Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cuidando de nossos dentes

 

02/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da higiene bucal e como realiza-la;

Identificar a necessidade do cuidado com os dentes;

Perceber os efeitos da cárie para nossa saúde.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 dias, com 40 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios. No entanto, considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de aplicar a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Para que servem e o que fazem os dentes?

1. Para introduzir a temática da aula, em uma roda de conversa, questione as crianças sobre:

- Para que servem os dentes?

- Em quais momentos de seu dia-a-dia você os usa?

- Quais as características dos dentes? Todos são iguais?

2. Após esta primeira conversa, divida a sala em grupo de 3 a 4 alunos, e peça para que cada um, com massa de modelar, molde os diferentes alimentos que podemos ingerir com a ajuda dos dentes.

3. Com isso, apresente a ela o seguinte desenho: “Corpo Humano – A boca e os dentes”, Editora DeAgostini, 2004

A boca e os dentes

Fonte: Editora DeAgostini

 

4. A partir deste vídeo, faça a retomada com os alunos sobre os principais conceitos apresentados, destacando: quais os dentes que encontramos em nossa boca; o que estes fazem; como eles são formados; quais suas partes; e pelo que mais nossa boca é responsável. Assim, com essas informações construa um texto coletivo com os principais conceitos discutidos, e ao final faça uma maquete, também coletiva, sobre a boca e os dentes, demonstrando a importância destes para a vida humana. 

Para a realização da maquete, poderão ser utilizados diversos recursos como:

- Massa de modelar;

- Argila;

- Palito de madeira;

- Papéis coloridos;

- Placas de E.V.A coloridas;

- Cola;

- Tesoura;

- Retalhos de tecidos;

- Hidrocor;

- Guache;

- Algodão;

(E o que mais o professor ache necessário)

 

Atividade 2: O que a cárie causa a nossa saúde?

1. Após essa primeira sistematização feita sobre a formação dos dentes e sua utilidade,  em uma roda de conversa, questione os alunos sobre:

              - O que acontece com os dentes após comermos? 

             - Será que eles ficam sujos?

            - O que acontece com os dentes se eles vão ficando sujos?

2. Entregue uma folha sulfite com o contorno de um dente impresso, e peça para que cada criança desenhe neste dente o que acontece com este quando fica sujo.

3. Em uma roda de leitura, faça a “contação de uma história” sobre a cárie. Esta história pode ser contada com a ajuda de fantoches. Poderá ser utilizada neste momento, algumas histórias como:

ALTENFELDER, Luciana. Léo está com dor de dente. Editora: Quinteto Editorial.

Léo está com dor de dente

Fonte: Quinteto Editorial

 

CARRASCO, Walcyr. O jacaré com dor de dente. Editora: Lazuli, 2008.

O jacaré com dor de dente

Fonte: Editora Lazuli

 

CIRANDA CULTURAL. A dor de dente de Tito. Editora: Ciranda Cultural, 2009.

A dor de dente de Tito

Fonte: Ciranda Cultural

 

HUELIN, Jodi. Sid, o cientista – Cárie é um buraco no seu dente. Editora: Fundamentos, 2010.

Sid o Cientista

Fonte: Editora Fundamentos

 

TERRA, Ana. E o dente ainda doía. Editora: DCL, 2012.

E o dente ainda doía

Fonte: Editora DCL

 

4. Após a leitura da história, apresente às crianças uma animação sobre os efeitos da cárie em nossos dentes.

Sugestão de vídeo:

“O Rei Cárie”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dXpFNb_gDKc&feature=related

“Sorriso Saudável, Futuro Brilhante". História do Dr. Dentuço e a Lenda do Reino do Dente em 10 capítulos”, disponíveis em: http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Multimidia.cvsp

Dr Dentuço

Fonte: Colgate - Mundo da Criança

5. Faça um cartaz bem grande em formato de um dente. Peça para que as crianças, em pequenos pedaços de sulfite desenhem as sujeiras que vão ficando em nosso dente, conforme vamos nos alimentando. Depois, peça para que cada criança cole a sujeira no cartaz.

6. Depois em outro cartaz ainda com o contorno de um dente, peça para que as crianças vão desenhando neste, coletivamente, como este ficará com as cáries. Essa atividade pode ser feita com o auxílio de diversos materiais, como: guache, lápis de cor; hidrocor; giz de cera; cola colorida; EVA; etc.

7. Ao final, em uma nova roda de conversa, retome com as crianças os principais conceitos dessa atividade, como por exemplo: o que é cárie? Como ela se forma em nosso dente? E o que ela pode causar?

 

Atividade 3: Cuidando da saúde de nossos dentes!

A partir da compreensão sobre a  cárie, em uma roda de conversa, questione às crianças sobre o cuidado com os nossos dentes:

- Como podemos eliminar a cárie de nosso dente?

- O que podemos utilizar para isto?

- Como podemos fazer?

