22/08/2012
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão.
2. Conhecer e compreender o que é um ecossistema;
3. Conhecer o modo de vida e as características de alguns animais (aracnídeos, insetos etc.);
4. Pesquisar em diversas fontes, como livros, revistas, jornais, internet etc.;
5. Conhecer e observar fenômenos da natureza como o ciclo da água.
Estar familiarizado com os estados (sólido, líquido e gasoso) da água.
ATIVIDADE 1: TERRÁRIO
1. O professor iniciará a aula com a apresentação do filme: Vida de Insetos, realizando um debate ao final deste.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-13550/
*Sugestões de questões norteadoras para o debate:
- Sobre o que fala o filme?
- No filme aparecem muitos animais, vocês conhecem algum deles? Gostaria de falar quais aparecem?
- Qual a importância das formigas para o meio ambiente?
- A que grupo de animais as formigas pertencem?
- Há outros insetos no filme?
- Aranha é inseto? (Não, é um aracnídeo).
- Há outros animais que aparecem no filme que não são insetos? (tatu-bola).
- Onde as formigas vivem?
- Todas as formigas eram iguais?
- Como elas se organizavam/dividiam no formigueiro?
- Elas trabalham sozinhas?
- O que comiam?
- Para que serviam os alimentos que coletavam?
- Por que a formiga temia os gafanhotos?
2. Ao fim do debate, o professor solicitará que os alunos desenhem, em uma folha de papel de tamanho A4, os animais observados no filme.
3. O professor poderá também, fazer uma lista dos insetos que aparecem no filme acrescentando outros a classe conheça.
4. Num momento posterior, ao relembrar o filme, o professor explicará que o filme retrata um ecossistema. Mas o que seria um ecossistema? Para a compreensão desta questão, além de pesquisas em livros, revistas, sites etc., o professor realizará com a classe à construção de um terrário, de modo que possam observar as relações que a fauna, flora, microorganismo e o ambiente (composto pelos elementos: solo, atmosfera, água) estabelecem entre si, formando então um ecossistema.
3. Construção do terrário:
Objetivo:
Observação de um ecossistema e dos elementos que o compõe.
Materiais:
- 1 aquário ou garrafa pet de água de 5 litros;
- Tesoura;
- Areia lavada;
- Terra vegetal adubada;
- Fragmentos de caule de planta ou árvore;
- Carvão vegetal triturado;
- Regador pequeno para molhar o terrário;
- Pedrinhas de cascalhos;
- Pequenas plantas que gostam de água (musgos, bromélias, azaleias, plantas carnívoras, mini samambaias, mini antúrios, avenca etc.);
- Pequenos animais (formiga, aranhas, joaninhas, caramujos, planárias, minhocas, louva-deus, tatu-bola etc.);
- Filme plástico para cobrir o terrário;
- Ferramentas de jardinagem ou colheres para ajudar no plantio das mudas.
Procedimentos:
1. Lave bem o aquário;
2. Despeje uma camada de pedras, de modo que cubra todo o fundo;
3. Coloque a areia, de modo a formar uma camada de cerca de 2,5 cm;
4. Faça uma camada com carvão mineral triturado;
5. Despeje terra formando uma camada com aproximadamente 5 cm de espessura;
6. Introduza as plantas;
7. Colocar algumas pedrinhas e fragmentos de caule de plantas ou árvores espalhados;
8. Com as ferramentas de jardinagem, faça pequenos furos na terra e plante das mudas;
9. Regue o terrário com água, sem encharcá-lo;
10. Cubra-o com filme plástico;
11. O terrário deve ficar em um ambiente iluminado, mas sem a incidência do sol.
12. Observe o terrário diariamente com a classe.
*Sobre a construção de terrários, o professor poderá consultar:
LIVROS:
Terrários: Ciência e Arte - Maria C. Neiva de Carvalho; Ruy I. Neiva de Carvalho.
