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Plantas: Fotossíntese

 

14/03/2013

Autor y Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S. M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o processo de fotossíntese;

- Caracterizar o processo de fotossíntese;

- Compreender a importância da alimentação para os seres vivos;

-Identificar como ocorre esse processo e os produtos resultantes do mesmo;

- Conhecer a importância da fotossíntese para os seres vivos;

- Comparar a forma de alimentação das plantas com a dos animais;

- Ampliar o vocabulário;

- Aguçar os sentidos e expressões;

-Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação.

Duração das atividades
4 dias, com aproximadamente 40 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Como nos alimentamos? Por que se alimentar é importante?

1.  Para introduzir a temática sobre a Fotossíntese é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Por isso, sugere-se que a aula seja iniciada a partir de uma investigação e discussão sobre como os seres vivos se alimentam, partindo dos seres humanos, para então chegar à explicação da fotossíntese. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela, desperte a curiosidade dos alunos em relação a alimentação. Para isso, questione:

- Todos nós nos alimentamos, não é mesmo? Como fazemos isso?

- Quando éramos bebês como nos alimentávamos?

- E conforme fomos crescendo o que foi mudando na nossa alimentação?

- Hoje, nós com o que nos alimentamos?

- Quais os diferentes alimentos que ingerimos?

- Por que nos alimentamos?

- Do que precisamos para nos alimentar?

- O que aconteceria se não nos alimentássemos?

- Como nos alimentamos?

- O que acontece ao colocarmos o alimento em nossa boca?

- Nós conseguimos engolir o alimento sem mastigar?

- O que é responsável pela mastigação?

- E depois, que engolimos para onde vai nosso alimento?

- Aquilo que não é importante para nós sai do nosso corpo como?

 

2. A partir da discussão realizada com as crianças, entregue uma folha de papel sulfite com o contorno de um corpo humano, oriente-as a desenharem alguns dos alimentos que ingerem cotidianamente e, depois dentro do corpo, peça para que façam (ainda que grosseiramente) o que imaginam que acontece com o alimento quando entra em nosso corpo.

3. Com os desenhos prontos, apresente para as crianças, em uma roda de leitura, a seguinte literatura:

- SUHR, Mandy; GORDON, Mike. Eu me alimento. Editora: Scipione.

eu me alimento

Fonte: Editora Scipione

 

* Sugere-se que a leitura seja feita de maneira interativa, seja por meio de figuras, fantoches, ou até mesmo com o auxílio de um flanelógrafo.

 

4. Após esta leitura, em uma roda de conversa, discuta com as crianças os principais conceitos apresentados pela literatura sobre a digestão, aproveite esse espaço para tirar as possíveis dúvidas que as crianças possam ter sobre o tema. Para isso, sugere-se também, que seja apresentada as seguintes animações:

http://www.portalgastro.com.br/atlas_digestivo.SWF

- http://www.portalsaofrancisco.com.br/animacoes-de-corpo-humano/sistema-digestivo.php

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv1.htm

http://cantinhodaciencia-igrejas.blogspot.com.br/2010/11/digestao-animacao.html

5. A partir da apresentação e discussão com as crianças sobre o processo digestivo, bem como a importância dos alimentos, pois são estes que permitem que nosso organismo funcione nos dando energia. Questione as crianças sobre quais alimentos elas ingerem, com isso, construa com elas um cartaz coletivo, nele peça para que as crianças recortem e colem (de revistas) diversas figuras dos alimentos que elas consomem.

- Procure destacar com elas, aqueles que mais gostam.

 

6. Pode-se também aproveitar este momento, para desenvolver uma discussão com as crianças sobre os tipos de alimentos, e aqueles que são mais saudáveis para nós. Para isso, pode-se trabalhar com as questões relacionadas a pirâmide alimentar. Maiores informações podem ser encontradas na aula:

- Comer bem, que mal tem?

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21486

 

7. Por fim, para finalizar esta discussão, em uma roda de conversa, retome com as crianças os principais conceitos dessa atividade, e procure registra-los em um cartaz.

 

Atividade 2:Como as plantas se alimentam? Fotossíntese!

1. Para dar continuidade à discussão sobre a alimentação, agora que as crianças já conseguem visualizar a forma com que ocorre o processo digestivo nos seres humanos, procure introduzir como ocorre a alimentação nas plantas. Para isso, em uma roda de conversa, faça novas indagações às crianças:

- Como nos alimentamos mesmo?

- O que acontece com o alimento em nosso corpo?

- E os animais? Como eles se alimentam?

- As plantas, elas se alimentam?

- Nós nos alimentamos pela boca, e as planta? Elas têm boca?

- Como será que as plantas se alimentam?

- Será que acontece com elas o mesmo que acontece com a gente?

 

2. A partir das hipóteses das crianças, entregue uma folha de papel para cada uma, ou se preferir divida a turma em duplas, oriente-as a desenharem, conforme suas hipóteses, a forma que acreditam que as plantas se alimentem.

