Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A sociedade moderna retratada em um conto tradicional

 

19/09/2010

Autor y Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer as características de um conto tradicional;
  • estabelecer uma relação histórica das características dos contos maravilhosos com o cotidiano da vida contemporânea;
  • produzir um conto ambientado na realidade dos dias atuais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber:

  • o que é um conto;
  • a estrutura narrativa desse tipo de texto;
  • fazer inferências simples e de média complexidade.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Leitura de um conto maravilhoso

Professor, para motivar a participação da turma, exiba primeiro a ilustração abaixo e promova uma conversa informal, perguntando:

  • vocês conhecem este personagem?
  • como ele está caracterizado?
  • esta ilustração tem alguma relação com o que se vive atualmente?
  • ela faz parte de alguma história conhecida de vocês?

http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/histor74_2.html Acesso em 16 de junho de 2010.

Desenvolva a leitura, em conjunto, do conto maravilhoso "Ali Babá e os 40 ladrões":

http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/o%20sotao%20da%20ines%20-%20so%20texto/histor74.html Acesso em 16 de junho de 2010. (O presente conto é de domínio público)

Projete o conto no data show ou faça cópias do mesmo. Durante a leitura, escolha alunos para ler os parágrafos do conto.

Depois, faça uma rodada de perguntas sobre o conto, para edificar uma interpretação eficaz. Por exemplo:

  • quem foi Ali Babá?
  • como ele vivia?
  • o que era a caravana de quarenta homens?
  • o que havia de curioso com aquela caverna?
  • o que havia dentro da caverna?

Continue com perguntas que apenas verifiquem uma interpretação primária do conto.

ATIVIDADE 02

Características do conto maravilhoso

http://www.submarino.com.br/produto/1/1348284/morfologia+do+conto+maravilhoso Acesso em 16 de junho de 2010.

O estudioso russo, Wladimir Propp, ao analisar o conto maravilhoso, elencou algumas características que se apresentam em quase todos. São elas:

  • o herói se distancia de sua casa;
  • uma proibição é imposta ao herói;
  • o herói é submetido a provas;
  • o herói realiza as tarefas que são impostas;
  • meios mágicos são fornecidos ao herói;
  • há uma luta entre o herói e o vilão;
  • o vilão é vencido;
  • o herói regressa a sua casa ou ao seu país;
  • o herói chega incógnito a sua casa;
  • o herói é reconhecido;
  • o vilão é desmascarado;
  • o vilão é punido;
  • o herói se casa.

Fonte: CEREJA, W.R. MAGALHÃES, T.C. Português - Linguagens - 5a série, São Paulo, 2006.

A partir de tais características, demonstre-as no interior do conto "Ali Babá e os 40 ladrões". Isso será necessário para que os alunos percebam o funcionamento estrutural de um conto maravilhoso. Ainda que o enredo se altere, a maioria deles segue uma certa regularidade, observada pelo estudioso Wladimir Propp.

Tal atividade pode ser desenvolvida com outros contos maravilhosos. Por exemplo:

O ganso de ouro: http://livrosentidos.blogspot.com/2007/11/o-ganso-de-ouro.html (O presente conto é de domínio público)

Rapunzel: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/conto_maravilhoso.htm (O presente conto é de domínio público)

http://contosencantar.blogspot.com/2008/07/o-ganso-de-ouro.html Acesso em 16 de junho de 2010.

ATIVIDADE 03

Produzindo um conto maravilhoso moderno

A partir do estudo das características estruturais , proponha que os alunos produzam, em duplas, contos maravilhosos que se ambientem, historicamente, nos dias atuais.

Os contos poderão ter como personagem, por exemplo:

  • um adolescente atrapalhado;
  • uma garota tímida;
  • um jovem jogador de futebol;
  • um professor aborrecido;
  • uma vizinha muito estranha.

Dê o prazo de 5 dias para a produção do texto e ressalte a importância da participação mútua dos dois componentes do grupo na feitura do conto.

ATIVIDADE 04

Leitura dos contos

Após a produção dos textos, organize uma sessão de leituras, em que as duplas apresentarão seus textos, demonstrando, após lerem, a presença das características dos contos maravilhosos em sua produção.

Caso seja necessário, organize, ao final das leituras, questionamentos acerca da ausência/presença das características no interior dos textos dos alunos.  

Recursos Complementares

Artigo sobre a metodologia de trabalho com os contos das Mil e Uma Noites:

http://www2.fe.usp.br/~metport/mileuma.htm 

Artigo “O conto maravilhoso em sala de aula”, de Marília Curado Valsechi e Maria Antonia Granville:

http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo9/ocontomaravilhoso.pdf 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão das características estruturais do gênero conto maravilhoso;
  • produção de um conto maravilhoso adaptado à realidade histórica atual.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.