Fonte: Editora UFPR
SITES:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml
http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Terr%C3%A1rio-Para-Bichos-Pequenos
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_estudodemeio-cofeccaodeu
ATIVIDADE 2: OBSERVANDO E PESQUISANDO OS SERES VIVOS DO TERRÁRIO
1. Três vezes por semana, a classe observará o terrário, relatando, em uma roda de conversa, suas impressões. Estas deverão ser datadas e registradas em um caderno pelo professor. É importante que o professor estimule os alunos em suas observações, questionando-lhes alguns aspectos relativos aos seres vivos que se encontram no terrário e fenômenos naturais que ocorrem. As questões norteadoras, sugeridas abaixo, deverão também ser objeto de investigação e pesquisa da classe.
- O que podemos observar dentro do nosso terrário? (plantas, pedras, animais, folhas, terra etc.)
- Todos os elementos são seres vivos?
- O que são seres vivos? (seres que nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem).
- Quais elementos do terrário são seres vivos? (plantas e animais).
- E quais são os elementos não vivo?
- Do que os seres vivos precisam para viver? (água, alimentação, luz e calor do sol etc.).
- Quais animais vivem no terrário?
- A que grupo pertencem?
- Todos são insetos?
- Qual a diferença entre insetos e aracnídeos?
- Como sabemos que um animal é um inseto?
- Vamos pesquisar como é formado o corpo dos insetos?
- Do que se alimentam os animais do terrário?
- Como se locomovem?
- Qual é o seu habitat? São aquáticos ou terrestres?
- Vamos eleger um deles para pesquisar esta semana, sobre sua alimentação, locomoção, hábitos, curiosidades, características físicas, como nascem?
- Os insetos são nocivos ou úteis ao ser humano?
- Quais insetos são úteis/benéficos aos seres humanos?
- Há insetos perigosos ao homem?
- Qual outro ser vivo que há no terrário? (plantas)
- Como será que nascem?
- Do que precisam para viver?
- Quais as partes de uma planta?
2. Cada uma destas questões dará origem a um registro feito pelo aluno em forma de desenho. Estes registros serão reunidos, posteriormente, originando o álbum: Terrário: o que vimos e observamos. Cada uma das folhas de registro deverá conter uma ou mais questões anteriormente debatidas. No álbum, o professor incluirá as datas e observações do terrário e os registros dos debates, contendo as falas, hipóteses e conclusões dos alunos.
*Exemplo dos registros para o álbum:
TERRÁRIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS
NOME DO ALUNO:
SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS OBSERVADOs
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Outro registro:
TERRÁRIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS
NOME DO ALUNO:
O QUE OS SERES VIVOS NECESSITAM PARA VIVER?
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3. À medida que forem estudando os animais do terrário, o professor proporá a modelagem de alguns destes, por meio de massa de modelar, material reciclado, papel marchê, origami etc.
* Algumas sugestões para o professor:
- Insetos de papelão: professor Sassá.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FatihLYTrb8
- Borboleta de copo de plástico: professor Sassá.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fA2XyVt7sAQ&feature=relmfu
- Art Attack: Bichos de jornal.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UT5GCqyC5FQ&feature=related
- Club Origami.
Disponível em: http://en.origami-club.com/bug/index.html
4. O professor poderá incluir nas aulas, leitura de histórias, de fábulas, de contos e músicas acerca do aspecto específico do terrário que abordará: determinado animal, ciclo da água, plantas etc..
*Sugestões de livros:
- MACHADO, Ana Maria. Doroteia, a centopeia. Coleção Batutinha. Ed. Salamandra.
- MACHADO, Milton. A centopeia e os seus sapatinhos. Ed. Ática.
- PAES, Ducarmo. A joaninha que perdeu as pintinhas. Ed. Noovha América.
- LA FONTAINE. A cigarra e a formiga.
- A história da aranha. Série lelé da cuca. Ed. Ática.
-A aranha talentosa. Ciranda Cultural.
- CARDON, Laurent. Aranha por um fio. Ed.Biruta.
- ANDERSON, Judith; gordon, Mike. Coleção Milagres da Natureza: Era uma vez uma semente.
- BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009). Ciclo de Vida: De Semente a Girassol. São Paulo: Zastras.