 

3. Após o desenho das crianças, relembre com elas as partes da planta, para isso, pode-se leva-las para um local externo, que pode ser na própria escola, caso nesta tenha plantas, se não, pode-se ir até um local próximo com a presença das mesmas. Peça para que cada criança observe tudo que conseguem ver na planta, e anotem por meio de um desenho.

 

4. De volta à sala de aula, em uma roda de conversa, discuta com os alunos as partes da planta que elas observaram. Aproveite essa discussão e apresente outras partes que as mesmas não conseguiram observar. Como sugestão, pode-se consultar a seguinte aula:

- Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21474

 

5. Sugere-se também, que seja feita a leitura de algumas literaturas que discutam a morfologia das plantas, dentre elas, podem-se usar:

- NESSMANN, Philippe. Plantas. Editora: IBEP Nacional.

- PIROZZI, Ricardo. O reino das Plantas: uma viagem pelo mundo da Botânica. Editora: IBEP Nacional.

- RODRIGUES, Rosicler Martins. O mundo das Plantas. Editora: Moderna

 

6. A partir desta breve introdução, apresente para as crianças o processo de fotossíntese, para isto, em uma roda de leitura, apresente às crianças a seguinte literatura:

- BRANCO, Samuel Murgel. Florinha e a Fotossíntese. Editora: Moderna.

florinha

Fonte: Editora Moderna

 

7. Em seguida, se possível leve as crianças até um laboratório de botânico mais próximo, para que possam visualizar mais de perto as partes das plantas e as responsáveis pelo processo de fotossíntese. Se não for possível, utilize-se dos seguintes recursos, para explicar como ocorre esse processo:

*Animações:

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/fotossintese.html

http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/index.php?option=com_content&view=article&id=572&Itemid=91

http://www.ecoanimateca.net.br/?page=animacao&file=YWRtaW4vYXBwL3dlYnJvb3QvYXJxdWl2b3NfZGVtby9kZW1vXzE1My5zd2Y=&idanima=MTUz

 

 

 

 

*Vídeos:

- O mundo de Beakman – Fotossíntese

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B9NnSZ-92y0

- La fotossíntesis

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_qLD8tPJOYw

 

 

 

 

 

8. Após a apresentação destes recursos, em uma roda de conversa, relembre com as crianças os principais conceitos vistos sobre o processo da fotossíntese. Procure enfatizar a importância da luz para esse processo, pois é através desta que os vegetais transformam o gás carbônico e água em glicose e oxigênio, os quais são fundamentais para a vida dos demais seres vivos.

* Para explicar ainda mais essas questões, podem-se utilizar os seguintes experimentos:

8.1 –Experimento 1: Iluminação com diferentes cores pode influenciar no crescimento de plantas?

Objetivo: - Verificar se existe diferença de crescimento em plantas se forem iluminadas com cores diferentes

Material necessário

- Sementes de alpiste ou de mostarda

- 5 vasos pequenos com terra vegetal adubada

- 5 caixas de papelão

- Papéis celofanes nas cores azul, amarelo, vermelho, verde e transparente

- Fita adesiva

- Tesoura

- Régua

Procedimentos:

- Pegue as cinco caixas de papelão e faça pequenas aberturas em suas laterais para haver ventilação;

- Depois retire boa parte da tampa, deixando apenas o seu esqueleto, substituindo-a por papel celofane duplo;

- Em seguida, prenda o celofane nas bordas da tampa com fita adesiva;

- Cada caixa deverá ter uma das cores de celofane e uma caixa com papel transparente (também de celofane), que servirá como o controle do experimento;

- Em cada um dos cinco vasos, plante seis sementes de alpiste ou de mostarda;

-  Depois cada vaso será colocado em uma caixa de cor diferente, em condições idênticas de iluminação;

-  A ideia é que a luz incida no vaso através do celofane colorido. Não se esqueça de regar os vasos  todos os dias, e mantê-los sempre no mesmo lugar;

- No terceiro dia, já poderá se observar a germinação das sementes, escolha a que lhe parecer mais vigorosa, observe e acompanhe com os alunos.

Resultados:

- A probabilidade é que o crescimento seja maior e mais rápido nas plantas em que estiver com o celofane vermelho e azul, isto pelo fato destas cores absorverem mais luminosidade.

**Maiores informações sobre esse experimento pode ser encontrado em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/iluminacao-diferentes-cores-pode-influenciar-crescimento-plantas-474543.shtml

 

*** Outros experimentos sobre fotossíntese que podem ser utilizados nesta aula são:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/manutencao-vida-623274.shtml

 

 

 

 

 

 

9 – Ao final, desta discussão e experimentação, faça com as crianças um cartaz coletivo que retrate o processo de fotossíntese, para isto utilize:

- Papel Craft ou cartolina;

- Palitos de Madeira (palitos de picolé);

- Papel color set colorido;

- E.V.A;

- Cola e tesoura;

- Folhas;

- Lápis de cor, hidrocor, tinta guache; etc.

- Pincéis;

- Fita adesiva.