- O que vocês fazem para manter sempre os dentes bem limpinhos?

2. Entregue um sulfite para cada criança e peça para que ilustrem o que elas fazem para cuidar de seus dentes.

3. Apresente então, às crianças um vídeo ou literatura que demonstre as formas que podemos cuidar de nossos dentes.

Para esta atividade, como sugestão, podem-se ser utilizados os seguintes vídeos:

“Missão: saúde bucal”, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g

“Sid, o cientista – Quero bolo”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8&feature=related

“Como escovar os dentes”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jMmZe-CI7_U

“Lavo os dentinhos”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5uGBmjjQDTI&feature=related

“Castelo Ra Tim Bum – Ratinho: Escovando os dentes”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BJM8lj3PQbc

“Zuzubalândia – Escovando os dentes”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VEOYwqEsXzo

Podem-se também, utilizar as seguintes literaturas:

COUTO, João Luiz do. O Elefante que não sabia escovar os dentes. Editora: Giostri, 2009.

O elefante que não sabia escovar os dentes

Fonte: Editora Giostri

 

GOMES, Jaqueline. A festa dos dentes. Editora: Gaudi Editorial, 2009.

A festa dos dentes

Fonte: Gaudi Editorial

 

ODRIOZOLA, Beatriz. Vamos escovar os dentes. Editora: Leitura, 2006.

Vamos escovar os dentes

Fonte: Editora Leitura

4. Ao final desta apresentação, em uma roda de conversa, destaque com a ajuda das crianças, as principais formas de cuidado com os nossos dentes. Para isso, leve  uma escova de dentes bem grande,  um fio dental e  uma pasta de dente (que poderão ser feitos em cartolina). Desta forma, pegue o dente que estava todo sujo de cárie, e com a ajuda das crianças, simulem uma escovação.

5. Após as crianças voltarem do lanche, inicie com elas o processo de escovação. Para isso, entregue para cada criança uma escova diferente, de preferência que esteja anotado o nome da mesma, ou peça para que elas tragam de casa. Seria interessante, com a ajuda de uma arca dentária, primeiro demonstrar o processo de escovação para as crianças, e depois leva-las para escovar, fazendo o mesmo na arca junto com as crianças, para que elas aprendam o processo direitinho de escovação. Não se esqueça de ensinar também, a utilização do fio dental.

6. Nesta aula, sugere-se a presença de um dentista, que possa falar com as crianças e explicar todo o processo de escovação, retomando os principais conceitos que foram discutidos em toda a aula, e assim, as crianças possam fazer novas perguntas sobre o tema.

7. Após a visita do dentista, construa com as crianças uma sequência de cartazes, nos quais demonstrem: para que servem os dentes; o que acontece com a sujeira que fica; e como podemos cuidar de nossos dentes. Essa atividade pode ser feita com a ajuda de diversos materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; etc. Para que enfeitem seus cartazes e os deixem bem chamativos.

8. Ao final, exponha os cartazes na escola.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos um teatro sobre uma criança que não escovava os dentes, no qual os alunos assumam diferentes personagens, como: o dente, as cáries, os alimentos, a escova, o fio dental, a pasta, etc. Não esqueça, de escrever a história junto com as crianças, e coletivamente montarem todas as personagens, adereços, etc. Ao final, realizem uma apresentação para toda a escola e também, para os pais.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • CAMILA GONCALVES DA CRUZ, CEIA C INF ANDREIA AZEVEDO , Minas Gerais - dijo:
    camilagdacruz@hotmail.com

    03/05/2015

    Quatro estrelas

    Gostaria de fazer uma ênfase com relação aos conhecimentos prévios. Acho que se constitui como uma tarefa essencial para se trabalhar qualquer tema, já que mesmo as crianças pequenas já tem uma relação com a escovação fora da escola. E como sugestão, penso que seria legal envolver a família nas atividades, propondo que os pais realizem a escovação em casa com as crianças e mandem registros para ser socializado na escola (desenhos, textos, fotos, etc). Parabéns pelo trabalho!


  • CAMILA GONCALVES DA CRUZ, CEIA C INF ANDREIA AZEVEDO , Minas Gerais - dijo:
    camilagdacruz@hotmail.com

    03/05/2015

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a proposta. A dentição é um assunto de suma importância para se trabalhar na educação infantil, por se tratar de um tema que está presente no dia a dia das crianças. Por isso, o envolvimento é muito maior. Dos pontos que mais gostei no plano, gostaria de destacar as rodas de conversa ao final das atividades. Isso possibilita a sistematização dos conhecimentos por parte das crianças, além de ser um momento onde elas podem apresentar suas conclusões e tirar dúvidas.


  • maria aparecida f romano, Secretaria Municipal de Educação de SAO PAULO , São Paulo - dijo:
    nascidafrei@ig.com.br

    17/02/2013

    Quatro estrelas

    Achei bem legal sua abordgem e quero parabenizá-los,estava precisando de ideias.At ++


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.