30/08/2012
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
1. Identificar as estações do ano;
2. Identificar características das quatro estações do ano (vestuário, paisagens, vegetação, clima etc.);
3. Compreender o movimento de rotação e translação da Terra;
4. Compreender como a inclinação da Terra e o movimento de translação afetam no clima do planeta e definem as estações do ano;
5. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;
6. Desenvolver e ampliar o vocabulário.
Conhecer o sistema solar.
*NOTA: Apesar da palavra Polos ser grafada com acento agudo no recurso anexado nesta aula, este foi publicado no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC anteriormente à nova reforma ortográfica que entrou em vigor no ano de 2009, eliminando o referido acento nesta palavra. Portanto, as autoras desta aula, embora estejam cientes do conteúdo da reforma, não tem o poder para alterar a ortografia deste recurso.
ATIVIDADE 1: INTRODUZINDO O TEMA
1. O professor iniciará a aula apresentando à classe figuras, ilustrações, fotografias, quadros etc., em tamanho A4, relativas às respectivas estações do ano. Ao mostrar cada figura deverá solicitar aos alunos que observem e relatem suas impressões.
* Como sugestão de quadros, indicamos:
a) Livro:
Os impressionistas e as estações do ano. Ash Russel. Editora Melhoramentos.
Fonte: Editora Melhoramentos.
b) Site:
http://www.cosmos.eti.br/Estacoes.html
* Durante esta atividade, o professor poderá estimular os alunos, questionando:
- O que vocês observam?
- Onde estão as pessoas: na rua, abrigadas em casa, na praia, no parque?
- O que as pessoas estão fazendo?
- Que roupas vestem?
- Usamos estas roupas em períodos frios ou quentes?
- Como são as cores do quadro ou da figura? São cores quentes ou frias?
- Como é a paisagem? O que há nela?
- Como estão as árvores? (Sem folhas, com folhas verdes, com frutos, com flores, com folhas caindo etc.).
- Qual a cor dos campos? O que há nele?
- Durante o ano, ou seja, no período que vai de um aniversário até o outro, vestimos o mesmo tipo de roupas?
- Por que não podemos usar a mesmo tipo de roupas o ano inteiro? (Diferenças de temperaturas, clima, etc.).
- Por que será que o clima muda ao longo do ano?
- Em virtude da mudança do clima, acontecem alguns fenômenos naturais cíclicos, ou seja, que se repetem continuamente, ano após ano. Alguém saberia dizer o nome deste fenômeno que ocorre em virtude da variação do clima? (Estações do ano).
- E quais são as estações do ano?
- Cada estação do ano tem suas peculiaridades/características. Vocês poderiam dizer alguma do verão, do outono, do inverno e da primavera?
2. Ao final da discussão, na qual o professor registrará as hipóteses iniciais dos alunos em um cartaz, será apresentado o vídeo: Doki descobre as estações do ano. Em sequência será discutido com os alunos algumas das características mostradas no vídeo.
* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE
* Outros vídeos que o professor poderá incluir em sua aula:
For Seasons:
http://www.youtube.com/watch?v=nunfKoF_6Rs&feature=related
Marco Olson – Seasons:
http://www.youtube.com/watch?v=LFs_fmqF5x4&feature=related
3. O professor realizará com a classe uma pesquisa acerca das características de cada estação: início e término, meses em que ocorrem, duração dos dias, vegetação, se as estações ocorrem ao mesmo tempo no hemisfério sul e norte etc.
* Sugestão de livro:
BRANCO, Samuel Murgel. Um passeio pelas estações do ano. Coleção Viramundo. Editora Moderna.
Fonte: Editora Moderna.
4. Com o resultado da pesquisa será organizado um livro sobre as quatro estações. Este deverá ser ilustrado pelos alunos, a partir de colagens, pinturas, ilustrações, dobraduras etc. com as características de cada estação.
* Como sugestão, indicamos:
a) Trabalhos:
Disponíveis em:
http://todosespeciais.blogs.sapo.pt/2579.html
http://eco-freixinhos.blogspot.com.br/2008/07/as-estaes-do-ano.html
http://professorajuce.blogspot.com.br/2012/06/estacoes-do-ano-na-educacao-infantil.html
b) Origami:
Disponível em: http://www.en.origami-club.com/
5. Na elaboração do livro, o professor também poderá trabalhar com poesias sobre o tema, solicitando aos alunos que, após a leitura, façam uma ilustração que represente algumas das poesias. Para isso sugerimos o livro:
Histórias e versos das estações do ano. Companhia das Letrinhas.
Fonte: Companhia das Letrinhas.
6. O professor proporá o Jogo das Estações, na qual o professor deverá:
a) Preparar alguns cartões com cenas correspondentes às estações do ano;
b) Espalhar os cartões sobre uma mesa com as imagens voltadas para baixo;
c) Virar os cartões de modo que os alunos identifiquem as estações do ano e algumas de suas características.
7. O professor organizará com a classe um gráfico referente aos aniversariantes de cada estação.
8. O professor poderá construir e trabalhar com o calendário, observando os meses chuvosos, que fazem frios, que fazem calor etc.