*Sugestões de músicas:
- Dona Aranha.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA
- Formiguinha:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MetHKpaVYbg
- Baratinha.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew&feature=related
- Abelha:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DwO6t7ycQQM
- Joaninha:
Disponível em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=0B15kKTPhWc
- Carnaval das Minhoca. Palavra Cantada:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JAzspnuwYaw
- Água. Palavra cantada.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik&feature=related
ATIVIDADE 3: AS GOTAS DA CHUVA
1. A partir da observação das gotas depositadas no filme plástico, que veda o aquário, o professor questionará os alunos como elas apareceram, de onde vieram, se parece com alguma situação ou fenômeno da natureza que conhecem.
2. Em seguida proporá o seguinte experimento.
Experimento: Fazendo chuva!
Objetivo:
Observar o processo envolvido para a formação da chuva: condensação.
Materiais:
- Panela;
- Fogão ou fogareiro;
- Água;
- Recipiente de vidro com tampa metálica (pote de geleia, frutas em conserva, azeitona etc.);
- Cubos de gelo.
- Corante
Procedimentos:
1. Despeje a água na panela, pingue algumas gotas de corante e aqueça a mistura no fogão;
2. Vire a tampa de metal ao contrário e coloque alguns cubos de gelo na tampa do recipiente de vidro;
3. Após fervida, despeje a água no recipiente de vidro com cuidado;
4. Cubra o recipiente de vidro com a tampa com gelo;
5. Observe o que acontece.
Resultado:
- O vapor d’água ao entrar em contato com a superfície fria da tampa se condensará, formando gotículas de água, que cairão em forma de chuva.
- Os resultados devem ser discutidos com a classe e relacionados ao terrário.
*Experimentos similares e outros recursos que o professor poderá utilizar:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/estadfis9.pdf
http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/brincareaprender.asp?fich=fazerchuva.xml
http://www.imta.gob.mx/educacion-ambiental/aprende/interface.html
http://saae.saocarlos.sp.gov.br/saaeambiental/planeta.html
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-5
3. Em seguida, o professor fará a leitura do livro: Milagres da Natureza: Era uma vez uma gota de chuva, de Judith Anderson e Mike Gordon, e discutirá com a classe as ideias por ele abordadas. É importante que o professor relacione as informações trazidas pelo livro, com o que acontece no terrário.
Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3133&Exec=1
*Outra sugestão de livro:
QUENTAL, Cristina de; MAGALHÃES, Mariana. Ciclo da água. Editora Gailivro.
4. Para finalizar esta etapa, será apresentado o um vídeo: O ciclo da água.
*Disponível em:
Nome | Tipo |
---|---|
Plantas - atividade 5: Podemos reproduzir um ecossistema? | Experimento prático |
Construção e acompanhamento de terrário - Aula 2 | Experimento prático |
Construção e acompanhamento de terrário - Aula 3 | Experimento prático |
Construção e acompanhamento de terrário - Aula 1 | Experimento prático |
Terrário | Experimento prático |
LIVROS:
BAILEY, Jacqui; LILLY, Matthew. Coleção: ciência viva. A História da água. Ed. DCL.
RODARI, Gianni e COSTA, Nicoletta. O homem da chuva. Ed. Biruta.
ORTHOF, Sylvia. Um pipi choveu aqui. Ed. Global.
TRIPLEHOERN, Charles A.; JONNSON, Norman. Estudo dos insetos. Ed. CENGAGE.
ARDAGH, Philip. Na casa do Leo: bichos arrepiantes. Ed. Companhia das Letrinhas.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanos: a tarântula atarantada. Ed. Manati.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanos: o pernilongo pernóstico. Ed. Manati.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanos: a libélula abilolada. Ed. Manati.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanosa cobra e o grilo. Ed. Manati.
SITES:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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25/06/2014
Cinco estrelasEU ACHEI A AULA MARAVILHOSA, POIS QUERIA TRABALHAR COM O TERRÁRIO E NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ACHAR UMA ATIVIDADE QUE ME PERMITISSE TRABALHAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA. ESSA AULA É TUDO QUE EU PRECISAVA
11/09/2013
Cinco estrelasAula perfeita, super completa e com objetivos muito claros. Já etou providenciando os materiais sugeridos para execução destas aulas! Parabéns!