Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Animais e suas formas de locomoção

 

08/03/2013

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as diversas espécies de animais;

- Ampliar o vocabulário;

- Conhecer os diferentes animais que existem;

- Identificar os diferentes meios de locomoção dos animais;

- Conhecer as diferentes características de cada animal.

Duração das atividades
5 dias, com aproximadamente 30 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Quais os animais que eu conheço?

1.  Para introduzir a temática sobre os Animais e suas formas de locomoção é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela, desperte a curiosidade dos alunos em relação aos animais. Para isso, questione:

- Quais animais vocês conhecem?

- Falem algumas características desses animais.

- Se vocês fossem um animal, qual vocês seriam?

2. Em seguida, divida as crianças em grupos de 3 ou 4 alunos; entregue para cada grupo uma cartolina e os oriente a desenharem os animais de sua preferência. Neste momento, procure ir questionando os alunos sobre os adereços que forem desenhando a esses animais, como: paisagem de fundo.

3. Com os cartazes prontos, peça para cada grupo expor aos demais colegas, em uma roda de conversa, de modo que possam socializar e explicar um pouquinho sobre os animais desenhados.

4. Confeccione máscaras de diferentes animais, a partir das preferências demonstradas pelos alunos nos itens anteriores. (Alguns moldes de máscaras de animais podem ser encontrados no seguinte link: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/08/mascaras-de-animais.html). Outra sugestão, é a entrega das máscaras em preto e branco, para que as crianças, com o auxílio de tinta guache possam colori-las.

 

5. Com as máscaras prontas, construa com as crianças uma narração sobre a vida dos animais, com base apenas nos conhecimentos prévios que elas têm dos animais elencados por elas. Em seguida, peça para que as crianças encenem a história, atentando-se para imitar/reproduzir o mais fiel possível à característica do animal que escolheu.

 

6.  Para ilustrar ainda mais essa discussão e encenação, pode ser apresentado às crianças o vídeo:

- Hi-5: Animais.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=05G49IhjqT

 

7. Faça na lousa ou em um cartaz, uma tabela com os nomes de animais elencados pelas crianças e, se achar interessante, destaque uma característica de cada, que as crianças levantaram.

8. Em uma roda de leitura, apresente às crianças a seguinte literatura:

 

- CHILD, Lauren. Charlie e Lola - Animais. São Paulo: Ática, 2009.

animais

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

* Sugere-se que a leitura seja feita de maneira interativa, seja por meio de figuras, fantoches, ou até mesmo com o auxílio de um flanelógrafo.

 9. Procure explorar a história contada. Desta forma, ainda em uma roda de conversa, peça para que as crianças destaquem os animais que aparecem na mesma. Registre o nome desses animais.

10. Em seguida, com o auxílio de massa de modelar, oriente às crianças para escolherem um dos animais que aparecem na história de “Charlie e Lola” e peça para que reproduzam. Essa atividade também pode ser feita com a confecção de um mosaico, em que a partir do contorno dos animais, as crianças, com o auxílio de papéis coloridos cortados em quadradinhos ou de E.V.A, preencham a figura do animal escolhido, colorindo-o.

* É interessante fazer uma exposição destes trabalhos.

 

Atividade 2: Conhecendo os animais através das poesias...

1. Para dar continuidade à discussão sobre os animais e algumas de suas características, bem como com o intuito de ampliar ainda mais o vocabulário e o conhecimento sobre os gêneros literários, neste momento, sugere-se, neste momento, alguns trabalhos com poesias que vêm contribuir ainda mais para o conhecimento dos diferentes animais e suas características.

- Para isso, leve às crianças em um local com um espaço considerável, para que possam se movimentar livremente, sem que algum objeto as atrapalhe. Em seguida, com o auxílio de um aparelho de som, coloque o seguinte CD para que as crianças ouçam:

      -“Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil”.

           Músicas de Paulo Bira sobre os poemas de Lalau sobre a fauna brasileira.

          Gravadora: Azul Music

animais brasileirinhos

Fonte: http://brasileirinhos.bandcamp.com/

- Procure explorar os gestos e movimentos das crianças no momento da audição da música;

- Estimule-as a irem imitando os animais, inventando gestos próprios para cada canção.

2. A partir da apresentação e dinamização da canção, em uma roda de conversa, traga imagens dos animais que aparecem nas músicas, procure trazer fotos que demonstrem as características reais dos animais neste momento, evite imagens estereotipadas.

3. Em seguida, faça a leitura com as crianças das poesias que inspiraram essas canções, faça um painel com algumas das poesias, pode-se também, ir trabalhando por vários dias com as poesias, de modo a ir alternando. Faça um painel com papel craft e procure enfeita-lo com imagens do animal correspondente, para que a criança possa visualizar.

