Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Você tem um corpo ou você é um corpo?

 

17/12/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano;

Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Solicitar ao alunos que reflitam sobre a seguinte questão:

Eu tenho um corpo ou eu sou um corpo? Por quê?

Pedir que registrem a resposta dessa questão em uma folha de papel.

Recolher os registros dos alunos e solicitar que eles se agrupem em trios para discutir e registrar, em uma folha de papel, suas opiniões sobre:

Nós temos um corpo ou nós somos um corpo? Por quê?

Após cinco minutos de discussão, organizar os trios para a apresentação da opinião de todos e debate geral.

Durante esse momento de apresentação e debate, o professor deverá organizar dois painéis, um contendo as respostas dos trios que concordaram que temos um corpo, e o outro painel, contendo a resposta dos que concordaram que somos um corpo. Ao final da apresentação, informar a quantidade de respostas presentes nos dois painéis.

Debater com os alunos a seguinte questão:

Afinal, que resposta dar a esta pergunta: nós temos um corpo ou somos um corpo?

Bom, quem pensa que tem um corpo, então acredita que o mesmo é uma espécie de caixa que serve para “guardar” o pensamento (a mente), como se a mente e o corpo fossem duas coisas diferentes.

Por outro lado, quem pensa que é um corpo, então sabe que nossos pensamentos são criações do próprio corpo, pois é ele quem, por meio do cérebro e do sistema nervoso, permite a realização desta importante atividade corporal, que é o ato de pensar.

No nosso entendimento, você não tem um corpo e sim, que você é um corpo que pensa, que se movimenta e sente. É importante saber que não temos um corpo, como se o mesmo fosse algo emprestado para colocar dentro dele nossos pensamentos e sim, que somos, cada um de nós, um corpo, que deve ser cuidado com muito carinho para poder crescer saudável, inteligente e feliz.

Para saber mais acesse o site: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf 

Ao final do debate avaliar se:

  1. houve opiniões e concepções diferentes;
  2. algum aluno mudou de opinião em relação a sua primeira resposta e;
  3. se a questão causou muita polêmica e discussão na turma.

Para a continuidade da reflexão a respeito desta questão, informar aos alunos que a próxima aula será no Laboratório de Informática, onde será feito uma pesquisa sobre imagens e/ou vídeos, a respeito da concepção e o sentido que o corpo assumiu durante a construção do mundo ocidental.

Aulas 3 e 4

No Laboratório de Informática, solicitar que os alunos se organizem em dupla e entregar o roteiro de pesquisa, contendo os períodos históricos e os sites que serão utilizados para a pesquisa.

Caso a escola não tenha Laboratório de Informática, o professor levará imagens de corpos para a sala de aula.

Sugestão do roteiro de pesquisa: 

Em duplas, acessar os sites sugeridos e:

Inserir duas imagens no programa Power Point ou Word (Microsoft Office) para cada período histórico sugerido nesse roteiro.

Escrever, abaixo de cada imagem, qual era a função, o sentido ou a profissão do/s corpo/s presente/s em cada imagem, ou seja, o que aquele/s corpo/s estava/m fazendo ali.

Períodos históricos a serem pesquisados:

  1. O corpo na Grécia antiga (a.C.);
  2. O corpo na Idade Média (séc. V ao XV);
  3. O corpo na Idade Moderna (séc. XV ao XVIII);
  4. O corpo no século XIX;
  5. O corpo na atualidade.

Sites sugeridos:

http://www.google.com.br/images. Acesso em 18 jul. 2010. 

http://www.fotosearch.com.br/. Acesso em 18 jul. 2010. 

http://www.youtube.com/. Acesso em 18 jul. 2010. 

Sugestões de Fotos:

O corpo na Grécia antiga (a.C.)

Disponível em: http://www.monsores.net/blog/wp-content/uploads/2008/06/olympians-12.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

 

Disponível em: http://www.mlahanas.de/Greeks/Fashion/Weaving.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

 

O corpo na Idade Média  

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SWSqbUkhijI/AAAAAAAADXs/7o_9b6Oum5E/s400/Barbaros+no+inicio+da+Idade+Media.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://arrastao.weblog.com.pt/arquivo/spanish_inquisition_court.jpg&imgrefurl=http://arrastao.org/sem-categoria/idade-media/&usg=__R6Mw1qG_EJQHildgLXn68oQBTIc=&h=802&w=538&sz=135&hl=pt-BR&start=7&itbs=1&tbnid=xqVEs2lJmEtyFM:&tbnh=143&tbnw=96&prev=/images%3Fq%3Dcorpos%2Bna%2Bidade%2Bm%25C3%25A9dia%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1. Acesso em 18 jul. 2010.