*Não se esqueça de expor esse cartaz na escola.

OBS: Professor! Aproveite este momento para ampliar o vocabulário das crianças, por isso é muito importante que sejam apresentados os nomes científicos que envolvem o processo da fotossíntese.

 

Atividade 3: A Poluição interfere na fotossíntese?

1.  A partir das discussões sobre fotossíntese, em uma roda de conversa, retome com as crianças tudo que foi discutido até o momento. Comece relembrando como nos alimentamos, do que nos alimentamos, em seguida, enfatize a alimentação das plantas, o do que elas precisam para se alimentar e como ocorre esse processo.

 

2. Em seguida, com base nas respostas das crianças, pode-se entregar uma folha de papel sulfite dividida ao meio, peça, então, para que de um lado as crianças desenhem o processo humano de alimentação e de outro o processo das plantas (fotossíntese). O que pode ser feito da seguinte maneira:

Digestão Fotossíntese
 

 

 

 

 

 

 

3. Depois, em uma nova roda de conversa, questione às crianças sobre a poluição e de como esta pode interferir no processo de alimentação das plantas. Peça para que elas registrem, por meio de um desenho em uma folha de papel sulfite, como a poluição pode interferir no processo de fotossíntese.

 

4. Com as crianças dispostas em círculo, apresente-as uma literatura que traga ainda mais informações sobre as consequências da poluição:

- BRANCO, Samuel Murgel. A poluição do ar. Editora: Moderna.

poluar

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

**Outras literaturas que também poderão ser utilizadas para esta discussão são:

DOMENICO, Guca. A poluição tem solução. Editora: Nova Alexandria.

CAST, C. Vance. A poluição. Editora: Callis.

ROCHA, Ruth. Quem vai salvar a vida. Editora: FTD.

ROCHA, Ruth. O menino que morreu afogado no lixo. Editora: FTD.

 

5. Ao final da história, com as crianças ainda dispostas em círculo apresente alguns vídeos sobre a poluição, dentre eles, sugerem-se:

- Poluição e baixa umidade do ar

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMT9VpJQQ20

- Vamos diminuir os gases poluentes

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JbryZEaQ1Uk

**Também, podem-se utilizar alguns dos episódios do Planeta Pipsqueak, dentre os quais, sugerem-se:

Pipsqueak

Fonte: Synapse Digital

a) Pipsqueak recicla

b) Pipsqueak e as coisas velhas

c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica

d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos

e) Pipsqueak e os brinquedos

f) Pipsqueak e a auto-sustentação

g) Pipsqueak viaja para o futuro

*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site:

http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

6. Ao final, faça uma grande discussão com as crianças sobre os problemas causados pela poluição. Não se esqueça de enfatizar o quão a poluição é prejudicial à fotossíntese, uma vez que as folhas das plantas podem ser encobertas pelas fuligens dos resíduos (queimadas) impedindo que as plantas captem a energia luminosa necessária para o processo de fotossíntese.

7. Em seguida, construa com as crianças uma cartaz coletivo, no qual seja apresentada uma pequena campanha contra a poluição, com o intuito de informar os demais colegas da escola e da comunidade sobre os prejuízos que a poluição pode causar. O qual pode ser feito com o auxílio dos seguintes materiais:

 - Papel Craft ou cartolina;

- Palitos de Madeira (palitos de picolé);

- Papel color set colorido;

- E.V.A;

- Cola e tesoura;

- Imagens de poluição encontradas em revistas;

- Lápis de cor, hidrocor, tinta guache; etc.

- Pincéis;

- Fita adesiva.

 

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fotossíntese Animação/simulação
Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar? Experimento prático
Fotossíntese Vídeo
Reações fotoquímicas - Química da fotossíntese Animação/simulação
A viagem de Kemi - Reações fotoquímicas - A descoberta da fotossíntese Vídeo
Para onde vai o verde? Experimento prático
A viagem de Kemi - Reações fotoquímicas - Em busca da reação de fotossíntese Animação/simulação
Fotossíntese Animação/simulação
Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Organize com as crianças a construção de uma “televisão informativa” sobre o processo de fotossíntese. Desta forma, peça para que estas ajudem a escrever como ocorre esse processo. Em seguida, construa com os alunos a Televisão de Papelão, contemplando a imagem das plantas e suas principais características, bem como todas as suas partes envolvidas no processo da fotossíntese, com base no que foi aprendido durante a aula.  Sendo assim, cada uma irá, em uma folha de papel desenhar uma das partes desse processo. Depois com todos os desenhos em mãos, e com a ajuda das crianças, confeccionem a Televisão.

*Para maiores orientações sobre a construção da Televisão de papelão, acesse: http://ufmbb.org.br/sorriso/?page_id=745

** Não se esqueçam de enfeitar a televisão. Quando estiver pronta, pode-se fazer uma apresentação na sala, assim, conforme chegue for chegando a cada uma das etapas, oriente a criança ir falando um pouco sobre o processo da fotossíntese.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam a respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

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