Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Futebol – Experimentando a história

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Conhecer um pouco da trajetória do futebol

·        A chegada do futebol no Brasil – como ocorreu.

·        O desdobramento do futebol em três jogos: Rugby, Futebol Americano e Futebol Association

·        Vivenciar jogos que antecederam a prática do atual futebol;

·        Explorar as curiosidades que norteiam o futebol

Duração das atividades
150 minutos. 03 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com a explanação de algumas questões marcantes sobre a história do futebol.

·        Essa dinâmica pode ser feita a partir de um vídeo, de um texto previamente preparado pelo professor ou através de um debate entre o professor e alunos. (em recursos complementares você encontra o material necessário para a elaboração de um texto de acordo com as necessidades do professor e nível da turma).

             Nessa aula, os alunos assistiram a um vídeo e anotaram os pontos que julgaram mais importantes sobre o mesmo.

VÍDEO: “As origens do planeta bola – História do futebol – vol. 1 – coleção Placar (editora Abril) – 30min.

             A partir dos pontos anotados, algumas questões foram ressaltadas e complementadas na discussão, como:

  1. Origem: Primeiro registro na China 3000 a 2500 a.C. (jogos bárbaros e fins militares);
  2. Jogos antigos: Cuju (Asia), Kemari (Japão), Epyskirus (Esparta), Jogo sem nome (os sacrifícios Maias), Harpastum (Império Romano), Soule (região da França), Calcio Fiorentino (Florença – Itália), Football (territórios Bretões).
  3. Desdobramento do futebol: Com a difusão do esporte pelos colégios na Inglaterra, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés deu origem ao futebol (soccer), e uma com os pés e as mãos originou o football (futebol americano) e o rugby, em 1846;
  4. Futebol no Brasil: Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe em 1894 duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo, jogadores de críquete, para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
  5. Embora atribuída a Charles Miller a chegada do futebol ao Brasil, no colégio Grambery, de Juiz de Fora, há registros anteriores a data.
  6. O jogo moderno: Foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol na atualidade é a FIFA e suas principais competições são a Copa do mundo e os jogos Olímpicos.

Após o debate, conduzir para vivência com a seguinte pergunta: Será que conseguimos recriar alguns desses jogos que originaram o futebol em nossas aulas?

Atividade 01: Cuju (Ásia)

Os primeiros indícios de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han e possui algumas variações:

1.      Malabarismos com a bola (mais antigo dos tipos)

·        Com uma bola de futebol leve fazer um círculo com os alunos e pedir que eles controlem a bola no ar o maior tempo possível sem usar as mãos. ·        O aluno que deixar a bola cair vai saindo do círculo.

·        Vence quem permanecer mais tempo com a bola no ar ou fizer malabarismos mais difíceis e/ou mais criativos.

2.      Jogo com uma trave:

·        Dividir a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras marcar um gol no meio do campo (entre os dois times). ·        Cada time tem o objetivo de fazer a bola passar pelo gol em um sentido previamente determinado e evitar o outro sentido.

·        O time que fizer a bola passar mais vezes pelo lado a ele determinado vence o jogo.

3.      Jogo dos seis gols:

·        Dividir a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras marcar seis gols, um em cada canto do campo e dois na lateral do campo que a turma desejar.

·        Cada time tem o objetivo de fazer o maior número de gols utilizando qualquer gol.

·        Marca o gol quem tocar por último na bola

·        A cada gol a bola sairá no meio do campo com a equipe que “sofreu” o gol.

Obs. Em todos os jogos anteriores não há goleiros e por isso é proibido tocar com a mão na bola.

Atividade 02: Le Sole (França)

Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de região a região. Seu nome também, onde era chamado de choule na Picardia. Ficou conhecido como jogos das multidões

.             As traves ficavam a 4800 metros uma da outra e o jogo podia durar o dia inteiro. O objetivo é levar a bola até a trave adversária usando qualquer parte do corpo.

  • Dividir a turma em duas equipes e utilizando cones ou pedras marcar dois gols, o mais distante possível um do outro (em um terreno amplo).
  • Para evitar agarrões e possíveis acidentes, inserir a regra de que reter a bola nas mãos é proibido, valendo somente golpea-la com as mãos ou qualquer outra parte do corpo.
  • Vence a equipe que passar primeiro a bola pelo gol adversário

Deixar que os alunos decidam se há necessidade de regras complementares para esse jogo.

2º Momento - O jogo das curiosidades

Após a vivência dos jogos, reunir a turma em local apropriado e oferecer recursos para que os alunos descubram as curiosidades que norteiam o mundo do futebol.

Nessa aula, foi elaborado um jogo de perguntas e respostas dentro da plataforma Powerpoint para ser vivenciado pelos alunos na sala de informática.

             O jogo continha perguntas sobre regras, curiosidades e copa do mundo (tema importante para a época – ano de copa do mundo – 2010).

             Os alunos disputavam, em duplas ou trios, quem conseguia acertar o maior número de perguntas possíveis. Cada alternativa de cada pergunta levava o aluno a uma tela que indicava se a mesma estava correta ou incorreta, aumentando a emoção do jogo. O aluno que acertava permanecia respondendo, se errava dava a oportunidade do colega pontuar na mesma pergunta e seguir respondendo.

   Obs. O jogo está retratado em um slide dentro de recursos complementares.

Opção: Caso o professor não possua em sua escola o recurso de um LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, pode fazer o mesmo jogo dividindo a turma em dois ou mais times e utilizando os seguintes recursos:

  • Placas, letras emborrachadas ou até mesmo folhas de papel com as letras (A,B,C,D) para cada grupo;
  • Perguntas diversas contendo curiosidades sobre o tema (esse material você encontra na descrição do slide do jogo original em recursos complementares).

O professor faz a pergunta para os grupos e cita quatro possíveis respostas. O grupo se reúne, decide qual resposta é a verdadeira e envia um representante, com a letra da resposta correta a frente.

Ao sinal do professor todos os grupos revelam a letra escolhida.

O grupo que acertar a letra com a resposta certa marca ponto.

Vence o grupo que marcar mais pontos.  

Recursos Complementares

http://www.lazer.eefd.ufrj.br/espsoc/html/es103.html 

Senso de jogo Arlei Sander DAMO (Universidade de Santa Cruz do Sul)

http://www.suapesquisa.com/futebol/ 

(História do Futebol – fonte de pesquisa)

http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html

(História do Futebol – fonte de pesquisa)

http://www.slideshare.net/Wilfag/copas

(Slide do jogo de perguntas e respostas)

Avaliação

            Além das reflexões presentes durante a aula pedir para que os alunos façam um texto com o título: O futebol – Séculos de historia. Esse texto terá como base as anotações dos pontos principais do vídeo assistido, as discussões realizadas durante todo o processo e a vivência nas atividades práticas e no jogo das curiosidades.

            A partir da análise do texto, o professor poderá avaliar se os alunos assimilaram a ordem cronológica em que o futebol se desenvolveu, bem como sua chegada ao Brasil, seus desdobramentos e curiosidades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jacy Lopes, Faculdade Pitagoras , Minas Gerais - dijo:
    netojacy@oi.com.br

    25/05/2015

    Quatro estrelas

    È um aula que tem uma proposta diferente da tradicional que leva o aluno a pesquisar pensar sobre o assunto.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.