Para esse trabalho, sugerem-se as seguintes obras:

- LALAU; LAURABEATRIZ. Brasileirinhos – Poesia para os bichos mais especiais da nossa Fauna. Editora: Cosac Naif.

brasi1

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

- LALAU; LAURABEATRIZ. Bem Brasileirinhos. Editora: Cosac Naif.

brasi2

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

- LALAU; LAURABEATRIZ. Mais Brasileirinhos. Editora: Cosac Naif.

brasi3

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

- LALAU; LAURABEATRIZ. Os novos Brasileirinhos. Editora: Cosac Naif.

brasi4

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

4. Após apresentação das poesias, com as crianças divididas em grupos de 3 ou 4 alunos, sugira que façam uma pesquisa, com o auxílio dos responsáveis, estimule-os a escolher um ou dois dos animais apresentados e a fazerem uma pesquisa sobre as principais características, como: habitat; classe; reprodução; locomoção; etc.

5. A partir da pesquisa realizada, em uma roda de conversa, estimule cada grupo a explicar um pouco sobre o que encontrou a respeito do animal ou animais escolhidos para os demais colegas.

5. Entregue para cada grupo um pedaço de papel craft, sugere-se que, com o auxílio de hidrocor e tinta guache, as crianças reproduzam os animais escolhidos, fazendo um belo painel. O mesmo também, pode ser feito com dobraduras.

6. A partir da dinamização das poesias e pesquisas realizadas, pode-se, neste momento, organizar um musical na escola. Para isso, com o auxílio de um professor de música, as crianças podem aprender a cantar as canções. Outra sugestão, é que durante a apresentação, as crianças estejam caracterizadas de alguns dos animais. Não se esqueça de promover um festival na escola para a apresentação.

7. Ao final, de volta à sala de aula, com o intuito de fixar ainda mais a aula, pode-se fazer algumas “charadinhas” às crianças. Para isso, entregue cartas diferentes, contendo em cada uma a foto de um dos animais. Depois, com elas sentadas em um círculo, faça questões que englobem as características dos animais, para que elas possam adivinhar. Para ficar mais interessante, pode-se dividi-las em grupos e fazer uma pequena gincana na sala.

8. Para dinamizar e ilustrar ainda mais essa discussão sobre os animais e suas características, podem ser utilizados os seguintes recursos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Atividade 3: Como esses animais se locomovem!?

1. Ao estudar os animais, desde aqueles que elas conhecem, até a apresentação da fauna riquíssima que temos em nosso país, mediante a pesquisa e observação das características destes, ficará visível às formas de locomoção dos mesmos. No entanto, como serão trabalhadas várias características destes animais, neste momento, o intuito é que faça-se o recorte na forma de locomoção destes animais. Por isso, os itens aqui propostos visam focar ainda mais nessa questão.

- Para continuar o trabalho com as poesias, sugere-se que seja apresentada às crianças algumas das poesias de Vinícius de Moraes sobre os animais, as quais podem ser encontradas na seguinte obra:

- MORAES, Vinicius. A Arca de Noé. Editora: Companhia das Letrinhas.

arca de noe

Fonte: http://www.ciadasletras.com.br

 

*A apresentação das poesias pode ser tanto feita por meio de cartazes com a transcrição das poesias, quanto por meio de um teatro de fantoches, em que o fantoche do respectivo animal, vem e declama a poesia sobre ele.

 

2. Com a leitura das poesias, em uma roda de conversa, procure estimular as crianças a discutirem sobre o que foi apresentado, para isso, sugere-se as seguintes questões:

-Quais animais encontramos nestas poesias?

- O que acontece com eles?

- Quais as características de cada um?

 

3. A partir da resposta das crianças, confeccione com a ajuda delas, uma arca coletiva, nela cole as imagens dos animais que fazem parte do livro, o que pode ser feito da seguinte maneira:

Materiais:

- Papel Craft ou cartolina;

- Palitos de Madeira (palitos de picolé);

- Papel color set colorido;

- E.V.A;

- Cola e tesoura;

- Contornos da face dos diferentes bichos que encontramos nas poesias;

- Lápis de cor, hidrocor, tinta guache; etc.

- Pincéis;

- Fita adesiva.

Procedimentos:

- Com a ajuda de papel craft ou cartolina, faça o contorno de uma arca, recorte e peça para as crianças colorirem, também, pode ser revestida com palitos de madeira (aqueles utilizados para se fazer picolés).

