história, dentre eles:
- Qual é o principal combustível de nosso corpo?
- Onde os encontramos?
- Quais são os melhores?
3. Entregue para cada criança uma folha com diversos desenhos de frutas; verduras e/ou legumes e peça para que coloram de acordo com as cores reais dos alimentos.
4. Com isto, apresente os diversos alimentos às crianças, podendo-se utilizar os seguintes experimentos:
4.1 – Cobra-cega: Será que eu conheço esse alimento?
Objetivos:
- Identificar os diferentes alimentos a partir dos sentidos.
Materiais:
- Frutas e legumes cozidos;
- Saco plástico ou de pano;
- Faixa para vendar os olhos;
Procedimentos:
- Divida as crianças em grupos de 4 ou 5 alunos;
- Coloque as frutas e legumes no saco;
- Escolha uma criança por rodada e vende os olhos dela;
- Tire um dos alimentos do saco, aleatoriamente, e mostre para o restante do grupo pedindo segredo;
- Primeiro aproxime o alimento para que a criança vendada sinta seu odor, e veja se ela consegue adivinhar; (se conseguir, o grupo que pertence ganha 3 pontos)
- Caso não consiga, vá para a segunda tentativa, e deixe que a criança vendada coma um pedaço deste alimento, neste momento peça para relatar o sabor (doce, amargo, azedo, salgado) e se gostou ou não. Após isto, questione-a sobre qual é o alimento. (se conseguir, o grupo que pertence ganha 2 pontos).
- Ainda não conseguindo, vá para terceira e última chance, deixe a criança segurar o alimento, procure ir questionando o que ela sente. Após isto, questione-a sobre qual é o alimento. (se conseguir, o grupo que pertence ganha 1 ponto).
- Ao final, vencerá o grupo que fizer mais pontos.
Resultados:
- Após realizar a brincadeira, em uma roda de conversa, procure conversar com as crianças sobre os diferentes alimentos que provaram. Deixe claro, a importância de antes de adotarmos pré-conceitos sobre estes, a necessidade de experimentarmos, para sabermos se realmente gostamos ou não. Exemplifique com alguns dos alimentos utilizados no experimento.
4.2 – Experimento 2: Jogo da Memória
Objetivo:Identificar as diferentes frutas, legumes e verduras;
Materiais:
- Cartolina;
- Desenhos diversos de frutas, verduras ou legumes;
- Lápis de cor;
- Tesoura e cola.
Procedimentos:
- Em uma folha de papel sulfite imprima ou faça o contorno de diferentes duplas de frutas, legumes e/ou verduras;
- Distribua os desenhos entre as crianças, de modo que cada uma fique responsável por colorir uma dupla de alimento;
- Recorte os alimentos em quadrados após serem coloridos, e cole-os na cartolina;
- O jogo da memória está pronto. Antes de iniciar a brincadeira, explique para as crianças as regras, pode para ficar mais interativo, fazer um jogo da memória para cada trio de alunos;
- Conforme forem jogando, observe a reação das crianças e peça para irem relatando qual é o alimento; se gostam ou não do alimento encontrado; se já experimentaram; etc.
Resultados:
-Ao final, pode-se fazer uma discussão com as crianças sobre os alimentos que fizeram parte do jogo, retomando alguns que já, outros que não conhecem; e proponha trazer aqueles que ainda não experimentaram em próximas aulas para que possam conhecer.
4.3 – Experimento 3: Cara Colorida
Objetivo:Identificar os diferentes alimentos;
Materiais:
- 2 Cartolinas;
- Desenho do rosto de um menino e de uma menina;
- Tesoura e cola;
- Revistas com fotos de alimentos.
Procedimentos:
- Em uma das cartolinas cole o rosto da menina no centro e na outra a do menino;
- Oriente às crianças a procurarem nas revistas alimentos aqueles que acharem interessantes e recortar;
- Depois peça para que as meninas colem na cartolina que tem o rosto da menina e os meninos no do menino;
- Deixe que as crianças escolham por conta própria os alimentos.
Resultados:
- Quando cada cartaz estiver pronto, em uma roda de conversa, questione às crianças sobre os alimentos selecionados. Procure também, ir induzindo-as a destacarem dos alimentos escolhidos quais são os mais saudáveis. Se necessário, retome a pirâmide alimentar da aula anterior, para classificar e destacar os alimentos selecionados.
