31/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
O aluno aprenderá a identificar, na música Where is the love?, situações que indicam preocupação com o racismo e xenofobia ao redor do mundo.
Os alunos deverão conhecer o conceito dos termos:
tolerância: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tolerância
xenofobia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia
racismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo
Sites acessados em: 17 de Julho de 2010.
Apresente a seguinte figura aos seus alunos:
Figura 1: Charge sobre racismo.
Fonte: http://cuarentaynueve.files.wordpress.com/2010/05/racismo-thumb1.jpg
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Questione aos alunos:
What is happening in the situation?
Which dog is racist?
What is racism for you?
Os alunos deverão notar que há uma situação de preconceito entre os dois cachorros. O cachorro branco destrata o negro e a senhora o denomina racista. Os alunos deverão entender que racismo é o conceito de que existe raças superiores a outras.
Apresente outra figura a classe:
Figura 2: Figura relacionada à xenofobia.
Fonte: http://vocabmadeeasy.com/wp-content/uploads/2010/03/xenophobia.jpg
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Depois, pergunte aos aprendizes:
How the picture can be related with the concept of xenophobia?
Os alunos deverão notar que a frase descrita na figura mostra que todos serão, de alguma forma, estrangeiros em algum lugar. É uma forma de manifestação contra a xenofobia.
Mostre essa terceira figura:
Figura 3: Tolerância.
Fonte: http://onlineacademics.org/CATraining/42-16749558_36_24~Tolerance-Posters.jpg
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Pergunte aos alunos:
How tolerance happens in this situation?
Os alunos deverão notar que há tolerância entre dois animais, que geralmente não se toleram.
Finalize esta aula questionando aos alunos:
What is happening around the world that involves tolerance, xenophobia and racism?
Os aprendizes deverão relatar acontecimentos que foram noticiados que envolvam os três conceitos citados anteriormente.
Encoraje-os a usarem a língua alvo o máximo que puderem.
Figura 4: Banda Black Eyed Peas
Fonte: http://musicanocoracao.blogs.sapo.pt/arquivo/1184_733298897_black_eyed_peas_2_H155356_L.jpg
Acesso em: 17 de Julho de 2010.
Inicie esta aula apresentando aos alunos o vídeo clip da música "Where is the love?". Visite: http://www.youtube.com/watch?v=WpYeekQkAdc
Acesso em: 17 de julho de 2010.
Logo após, relate aos seus aprendizes a história da música "Where is the love?":
A banda Black Eyed Peas foi lançada ao mundo com esta música. A canção foi escrita por Will.I.am, Taboo, Apl.de.ap, Justin Timberlake (por razões técnicas, Timberlake não apareceu no videoclipe da canção), Ron Fair, P. Board, G.Pajon Jr, M.Fratantuno, e J.Curtis, e co-produzido por Will.I.am e Ron Fair. Nesse tema pacifista anti-guerras, o Black Eyed Peas lamentam por vários problemas no mundo. Muitos problemas são discutidos, o que inclui mas não se limita ao terrorismo, a hipocrisia do governo dos EUA, racismo, guerras, intolerância e cobiça. Preocupados com esses problemas, os Peas pediram ajuda de Timberlake, que implora (presumidamente à Deus), "Pai, Pai, Pai, nos ajude, nos mande uma ajuda do céu... porque as pessoas me veem perguntando... Onde está o amor?". Alguns vêem esta canção como um protesto contra a invasão do Iraque de 2003 por ter sido lançado logo após a invasão.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Where_Is_the_Love%3F
Acesso em: 17 de Julho de 2010.
Entregue a letra da música para os alunos e repita o vídeo. Observe a letra da canção:
Where Is The Love
Black Eyed Peas
Composição: Black Eyed Peas/Justin Timberlake
What's wrong with the world, mama
People livin' like they ain't got no mamas
I think the whole world addicted to the drama
Only attracted to things that'll bring you trauma
Overseas, yeah, we try to stop terrorism
But we still got terrorists here livin'
In the USA, the big CIAThe Bloods and The Crips and the KKK
But if you only have love for your own race
Then you only leave space to discriminate
And to discriminate only generates hate
And when you hate then you're bound to get irate, yeah
Badness is what you demonstrate
And that's exactly how anger works and operates
Man, you gotta have love just to set it straight
Take control of your mind and meditate
Let your soul gravitate to the love, y'all, y'all
People killin', people dieing
Children hurt and you hear them cryin'
Can you practice what you preach
And would you turn the other cheek
Father, Father, Father help us
Send some guidance from above
'Cause people got me, got me questionin'
Where's the love? (Love)
Where's the love? (The love)
Where's the love? (The love)
Where's the love?
