Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Where is the LOVE? Discutindo racismo e xenofobia através da música

 

31/08/2010

Autor y Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar, na música Where is the love?, situações que indicam preocupação com o racismo e xenofobia ao redor do mundo.

Duração das atividades
03 horas/aula de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o conceito dos termos:

tolerância: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tolerância  

xenofobia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia 

racismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo  

Sites acessados em: 17 de Julho de 2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Apresente a seguinte figura aos seus alunos:

Figura 1: Charge sobre racismo.

Fonte: http://cuarentaynueve.files.wordpress.com/2010/05/racismo-thumb1.jpg 

Acesso em 17 de Julho de 2010.

Questione aos alunos:

What is happening in the situation?

Which dog is racist?

What is racism for you?

Os alunos deverão notar que há uma situação de preconceito entre os dois cachorros. O cachorro branco destrata o negro e a senhora o denomina racista. Os alunos deverão entender que racismo é o conceito de que existe raças superiores a outras.

Apresente outra figura a classe:

Figura 2: Figura relacionada à xenofobia.

Fonte: http://vocabmadeeasy.com/wp-content/uploads/2010/03/xenophobia.jpg  

 Acesso em 17 de Julho de 2010.

Depois, pergunte aos aprendizes:

How the picture can be related with the concept of xenophobia?

Os alunos deverão notar que a frase descrita na figura mostra que todos serão, de alguma forma, estrangeiros em algum lugar. É uma forma de manifestação contra a xenofobia.

Mostre essa terceira figura:

Figura 3: Tolerância.

Fonte: http://onlineacademics.org/CATraining/42-16749558_36_24~Tolerance-Posters.jpg  

Acesso em 17 de Julho de 2010.

Pergunte aos alunos:

How tolerance happens in this situation?

Os alunos deverão notar que há tolerância entre dois animais, que geralmente não se toleram.

Finalize esta aula questionando aos alunos:

What is happening around the world that involves tolerance, xenophobia and racism?

Os aprendizes deverão relatar acontecimentos que foram noticiados que envolvam os três conceitos citados anteriormente.

Encoraje-os a usarem a língua alvo o máximo que puderem.

Aula 2

Trabalhando com a música "Where is the love?"

Figura 4: Banda Black Eyed Peas

Fonte: http://musicanocoracao.blogs.sapo.pt/arquivo/1184_733298897_black_eyed_peas_2_H155356_L.jpg  

Acesso em: 17 de Julho de 2010.

Inicie esta aula apresentando aos alunos o vídeo clip da música "Where is the love?". Visite: http://www.youtube.com/watch?v=WpYeekQkAdc  

Acesso em: 17 de julho de 2010.

Logo após, relate aos seus aprendizes a história da música "Where is the love?":

A banda Black Eyed Peas foi lançada ao mundo com esta música. A canção foi escrita por Will.I.am, Taboo, Apl.de.ap, Justin Timberlake (por razões técnicas, Timberlake não apareceu no videoclipe da canção), Ron Fair, P. Board, G.Pajon Jr, M.Fratantuno, e J.Curtis, e co-produzido por Will.I.am e Ron Fair. Nesse tema pacifista anti-guerras, o Black Eyed Peas lamentam por vários problemas no mundo. Muitos problemas são discutidos, o que inclui mas não se limita ao terrorismo, a hipocrisia do governo dos EUA, racismo, guerras, intolerância e cobiça. Preocupados com esses problemas, os Peas pediram ajuda de Timberlake, que implora (presumidamente à Deus), "Pai, Pai, Pai, nos ajude, nos mande uma ajuda do céu... porque as pessoas me veem perguntando... Onde está o amor?". Alguns vêem esta canção como um protesto contra a invasão do Iraque de 2003 por ter sido lançado logo após a invasão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Where_Is_the_Love%3F  

Acesso em: 17 de Julho de 2010.

Entregue a letra da música para os alunos e repita o vídeo. Observe a letra da canção:

Where Is The Love

Black Eyed Peas

Composição: Black Eyed Peas/Justin Timberlake

What's wrong with the world, mama

People livin' like they ain't got no mamas

I think the whole world addicted to the drama

Only attracted to things that'll bring you trauma

Overseas, yeah, we try to stop terrorism

But we still got terrorists here livin'

In the USA, the big CIAThe Bloods and The Crips and the KKK

But if you only have love for your own race

Then you only leave space to discriminate

And to discriminate only generates hate

And when you hate then you're bound to get irate, yeah

Badness is what you demonstrate

And that's exactly how anger works and operates

Man, you gotta have love just to set it straight

Take control of your mind and meditate

Let your soul gravitate to the love, y'all, y'all

People killin', people dieing

Children hurt and you hear them cryin'

Can you practice what you preach

And would you turn the other cheek

Father, Father, Father help us

Send some guidance from above

'Cause people got me, got me questionin'

Where's the love? (Love)

Where's the love? (The love)

Where's the love? (The love)

Where's the love?