*Maiores Informações, consulte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/96/artigo211853-1.asp
5. Após realizar uma e/ou todas a brincadeiras, faça uma roda de conversa e discuta com as crianças:
- De onde vêm esses alimentos?
- Quais são os mais saudáveis?
- Onde podemos encontra-los?
6. Com massa de modelar, oriente às crianças a reproduzirem cada um dos alimentos que foram encontrados nas brincadeiras acima. Em seguida, com as hipóteses levantadas no item anterior, peça para que cada criança escolha um ou dois dos alimentos apresentados e desenhe a origem dos mesmos.
7. Com os registros das hipóteses das crianças, apresente uma ou mais das seguintes literaturas:
- MARTÍ, Meritxell; VILLELA, Cristina; BORRÁS, Lluís. As plantas em poucas palavras. Editora: Escala.
Fonte: Editora Escala
- MEIRA, Cida. Coisas da Terra. Editora: Ícone.
Fonte: Editora Ícone
- STRAUSS, Rochelle. Árvore da Vida – A Inacreditável Biodiversidade na Terra. Editora: Melhoramentos.
Fonte: Editora Melhoramentos
*Ao final da/s história/s pode-se também, apresentar a seguinte canção:
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
POMARPalavra Cantada |
Banana, bananeira Goiaba, goiabeira Laranja, laranjeira Maçã, macieira Mamão, mamoeiro Abacate, abacateiro Limão, limoeiro Tomate, tomateiro Caju, cajueiro Umbu, umbuzeiro Manga, mangueira Pêra, pereira Amora, amoreira Pitanga, pitangueira Figo, figueira Mexerica, mexeriqueira Açaí, açaizeiro Sapoti, sapotizeiro Mangaba, mangabeira Uva, parreira Coco, coqueiro Ingá, ingazeiro Jambo, jambuzeiro Jabuticaba, jabuticabeira |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/
- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8
9. A partir das literaturas e músicas trabalhadas, estimule às crianças a identificarem os alimentos e suas respectivas “origens”. Para isso, pode-se fazer a seguinte brincadeira:
- Faça uma lista ilustrada de frutas, e conforme vá mostrando às crianças peça para que vão falando o nome de suas respectivas árvores.
*Uma dica de leitura para dinamizar ainda mais essa atividade é:
- OBELD, Cesar. Rimas Saborosas. Editora Moderna.
Fonte: Editora Moderna
**Outra dica para dinamizar ainda mais essa atividade, é o trabalho com cantigas de roda que utilizem nomes de alimento como:
- A turma do Seu Lobato: Rock das Frutas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D73visXSG38
- Doki, descobre as frutas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M6Cmy8CQCNU
10. Em seguida, em uma roda de conversa, apresente às crianças algumas imagens de árvores frutíferas e hortas, para que elas possam visualizar. Procure aguçar a curiosidade e conhecimentos prévios das crianças, perguntando se já viram em algum lugar, e as características. Se possível, leve às crianças em alguma horta próxima à escola, e também em locais que tenham árvores frutíferas para que possam conhecer.
11. A partir da visita feita, sugira às crianças a plantação de algumas árvores frutíferas na escola, assim como, a construção de uma horta. Para isto, em uma roda de conversa questione:
- Como podemos fazer uma horta?
- Onde podemos faze-la?
- Do que iremos precisar?
- O que vamos plantar?
- Como podemos cuidar dela?
- O que vamos fazer com seus alimentos?
12. Com as respostas das crianças, e o auxílio de diversos materiais como: isopor; tecidos coloridos; palitos de sorvete; terra; cola; tesoura; papéis diversos e coloridos; massa de modelar; argila; guache; pincéis; etc. Construa coletivamente uma maquete da horta que irão fazer.
13. Assim, construa uma mini-horta com as crianças, a qual pode ser feita da seguinte maneira:
13.1 – Experimento 5: Construindo uma horta na escola
Objetivos:Aproximar os alunos da natureza;
- Despertar o cuidado com o meio ambiente;
- Trabalhar o ciclo de vida das hortaliças;
- Conhecer a atividade de horticultura;
Materiais:
- Vasinhos e/ou jardineiras (se a escola não tiver uma área verde);
- Terra e adubo;
- Sementes variadas;
- Regadores;
- Utensílios de jardinagem como: pazinhas; rastelos; etc.