*Como sugestão, indicamos: http://lousadigital.blogspot.com.br/2009/01/histria-dos-calendrios.html
ATIVIDADE 2: MOVIMENTOS DA TERRA
1. O professor questionará a classe por que ocorrem as estações do ano. Após ouvirem suas hipóteses iniciais, o professor apresentará a classe um globo terrestre, explicando à classe que embora não percebemos que o planeta Terra se mova, ela possui dois movimentos: o de rotação e o de translação. Ao realizar o movimento de rotação, o planeta Terra gira em torno dele mesmo, levando para isso 24 horas, ou seja, um dia. Destacará que a terra possui um eixo imaginário, sob o qual ela gira. Se observarmos, veremos que esse eixo é inclinado, portando, a Terra gira com certa inclinação (23, 50 graus). O movimento de translação é aquele que a Terra realiza em torno do sol. O tempo gasto para ela dar uma volta inteira em torno do sol é de 1 ano (para que os alunos tenham esta noção de tempo, o professor poderá novamente comparar o tempo remetendo a comemoração do aniversário dos alunos).
2. Para que os alunos possam melhor compreender estes movimentos, o professor realizará os seguintes experimentos:
Experimento 1: Movimento de rotação da Terra.
Objetivo:
- Compreender o movimento de rotação da Terra que dá origem ao dia e a noite.
Materiais:
- 1 bola de isopor
- Alfinetes
- Papel color set de duas cores diferentes
- Tinta guache
- 1 vareta
- 1 lanterna ou
Procedimentos:
1. Desenhe na bola de isopor o planeta terra com seus oceanos, mares e continentes e pinte-os com tinta guache. Este servirá como globo terrestre.
2. No centro da parte superior de seu globo terrestre, finque a vareta, transpassando-a até chegar ao lado posterior. A vareta representará o eixo imaginário do planeta Terra.
3. Desenhe e recorte em cada um dos papéis color set, um boneco pequeno. Cole-os: um no Brasil, e o outro no Japão. Com a ajuda do mapa mundi ou do globo terrestre, identifique cada um dos países citados acima.
4. Mantendo a globo terrestre inclinado, ilumine um de seus lados.
5. Gire o globo no sentido anti-horário, chamando a atenção dos alunos para o local em que está escuro (noite) e o que está claro (dia). Identifique o período do dia onde cada boneco (brasileiro e o japonês) se encontra. Faça nova simulação, girando o globo.
Experimento 2: Movimento de translação da terra.
Objetivo:
- Compreender o movimento de translação da Terra que dá origem as estações do ano.
Materiais e procedimentos:
* Disponíveis em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11524/Estacoes%20do%20ano.pdf?sequence=1
Experimento 3: Movimento de rotação e translação da terra.
Objetivo:
- Compreender os movimentos realizados pelo planeta Terra: rotação e translação.
Materiais:
- 2 alunos
Procedimentos:
1. Faça com E.V.A. duas ilustrações: uma do planeta terra e outra do sol e recorte-as;
2. Fixe cada uma das ilustrações em um dos alunos;
3. Posicione o aluno que representará o sol no centro da sala;
4. Auxilie o aluno que representa o planeta Terra na realização do movimento de rotação (gire-o em torno dele mesmo), demonstrando-o à classe;
5. Auxilie o aluno que representa o planeta Terra a realizar o movimento de translação, orientando-o para que dê uma volta em torno do aluno que representa o sol; Demonstre inicialmente estes movimentos separadamente;
6. Auxilie o aluno que representa o planeta Terra a realizar ao mesmo tempo o movimento de rotação (girando em torno dele mesmo) e o de translação (girando em torno do aluno que representa o sol).
ATIVIDADE 3: ESTAÇÕES DO ANO
1. O professor deverá questionar os alunos: qual a relação entre o movimento de translação e a inclinação da terra com as estações do ano? Deverá também, anotar suas hipóteses iniciais em um cartaz.
2. Para demonstrar o que acontece com a Terra o professor poderá utilizar os seguintes recursos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf
3. Ao final da aula, na sistematização dos conhecimentos relativos ao tema, a partir das conclusões dos experimentos, o professor retomar as hipóteses iniciais dos alunos discutindo-as de modo a confirmá-las ou refutá-las. É importante que os alunos percebam que a terra gira em torno do sol e possui uma inclinação. Devido a estes fatores, o planeta Terra não recebe seu calor com a mesma incidência e duração. O clima das regiões da terra varia, portanto, conforme a sua posição em relação ao sol.
* Sobre como a inclinação da Terra afeta a incidência dos raios solares, o professor poderá consultar:
Nome | Tipo |
---|---|
Por que está frio nos Pólos? | Vídeo |
LIVROS:
SALERNO, Silvana (tradução).Mini Larousse do Universo. Editora Larousse do Brasil.
ELLIOT, Jane e COLVIN, Leslie.Minha primeira enciclopédia.Editora Girassol.
SITES:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/estacoes-do-ano-em-outros-planetas/
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-de-galileu-galilei/
http://www.portuguesepage.com/tag/estacoes-do-ano/
http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano.html
http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaodasestacoesdoan
VÍDEOS:
- Estações do ano:
http://www.youtube.com/watch?v=HB9-Eol7CGI
JOGOS:
http://www.monica.com.br/diversao/games/guarda/guarda.htm
MÚSICA E POESIAS:
http://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/as-quatro-estacoes-do-ano.html
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2011/09/poesiaprimaveraestacoes-do-ano-060911.html
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/09/2012
Cinco estrelasadorei este conteudo uma forma de facil entendimento pois o aluno pode viajar nas estaçoes do ano.e representar cada uma.
04/09/2012
Cinco estrelasaula muito boa