Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Animais: Seguindo rastros

 

02/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características de cada animal a partir das pistas encontradas;

Duração das atividades
2 horas aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1. Antes dos alunos entrarem na sala ou em um espaço maior da escola, que seja possível, o professor fará uma trilha, como um um jogo de percurso, no qual deverá ir deixando determinados objetos que se relacionam a alguns animais, como por exemplo:

- Ovos de galinha;

- Pote com terra;

- Ovos de codorna;

- Mel;

- Pote com leite;

- Saco com penas;

- Aquário;

- Bananas;

- Cenoura;

- Osso;

- Lã.

(E mais aqueles que o professor ache necessário).

Para mais ideias sobre os materias que podem ser utilizados para a confecção da trilha, acesse:

 

 

 

 

 

2. Antes dos alunos entrarem no ambiente, o professor deverá formar uma "roda de conversa" com os mesmos, e criar uma história na qual afirme que a escola na noite passada fora invadida por diversos animais. No entanto, ainda não conseguiram descobrir quais que entraram na escola. Mas eles acabaram deixando pistas e, com isso,  os alunos foram convidados para serem detetives e ajudar o professor a descobrir que animais passaram pela escola!

 

Atividade 2:

1. Ao entrar no ambiente, os alunos deverão seguir a trilha e manusear os objetos que a compõem identificando-os. Para isso, o professor poderá passar com os alunos por cada objeto questionando sobre:

- O que é isso?

- Que animal nos lembra esse objeto?

2. Após passarem por toda a trilha, os alunos, individualmente, receberão uma folha dividida em várias partes e em cada quadrado terá uma figura pequena de cada objeto contido na trilha. Desta forma,eles deverão desenhar o animal que eles lembraram ao visualizar o objeto referido.

ANIMAL OBJETO
Cachorro Osso
   

 

Atividade 3:

1. Em uma "roda de conversa", os alunos exporão os desenhos que fizeram de cada animal com seu respectivo objeto.

2. O professor fará um painel que imite a folha que as crianças receberam. Munidos de figuras de diversos animais, cada aluno deverá colar  cada animal ao lado de seu respectivo objeto. Como por exemplo: na frente do desenho de ovos, colar a figura de uma galinha; na frente do desenho da cenoura, colar um coelho; e assim por diante.

3. Após essa primeira apresentação, ainda na "roda de conversa", o professor poderá fazer os seguintes questionamentos sobre cada um dos animais indicados por eles:

- Que animal é esse?

- Onde ele vive?

- Quais são suas principais características?

- O que ele come?

- O que ele produz?

( E mais questões que o professor considere importante).

4. Ao final, o professor poderá apresentar música: SALTIMBANCOS, OS. Bicharia. de Chico Buarque. A qual pode ser encontrada em: http://www.youtube.com/watch?v=zZhCVWadbWo&feature=related

 

Os Saltimbancos - Bicharia

Fonte: http://www.musicsense.org/192610video2621723-bicharia.htm

 

BICHARIA

Os Saltimbancos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.

Fonte: http://letras.cifras.com.br/os-saltimbancos/bicharia

5. Pode ser proposto, também, que os alunos se caracterizem como os animais que fazem parte da música e utilizem, para isso, dos objetos que foram trabalhados nas atividades 01 e 02; organizando, desta forma, uma apresentação da música, em forma de peça teatral para toda a escola e comunidade.

 

* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Animais - atividade 1: quem passou por aqui? Experimento prático
Recursos Complementares

a) Livros de Ciências para Educação Infantil:

 

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos para Educação Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: os alunos divididos em duplas, receberão uma folha na qual contenha diversos quadradinhos, e um envelope com várias figuras de animais. O professor fará uma espécie de "Charada", destacando as características principais de cada animal discutido, e assim, pela ordem com que o professor fale, os alunos deverão procurar a figura correspondente e colá-la em cada quadrado. Como por exemplo: "Eu sou muito bonzinho, adoro um carinho, gosto muito de meu dono e tento defende-lo de qualquer perigo. Meus dentes são grandes e fortes, mas só os uso para comer uma ração ou um osso bem gostoso. Posso ser grande ou pequeno, e adoro passear! Eu sou...". Assim, o aluno procurará a figura do cachorro e colará no primeiro quadrado.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.