Procedimentos:
- Apresente as sementes que serão plantadas, ressaltando o nome da hortaliça que origina;
- Solicite às crianças que cavem buracos para que as sementes sejam colocadas;
- Entregue uma semente a cada criança e peça para que a coloque no buraco e depois tampe com a terra.
- Oriente as crianças a regarem e a proteger do sol forte.
Resultados:
- Aguce a curiosidade das crianças sobre os alimentos que brotarão, e faça a colheita dos mesmos. Após a colheita, prepare saladas, com a ajuda das crianças, com as hortaliças e estimule as crianças provarem.
* Maiores informações consulte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213719-1.asp
Atividade 3: VAMOS COZINHAR...
1. Colocar as crianças no preparo de seus alimentos, além de ajudar na compreensão dos conceitos que vem sendo discutidos nesta aula, permite aguçar a curiosidade infantil, fazendo com que estas se sintam chamadas a experimentar/conhecer novos alimentos e a forma de prepara-los. Por isso, neste momento, sugere-se que as crianças sejam chamadas a cozinhar/preparar seus próprios alimentos.
- Assim, em uma roda de conversa, retome com as crianças os diversos alimentos que foram vistos durante a aula, questione-as sobre o preparo dos alimentos, como: bolos; tortas; etc.
2. Em seguida, peça para que escolham um alimento de seu agrado e desenhem o processo de preparo do mesmo, de acordo com suas hipóteses.
3. Desta forma, construa com as crianças um caderno de receitas. Para isso, oriente-as a fazerem uma pesquisa em casa com os pais/responsáveis e pessoas da família, de modo a pedirem receitas que mais gostam.
4. Com as receitas em mãos, em uma roda de conversa, peça para que cada criança apresente as receitas trazidas e explique seu preparo. Aproveite esse momento, e apresente o seguinte livro de Receitas:
- IBEP NACIONAL. Dona Benta para Crianças. Editora: Globo.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
5. Após isto faça com as crianças uma seleção das receitas que serão feitas. Selecione os ingredientes necessários. Cuidado apenas com o manuseio dos utensílios de cozinha. Podem-se dividir as crianças em grupos de 4 ou 5 alunos, de modo que cada um realize uma receita diferente. Deixe que cada grupo prepare sua receitas, apenas vá orientando, para que as crianças possam sentir os alimentos e participar do processo. Ao final, no refeitório da escola pode-se provar as diversas receitas, ou ainda, fazer uma exposição para que os demais colegas de outras turmas experimentem.
6. Ao final, construa um painel coletivo destacando com as crianças as diversas receitas que foram feitas para serem expostas na escola. Para a construção do painel são necessários os seguintes materiais:
- Papel Craft;
- Giz de cera;
- Hidrocor;
- Algodão;
- Serragem;
- Tinta Guache colorida;
- Tiras de Tecido;
- Placas coloridas de EVA;
- Materiais reciclados;
- Etc.
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.
Fonte:http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
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Corpo humano - atividade 2: O que acontece quando engolimos um alimento? | Experimento prático |
Corpo humano - atividade 1: Para onde vão os alimentos que comemos? | Experimento prático |
a) Sugestões de Livros sobre o tema da aula:
AYRES, Fabiana dos Reis. Lili e a Alimentação Saudável. Editora: Marcio Bandeira.
CHU, Teddy. Do Campo à Mesa - O Caminho Dos Alimentos. Moderna, Editora.
DISCOVERY KIDS. Doki - Alimentação Saudável. Editora: Fundamento.
b) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
c) Site de experimentos:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma oficina de culinária, na qual os alunos possam explicar a forma de preparo de alguns alimentos para os demais colegas. Podendo, também, utilizar dos experimentos indicados durante a aula para reproduzirem com as demais turmas.
Outra sugestãoé a dramatização da canção “Fome Come”- do grupo Palavra Cantada, na qual algumas crianças podem encenar a música enquanto que as demais, podem ficar responsáveis pelo canto da mesma, utilizando diversos instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis (Algumas sugestões podem ser encontradas em: (http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html). Ao final, pode-se fazer uma apresentação a toda comunidade.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/05/2013
Cinco estrelasAdorei peguei algumas ideias para os meus alunos...
13/05/2013
Cinco estrelasSua aula esta muito completa, Parabéns pela criatividade.
06/05/2013
Quatro estrelasMUITO BOA!