Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A RIQUEZA DA DIVERSIDADE

 

03/08/2010

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer culturas diferentes e ampliar sua percepção sobre a diversidade presente no mundo.

2) Identificar em livros e revistas imagens ou mensagens que reforçam a idéia de que o normal é ser igual.

3) Exercitar a criticidade em torno de questões impostas pela sociedade, como, por exemplo, padrões de normalidade.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a a diversidade cultural é um tema muito atual no contexto escolar cabendo à escola estruturar um currículo que leve em consideração as diferenças observadas na comunidade escolar e propor um trabalho pedagógico diferenciado que contemple a realidade de todos os alunos. Ressaltamos a importância de os alunos conhecerem diferentes culturas e as legitimarem na escola e na relação com colegas de diferentes raças, credos, níveis sociais. Dada a relevância do tema, acreditamos que seja muito importante que o mesmo seja trabalhado com as crianças desde cedo, viabilizando que os preconceitos e padrões estabelecidos pela sociedade sejam revistos continuamente. Você poderá utilizar as aulas intituladas "A DIVERSIDADE E O AMBIENTE ESCOLAR", "DESIGUALDADE X DIVERSIDADE: O OUTRO LADO DA MOEDA" publicadas no Portal do Professor para iniciar ou complementar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento: Assistir ao vídeo: "We belong- Uma celebração da diversidade", disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=1481&Exib=1

2º Momento: Dividir o grupo em sub-grupos de cinco alunos para que respondam às seguintes questões:

 1) No vídeo apresentado, as pessoas relatam que gostariam de mudar o mundo. Na percepção de vocês, a quais mudanças essas pessoas estão se referindo?

2) Vocês acreditam que é possível mudar o mundo? Depende de que e de quem?

3) O vídeo retrata diferentes povos, raças, com línguas diferentes. Ressalta a importância de um mundo democrático onde todas pessoas possam decidir os seus destinos.O que seria necessário para que isso acontecesse?

6) Uma pessoa no vídeo diz: "A convivência é possível e a diversidade é linda". Você acredita nessa afirmação? Justifique a sua resposta.

7)Na sua percepção, de que modo você contribui para a construção de um mundo mais humano, solidário, que reconhece e respeita diversidade?

3º Momento: Socializar as respostas e finalizar a discussão colocando a música "Um novo tempo" de Ivan Lins para que os alunos ouçam e reflitam sobre as possibilidades de cada um de nós romper com as desigualdades e o desrespeito à diversidade!

Música disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=s78WFhlbHEQ&feature=related 

Atividade 2: 

1º Momento: Dividir o grupo em quatro sub-grupos e disponibilizar na sala diversas revistas para que os alunos procurem anúncios de propagandas de produtos de beleza, alimentícios, de vestuário, dentre outros. Orientar os alunos a recortarem as figuras para posterior confecção de um painel.

2º Momento: Professor/a sugira aos alunos que analisem as figuras encontradas e listem as caracterísiticas das personagens principais (pessoas, animais) que anunciam o produto, a saber: características físicas, aparência, feições, dentre outros. 

3º Momento: A turma deverá nesse momento se dividir em dois sub-grupos para comparar as imagens encontradas a partir das seguintes questões: Quais as semelhanças entre as imagens? O que tais imagens pretendem provocar no leitor? O que está por detrás da mensagem difundida nas propagandas? Vocês sabem que existem alguns padrões impostos pela sociedade? Que padrões são esses? Na sua percepção é possível ser feliz vivendo segundo os padrões impostos pela sociedade?  Levar os alunos a refletir sobre os padrões impostos pela sociedade como, por exemplo, padrão de beleza ( O legal é ser bonito!), de normalidade (O bom é ser normal!), de homogeneidade (O normal é ser igual!), dentre outros.  

