28/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
- Construir o "garrafone";
- Aprender a tocar o instrumento;
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para construir um "garrafone" você precisará de:
a) Algumas garrafas de vidro, de preferência, transparentes (nós indicaríamos a utilização de cinco ou sete garrafas, visando ao trabalho com escalas pentatônicas ou diatônicas);
b) Uma caneta esferográfica (apenas a parte de fora, sem a carga) ou uma vareta de madeira com diâmetro e comprimento similar;
c) Anilina ou tintas de cores diferentes (opcional).
Atividade 1
Introdução e Audição analítica
Os "garrafones", da maneira como pretendemos trabalhar nesta aula, pertencem a uma família de instrumentos chamados de idiofones. A principal característica deles é o fato do som ser produzido pelo corpo inteiro do instrumento, e não por uma parte específica, como as cordas de um violão ou a pele de um tambor. É o mesmo caso de instrumentos de percussão, tais como: o prato e o agogô. A diferença é que o "garrafone" produz alturas definidas. Mostre exemplos de instrumentos que funcionam de maneira semelhante, tais como: o metalofone, a marimba e o xilofone. Abaixo estão alguns exemplos que você poderá utilizar em sala de aula:
Brasileirinho estilizado
http://www.youtube.com/watch?v=sNIK_1UDcvU
Orquestra de garrafas
http://www.youtube.com/watch?v=Lbnk-YmmlbY
Mozart no patins Mozart's Symphony No. 40
http://www.youtube.com/watch?v=KePjkCySBCs
Peça aos alunos para analisarem os instrumentos dos exemplos e tentarem descobrir por qual princípio eles fazem as alturas diferentes soar: no caso do "Brasileirinho", são as diferentes quantidades de água e algumas garrafas de tamanho e formato diferentes; no caso da "Orquestra de garrafas", garrafas de diferentes tamanhos são assopradas e percutidas; no caso da sinfonia no. 40 de Mozart, um patinador percute as garrafas previamente afinadas e organizadas para que soem como a peça em questão.
Atividade 2
Construindo o instrumento
Comece conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.
Mostre o material que será utilizado e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.
Inicie afinando as garrafas com água. A escolha das notas variará de acordo com a maneira como você utilizar o "garrafone" – no nosso exemplo utilizaremos uma escala de dó maior. Tenha perto de você um instrumento de altura definida que dê uma referência de afinação - um teclado, um diapasão ou mesmo um afinador eletrônico são boas opções.
1. Disponha as sete garrafas em frente a você e a cada aluno. Bata com a baqueta (parte de fora da caneta esferográfica ou a vareta de madeira) na garrafa vazia e descubra, com auxílio do instrumento-referência, que nota a garrafa produz. Vá colocando água, “tocando a garrafa” e o instrumento-referência até atingir a nota dó. Marque, com um pincel ou marcador permanente, o lugar exato do nível da água.
2. As próximas notas sempre terão um pouco mais de água que a garrafa anterior. Repita o procedimento até conseguir a escala com as sete garrafas. Adote o sentido grave-agudo indo da esquerda para a direita (como na maioria dos instrumentos convencionais).
3. Se você optar por usar anilina, despeje um pouco em cada garrafa, sempre variando a cor, ou esvazie as garrafas e pinte-as. Combine um código com os alunos para que todos tenham um instrumento padronizado e seja mais fácil fazer referência à relação nota-garrafa no futuro.
4. Seu "garrafone" está pronto.
Atividade 3
Utilizando o instrumento
Agora vamos tocar o nosso "garrafone". Há uma grande quantidade de exercícios que você pode adotar para trabalhar com o instrumento. O exemplo que vamos dar a seguir é apenas uma dica, mas você pode e deve se sentir livre para adotar o caminho que julgar mais adequado a seus objetivos.
Primeiro vamos conhecer o instrumento. Organize essa exploração:
1. Determine uma pulsação. Opte por um andamento lento para não criar dificuldades técnicas.
2. Peça para os alunos tocarem uma nota por pulso, da mais grave até a mais aguda (da esquerda para a direita, portanto) e depois fazerem o caminho inverso.
3. Agora divida a turma em dois grupos: um irá fazer exatamente o que foi feito no passo 2, enquanto o outro fará o caminho inverso, começando no agudo, passando pelas notas graves e voltando ao ponto inicial. Ao fim, pergunte aos alunos o que aconteceu e qual a sensação produzida.
Agora escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. O objetivo será fazer com que alguns alunos da turma cantem a melodia e os outros executem um acompanhamento no "garrafone".
Você tem duas opções: pedir para os “garrafonistas” executarem um ostinato (leia em Recursos Complementares) que servirá como base para o canto ou pedir para eles executarem a nota fundamental do acorde de cada momento – e mais uma vez vai a dica para se tomar o cuidado de não escolher uma canção muito complexa, com mudanças excessivas de acordes. É necessário também que o instrumento possua as notas necessárias para executar tanto o ostinato criado quanto as fundamentais dos acordes (podendo haver a escolha por outras notas que não as fundamentais para facilitar o trabalho).
Recursos complementares do MEC
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
Aprendendo a reciclar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
Reciclagem de Materiais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
Verbetes da Wikipédia:
Idiofone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiofone
Ostinato
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Aulas do Portal do Professor
Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 01
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13736
Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 02
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13737
1) Observe se o garrafone foi construído de maneira satisfatória;
2) Observe se os alunos conseguiram tocar o instrumento de forma satisfátória.
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