Disponível em: http://raulmarinhog.files.wordpress.com/2008/12/idade-media.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

O corpo na Idade Moderna

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maciejowski_Tower_of_Babel.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Escribano.jpg Acesso em 18 jul. 2010.

O corpo no século XIX

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_0aXrS15Uu-g/S69cO8P9o_I/AAAAAAAAALM/4bVKdbeVNYo/s1600/belle+epoque1.jpg. Acesso em 18 jul.2010.

Disponível em: http://virtualhiphopzine.zip.net/images/escravos-navionegreiro.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_9ciie5zy-Ik/TApen0fBfxI/AAAAAAAAARg/X8YDMJaMlI8/s1600/Prolet%C3%83%C2%A1rio.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

O corpo na atualidade  

Disponível em: http://passapalavra.info/wp-content/uploads/2009/04/f090425_escravfabrica03.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

Disponível em: http://www.semanarioelmundo.com.ar/archivo_2008/1095/images_1095/06spining/010808_spining_athila.jpg . Acesso em 18 jul. 2010. 

Disponível em: http://api.ning.com/files/JZWO7r2VQT*ozTedqFUyuMhQpJHlV8DPScR8SJYVUCvSCkTyAFDFK0s1BKzFQkqajjgWEHOWhPk5a2NqDPo5pciZHelClD8C/fome.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.

                   

Ao término da pesquisa, reunir os alunos e assistir exposições das imagens com multimídia, direcionando uma discussão frente às seguintes questões:

  1. O nosso corpo sempre foi o mesmo na história da humanidade?
  2. Quais foram os significados atribuídos ao nosso corpo na história da humanidade?
  3. Na história da humanidade sempre tivemos um corpo ou sempre fomos um corpo? E hoje?

Solicitar que os alunos façam uma reportagem para ser divulgada no jornal e/ou no site da escola com o tema: Eu tenho um corpo ou eu sou um corpo? Sugerir também, a publicação desse texto em blog criado pelo professor. Sugestão de provedores gratuitos para criação de blog:

http://www.blogger.com   

http://www.criarumblog.com   

http://www.uniblog.com.br  

Recursos Complementares

Sugestões de leituras sobre o corpo humano:

PAIM, M. C. C., STREY, M. N. Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 10, n° 79, dez. 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd79/corpos.htm. Acesso em: 18 jul. 2010.

DRAMBOS, D. D., CORTE, L. C. D., JAEGER, A. A. Jaeger. O corpo na Idade Média. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, n° 121, Jun. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd121/o-corpo-na-idade-media.htm. Acesso em: 18 jul. 2010.

MUÑOZ PALAFOX, G. H. Nosso corpo e a educação física. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf. Acesso em 18 jul. 2010.

BLESSMANN. E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4737/0. Acesso em 14 ago. 2010.   

Avaliação

Observar se, durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo a opinião dos colegas.

Avaliar se os alunos conseguiram, durante as discussões, perceberam que o pensamento, o movimento e sentimento são atividades corporais, ou seja, são criações de nosso próprio corpo, superando assim a visão fragmentada de corpo e mente.

Avaliar se os alunos identificaram os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • BRUNO MADEIROS DA SILVA, ASSOCIACAO DE ENSINO COLEGIO BATISTA MORIAH , Alagoas - dijo:
    brunomadeiros@gmail.com

    14/04/2014

    Cinco estrelas

    Show de bola a aula. Levará os alunos a refletirem sobre o quão são completos enquanto seres. Não apenas seres que se movimentam, mas seres capazes de algo mais!


  • Emanuel Mateus da Silva, EEM Gabriel Bezerra de Morais , Ceará - dijo:
    emanuel.mateus23@gmail.com

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    A sugestão da atividade levará os educandos a relfetir sobre essa ditadura da moda que está institituída ao longo do tempo.


  • Gleiciane, Jovem do Boa União , Acre - dijo:
    gleicianeadvincula@gmail.com

    10/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente orientação!


  • nathalia, terezinha de jesus , Goiás - dijo:
    naty_gatinha@hotmail.com

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    gostei sim foii otimo amei...............


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.