The love, the love

It just ain't the same, always in change

New days are strange, is the world insane

If love and peace is so strong

Why are there pieces of love that don't belong

Nations droppin' bombs

Chemical gasses fillin' lungs of little ones

With ongoin' sufferin' as the youth die young

So ask yourself is the lovin' really gone

So I could ask myself really what is goin' wrong

In this world that we livin' in people keep on givin'in

Makin' wrong decisions, only visions of them dividends

Not respectin' each other, deny the brother

A war is goin' on but the reason's undercover

The truth is kept secret, it's swept under the rug

If you never know truth then you never know love

Where's the love, y'all, come on (I don't know)

Where's the truth, y'all, come on (I don't know)

Where's the love, y'all

People killin', people dyin'

Children hurt and you hear them cryin'

Can you practice what you preach

And would you turn the other cheek

Father, Father, Father help us

Send some guidance from above

'Cause people got me, got me questionin

'Where's the love? (Love)

Where's the love? (The love)

Where's the love? (The love)

Where's the love?

The love, the loveI feel the weight of the world on my shoulders

As I'm gettin' older, y'all, people gets colder

Most of us only care about money makin'

Selfishness got us followin' our wrong direction

Wrong information always shown by the media

Negative images is the main criteria

Infecting the young minds faster than bacteria

Kids wanna act like what they see in the cinema

Yo', whatever happened to the values of humanity

Whatever happened to the fairness in equality

Instead in spreading love we spreading animosity

Lack of understanding, leading lives away from unity

That's the reason why sometimes

I'm feelin' under

That's the reason why sometimes

I'm feelin' down

There's no wonder why sometimes I'm feelin' under

Gotta keep my faith alive till love is foundmy faith you self

Where's the love?

Where's the love?

Where's the love?

where's the love?

Father, Father, Father help us

Send some guidance from above

'Cause people got me, got me questionin'

Where's the love?

We begin only , a world , a world what is all than we do we begin, a world, a world

Fonte: http://letras.terra.com.br/black-eyed-peas/446106/  

Acesso em: 17 de julho de 2010.

Peça aos alunos que verifiquem o vocabulário de toda a canção. Ajude-os se necessário. Caso tenha necessidade, autorize o uso de dicionários bilingues. Verifique a sugestão dada em Recursos Complementares.

Incentive os alunos a cantar e observe a pronúncia das palavras, prestando atenção à parte em que eles têm mais dificuldade.

Aula 3

Repita o vídeo da canção "Where is the love?". Veja o link na aula 2.

Logo após pergunte aos alunos, usando a primeira sentença da música:

"What's wrong with the world?"

Encoraje-os a descobrirem, através da música, o que há de errado com o mundo.

Os alunos deverão socializar o resultado desta pesquisa. Peça- os que busquem por ilustrações, informações e outros recursos para que seja feita uma exposição.

Determine aos alunos que os mesmos devem focar a pesquisa em questões de racismo, xenofobia e tolerânica.

Para esta atividade, divida a sala em grupos.

Logo após, encoraje os aprendizes a fazerem cartazes para a exposição. Veja os passos a serem seguidos para alcançar uma escrita satisfatória:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Recursos Complementares

Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(Acesso em 17 de julho de 2010)  

Para saber mais sobre racismo, acesse:

http://www.globalissues.org/article/165/racism 

(Acesso em 17 de julho de 2010)

Para saber mais sobre xenofobia, visite:

http://www.brasilescola.com/doencas/xenofobia.htm 

(Acesso em 17 de julho de 2010)

Para um site interessante sobre tolerância, acesse:

http://www.tolerance.org/ 

(Acesso em 17 de Agosto de 2010)

Avaliação

Avalie a apresentação/exposição dos alunos seguindo a tabela:

Criatividade:

3- Trabalho extremamente criativo. Figuras variadas sobre os temas propostos na sequência didática apresentada.

2- Trabalho criativo. Algumas figuras relacionadas com os temas propostos. Presença de figuras fora do contexto.

1- Trabalho sem criatividade ou com pouca criatividade. Poucas figuras ou nenhuma.

Conteúdo:

3- Conteúdo muito bem exposto. Coerência e coesão nas informações mostradas pelo grupo.

2- Conteúdo razoável. Poucas informações coerentes.

1- Conteúdo irrelevante. Pouca ou nenhuma informação. As informações apresentadas não condiz com o trabalho proposto.

Apresentação escrita:

3- Trabalho extremamente revisado. Poucos ou nenhum erro ortográfico. Tempos verbais utilizados corretamente. Citação das respectivas fontes de acesso.

2- Trabalho revisado. Alguns erros presentes. Alguns tempos verbais foram usados erroneamente. Sem citação de fontes.

1- Trabalho não revisado. Vários erros ortográficos e de tempos verbais. Sem citação de fontes.

Apresentação oral:

3- Uso entre 70 e 100% da língua alvo na apresentação.

2- Uso entre 40 e 69% da língua alvo na apresentação.

1- Uso entre 0 e 39% da língua alvo na apresentação.

Apresente, posteriormente,um feedback aos alunos. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.