-Em seguida, com o auxílio da fita adesiva, pregue a arca na parede ou lousa da sala, será interessante fazer algumas janelinhas com os papéis coloridos, em formato de círculo e colar. Procure fazê-las de um tamanho que caiba os contornos das faces dos bichos selecionados;

- Entregue um animal para cada dupla ou trio de alunos (dependendo da quantidade de crianças que houver na sala); oriente-os a colorirem os animais, o que pode ser feito com tinta ou lápis de cor;

- Com as faces pintadas, recorte-as e cole-as cada uma em uma janelinha diferente. Se achar interessante, recorte as letras, cada uma de uma cor diferente no E.V.A com a seguinte descrição: “Arca de Noé”, e cole-as sobre a arca.

Resultados:

- A arca pronta será um instrumento riquíssimo para as próximas questões que virão, além de estimular a criatividade e conhecimento das crianças sobre os animais.

 

4. Após a confecção da arca, em uma roda de conversa, questione as crianças sobre os nomes dos animais que foram vistos até o momento, conforme elas verbalizem, procure ir anotando na lousa ou em um cartaz.

 

5. Em seguida, faça alguns questionamentos às crianças, dentre eles:

- Como mudamos de uma lugar para o outro?

- Podemos fazer isto de quais formas?

- E os meios de transporte, como carros, aviões, navios?

- Mas e os animais, como será que eles se locomovem?

- Será que eles andam pela terra, pela água ou voando?

 

6. Registre na frente de cada nome de animal, as hipóteses das crianças sobre as formas de locomoção dos mesmos, destacando se essa ocorre na terra, na água ou voando. Formando uma tabela, parecida com a abaixo:

ANIMAIS

FORMAS DE

LOCOMOÇÃO
 

Cachorro

Terrestre

 

Baleia

Aquática

 

Beija-Flor

Voador

 

*E assim por diante.

**Sugere-se que ao invés de fazer esta tabela apenas com as palavras, que também sejam colocadas figuras dos animais e na classificação da locomoção a imagem de um rio/mar, uma paisagem terrestre e uma de um céu, junto, para que as crianças possam visualizar melhor e ir reconhecendo as palavras.

OBS:Procure deixar claro que alguns animais podem andar na terra, nadarem ou voarem, ou seja, locomoverem-se de mais de uma forma. No entanto, oriente os alunos a focarem apenas em uma que mais lhe chamarem a atenção. Não se esqueça de apresentar aos alunos a nomenclatura científica correta, como por exemplo: animais que vivem nas águas são aquáticos; etc.

7. Para confirmar as hipóteses das crianças, leve-as à Biblioteca da Escola, ou à uma biblioteca mais próxima. Realize com as mesmas uma pesquisa sobre os animais e suas formas de locomoção, como meio de comprovar ou refutar as hipóteses fornecidas por elas. Com isso, se for necessário, com a ajuda dos alunos, reorganize o quadro.

Podem-se utilizar algumas literaturas para ajudar a ilustrar ainda mais essa discussão, dentre elas:

- BONCENS, Christophe. O grande livro dos animais. Ciranda Cultural, 2011.

animais20

Fonte: Editora Ciranda Cultural

 

- KELLY, EMMA. Baltazar e a Casa dos Animais. Editora: IBEP Nacional.

casa

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

8. Ao final, proponha a construção de um painel coletivo. Para isso utilize diversos materiais, como:

- Diferentes figuras de animais;

- Papel craft;

- Cola;

- Tesoura;

- EVA;

- Diversos papéis coloridos;

- Guache;

- Giz de cera, hidrocor e lápis de cor; etc.

10. Nesse painel, construa com os alunos uma paisagem, a qual tenha um céu (nuvens), terra, água. Desta forma, peça para que as crianças pintem os diversos animais e os colem de acordo com seu meio de locomoção. Por exemplo, o pássaro no céu; o cachorro na terra e a baleia na água, e assim por diante.

11. Pode-se também, organizar uma encenação retomando todas as características, de forma que as crianças encenem um dos animais apresentados, e sua forma de locomoção.

 

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Livro animado de Zuzubalândia Animação/simulação
Animais e ambiente Vídeo
Jogando com os animais Software Educacional
Animais Animação/simulação
Animais - atividade 1: quem passou por aqui? Experimento prático
Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:

1. Com os alunos divididos em duplas, entregue para cada uma das fichas com as fotos de diferentes animais.

2. Depois entregue três folhas, cada uma com o desenho que represente: o céu, a terra e a água.

3. Peça então, para que cada dupla cole as respectivas fichas na folha correspondente ao tipo de locomoção de cada animal.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam a respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.