Atividade 3:

1º Momento: Assistir ao vídeo: "Diversidade Cultural", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ipjfC2s2X1c

2º Momento:   Dividir o grupo em trios para que repondam às seguintes questões: 1)O que vocês observaram no vídeo? 2) Todas as pessoas do vídeo são iguais? 3) Quais as semelhanças entre elas? 4) Onde vivem essas pessoas? 5) Vocês acreditam que tais pessoas, tão diferentes entre si, conseguem conviver em sociedade de forma harmoniosa? De que maneira?

3º MomentoJogo: Batata- quente da diversidade. Disponiblizar figuras e dicionários aos alunos. Solicitar aos alunos que procurem no dicionário sinônimos para a palavra diversidade. Após essa etapa, retomar com os/as alunos/as algumas palavras que envolvem a discussão sobre o tema diversidade, a saber: valorização, respeito, solidariedade, união, sociedade, convivência, reconhecimento, trabalho coletivo, desrespeito, crescimento pessoal, pluralidade, heterogeneidade, variedade, multiplicidade, dentre outras. Tais palavras deverão ser registradas em fichas separadas Sugira que os/as alunos/as recortem algumas figuras que representam a diversidade humana presente na sociedade. Caso não seja possível disponibilizar tantas gravuras, os/as alunos/as poderão representar por meio de desenhos tal diversidade. Em seguida, os alunos deverão sentar-se em círculo. As gravuras ficarão expostas no meio da roda, no chão. Em uma caixa, o professor colocará todas as palavras produzidas pelos alunos. Ao som de uma música, a caixa deverá ser passada de um aluno para o outro, em seqüência. Quando a música parar, o aluno que estiver com a caixa em mãos pegará uma palavra e elegerá uma gravura correspondente, justificando sua escolha, expondo para o grupo sua compreensão acerca da relação entre a imagem escolhida e a palavra sorteada. O jogo encerrará até que todas as imagens tenham sido contempladas. Professor, a proposta considera a interpretação que cada aluno fará das imagens, bem como a relação que estabelecerá. Este poderá ser um momento rico para trabalhar a diversidade de pontos de vista presentes no grupo. Além disso, a atividade retoma o conteúdo trabalhado na aula de forma lúdica.       

Sugestões de algumas imagens:

http://2.bp.blogspot.com/_sjX51bjYiMA/SAmCfSqtvFI/AAAAAAAADXU/ftqolNsyVso/s400/Diversidade_Humana_04.jpg 

http://dialogospoliticos.files.wordpress.com/2008/08/1171701005_diversidade.jpg 

 

http://www.blogdosempreendedores.com.br/wp-content/uploads/2010/02/diversidade1.jpg 

http://www.prof2000.pt/users/maceira/saber_estudar/geografia/conteudos/culturas/imagens_tratadas/racas2.jpg

Recursos Complementares

Artigo: É hora de aceitar e valorizar as diferenças. Revista Nova Escola. Dezembro, 2000.

Artigo eletrônico:"Diversidade na escola precisa ser melhor difundida", disponível em:

http://aprendiz.uol.com.br/content/powuwecluc.mmp 

Artigo eletrônico:"O desafio de trabalhar a diversidade cultural na escola", disponível em:

http://www.univen.edu.br/revista/n005/O%20DESAFIO%20DE%20TRABALHAR%20A%20DIVERSIDADE%20CULTURAL%20NA%20ESCOLA.pdf 

Avaliação

Professor/a, elabore um relatório de observação dos alunos para ser utilizado no decorrer das aulas procurando identificar o envolvimento nas discussões sobre a diversidade e o respeito às culturas diferentes. Procure identificar se os/as alunos/as conseguiram compreender as mensagens implícitas nas propagandas analisadas. Observe se, nos momento de discussões, os/as alunos/as se posicionaram favoráveis à importância de se repensar os padrões impostos pela sociedade. Como avaliação final, solicite aos/as alunos/as que produzam um texto com o seguinte título: A riqueza da diversidade humana.

 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • LUCIANA ABEL, Municipal , São Paulo - dijo:
    lucianaabel@bol.com.br

    30/07/2011

    Cinco estrelas

    Achei execelente o contexto, fotos e os vídeos! Estou trabalhando com este tema, com os alunos!Ajudou bastante as informações!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.