The love, the love
It just ain't the same, always in change
New days are strange, is the world insane
If love and peace is so strong
Why are there pieces of love that don't belong
Nations droppin' bombs
Chemical gasses fillin' lungs of little ones
With ongoin' sufferin' as the youth die young
So ask yourself is the lovin' really gone
So I could ask myself really what is goin' wrong
In this world that we livin' in people keep on givin'in
Makin' wrong decisions, only visions of them dividends
Not respectin' each other, deny the brother
A war is goin' on but the reason's undercover
The truth is kept secret, it's swept under the rug
If you never know truth then you never know love
Where's the love, y'all, come on (I don't know)
Where's the truth, y'all, come on (I don't know)
Where's the love, y'all
People killin', people dyin'
Children hurt and you hear them cryin'
Can you practice what you preach
And would you turn the other cheek
Father, Father, Father help us
Send some guidance from above
'Cause people got me, got me questionin
'Where's the love? (Love)
Where's the love? (The love)
Where's the love? (The love)
Where's the love?
The love, the loveI feel the weight of the world on my shoulders
As I'm gettin' older, y'all, people gets colder
Most of us only care about money makin'
Selfishness got us followin' our wrong direction
Wrong information always shown by the media
Negative images is the main criteria
Infecting the young minds faster than bacteria
Kids wanna act like what they see in the cinema
Yo', whatever happened to the values of humanity
Whatever happened to the fairness in equality
Instead in spreading love we spreading animosity
Lack of understanding, leading lives away from unity
That's the reason why sometimes
I'm feelin' under
That's the reason why sometimes
I'm feelin' down
There's no wonder why sometimes I'm feelin' under
Gotta keep my faith alive till love is foundmy faith you self
Where's the love?
Where's the love?
Where's the love?
where's the love?
Father, Father, Father help us
Send some guidance from above
'Cause people got me, got me questionin'
Where's the love?
We begin only , a world , a world what is all than we do we begin, a world, a world
Fonte: http://letras.terra.com.br/black-eyed-peas/446106/
Acesso em: 17 de julho de 2010.
Peça aos alunos que verifiquem o vocabulário de toda a canção. Ajude-os se necessário. Caso tenha necessidade, autorize o uso de dicionários bilingues. Verifique a sugestão dada em Recursos Complementares.
Incentive os alunos a cantar e observe a pronúncia das palavras, prestando atenção à parte em que eles têm mais dificuldade.
Repita o vídeo da canção "Where is the love?". Veja o link na aula 2.
Logo após pergunte aos alunos, usando a primeira sentença da música:
"What's wrong with the world?"
Encoraje-os a descobrirem, através da música, o que há de errado com o mundo.
Os alunos deverão socializar o resultado desta pesquisa. Peça- os que busquem por ilustrações, informações e outros recursos para que seja feita uma exposição.
Determine aos alunos que os mesmos devem focar a pesquisa em questões de racismo, xenofobia e tolerânica.
Para esta atividade, divida a sala em grupos.
Logo após, encoraje os aprendizes a fazerem cartazes para a exposição. Veja os passos a serem seguidos para alcançar uma escrita satisfatória:
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.
Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.
Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.
Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.
Dictionary.com
(Acesso em 17 de julho de 2010)
Para saber mais sobre racismo, acesse:
http://www.globalissues.org/article/165/racism
(Acesso em 17 de julho de 2010)
Para saber mais sobre xenofobia, visite:
http://www.brasilescola.com/doencas/xenofobia.htm
(Acesso em 17 de julho de 2010)
Para um site interessante sobre tolerância, acesse:
(Acesso em 17 de Agosto de 2010)
Avalie a apresentação/exposição dos alunos seguindo a tabela:
Criatividade:
3- Trabalho extremamente criativo. Figuras variadas sobre os temas propostos na sequência didática apresentada.
2- Trabalho criativo. Algumas figuras relacionadas com os temas propostos. Presença de figuras fora do contexto.
1- Trabalho sem criatividade ou com pouca criatividade. Poucas figuras ou nenhuma.
Conteúdo:
3- Conteúdo muito bem exposto. Coerência e coesão nas informações mostradas pelo grupo.
2- Conteúdo razoável. Poucas informações coerentes.
1- Conteúdo irrelevante. Pouca ou nenhuma informação. As informações apresentadas não condiz com o trabalho proposto.
Apresentação escrita:
3- Trabalho extremamente revisado. Poucos ou nenhum erro ortográfico. Tempos verbais utilizados corretamente. Citação das respectivas fontes de acesso.
2- Trabalho revisado. Alguns erros presentes. Alguns tempos verbais foram usados erroneamente. Sem citação de fontes.
1- Trabalho não revisado. Vários erros ortográficos e de tempos verbais. Sem citação de fontes.
Apresentação oral:
3- Uso entre 70 e 100% da língua alvo na apresentação.
2- Uso entre 40 e 69% da língua alvo na apresentação.
1- Uso entre 0 e 39% da língua alvo na apresentação.
Apresente, posteriormente,um feedback aos alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/06/2013
Cinco estrelasAdorei a aula! Vou apresentá-la aos meus alunos! Parabéns ao Portal do Professor!