18/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno poderá aprender, através da música "I will survive" de Gloria Gaynor, o uso e formas do Simple Past e futuro com WILL.
O aluno deverá ter conhecimento do uso e formas do Simple Past, usando verbos regulares.
Distribua a letra da música “I Will survive” cortadas em estrofe. Escolha uma estrofe que indica verbos no Simple Past e outra (o refrão) que apresenta sentenças no futuro.
Observação: verifique a letra da música em: http://letras.terra.com.br/gloria-gaynor/15949/ (acesso em: 17 de julho de 2010)
Peça aos alunos que em grupo, tomem nota sobre vocabulário desconhecido. Provavelmente, neste momento, os verbos conjugados no passado aparecerão. Logo após, os alunos deverão, em grupos, relatar para os colegas o sentido desses termos desconhecidos. Dessa forma, todos terão acesso ao mesmo vocabulário.
Sugestão: Autorize o uso de dicionários bilíngües. Veja a sugestão em Recursos Complementares.
Sugestão 2: Peça aos alunos que transcrevam no quadro o vocabulário procurado. Assim, será possível ter mais organização nesta atividade.
Passe o trecho da música escolhido para os alunos escutarem. Peça-os para repetirem o trecho. Depois, apresente toda a letra para que os alunos conheçam a canção por inteiro. Analise o vocabulário da música juntamente com seus alunos.
Logo após escreva o seguinte trecho no quadro:
“I spent oh so many nights just feeling sorry for myself,”
Realce o verbo spent. Peça-os que identifiquem em um dicionário o seu significado. Eles, ao consultarem este recurso, verão o seguinte significado:
spent
–verb
pt. and pp. of spend.
Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/spent (acesso em: 17 de Julho de 2010)
Explique aos alunos que eles terão que conhecer o significado do verbo spend para entender que, a conjugação do mesmo no passado é spent. Faça esse mesmo exercício com outros verbos que são apresentados no passado durante a canção.
Exemplos:
“It took all the strength I had not to fall apart,”
“And I grew strong, and I learned how to get along.”
“At first I was afraid; I was petrified”
Dessa forma, assim que os alunos conseguirem o sentido dos verbos descritos na música no passado, encoraje-os a formarem sentenças utilizando os mesmos. Essa é uma maneira muito útil para que os alunos internalizem vocabulários. Corrija as sentenças.
Apresente a eles o seguinte handout: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/simple-past-handout (acesso em 17 de Julho de 2010)
Este handout deve ser utilizado para esclarecer o tempo verbal Simple Past.
Observação: Utilize os exemplos retirados da música, na aula 2, para ilustrar os verbos irregulares.
Prepare a sala para fazer a seguinte atividade: http://www.eslbase.com/resources/pdf/past-simple-last-holiday.pdf (acesso em 17 de julho de 2010).Essa atividade vai promover uma oportunidade para os alunos se comunicarem usando o tópico aprendido e a Língua Inglesa.
Depois, peça-os que apresentem o resultado, as respostas e comentários, para o restante da sala.
Observação: As orientações, para os professores, estão anexadas junto à atividade.Corrija qualquer erro.
Mostre aos estudantes, o refrão da música "I will survive". Depois, de entenderem que a música relata fatos e sentimentos que aconteceram no passado, utilize a forma do futuro “Will” para fazer os aprendizes entenderem como devemos relatar promessas e decisões imediatas.
Escreva no quadro:
I will play tennis tomorrow.
As sentenças afirmativas são feitas com a seguinte estrutura:
Sujeito + Will + verbo principal sem o ‘to’ + resto da frase.
Auxilie os alunos a notarem que a função do ‘will’ é dar sentido de futuro ao verbo principal em questão.
Depois de aprender o Simple Past e o Future, retorne à letra da canção e peça aos alunos que expliquem qual a razão da música ter o título “I Will survive”.
Resposta possível: Eles deverão notar que a canção relata um relacionamento que não foi bem sucedido. Uma das partes envolvidas conta os sentimentos e situações enfrentadas após o término do relacionamento. Depois, que a outra parte se mostra arrependida, temos a tomada de decisão: “I Will survive”.
Apresente o vídeo da música aos alunos.Visite: http://www.youtube.com/watch?v=ePnUvyTl35s (acesso em 17 de julho de 2010) para ter acesso ao vídeo. Repare que há legenda em português.
Dictionary.com
(Acesso em 17 de julho de 2010)
Para mais informações sobre o Simple Past, acesse:
http://www.brasilescola.com/ingles/simple-past.htm
http://www.colegioweb.com.br/ingles/simple-past
Para mais informações sobre o futuro com Will,acesse:
http://www.brasilescola.com/ingles/will-future.htm
Sites acessados em 17 de Julho de 2010.
Peça aos alunos que relatem situações onde enfrentaram dificuldades (testes difíceis na escola, situações entre amigos, etc). Neste momento, eles usarão o Simple Past. Logo após, questione qual será a decisão tomada por eles para solucionar/esclarecer tal situação. Para isso, os aprendizes usarão o futuro com Will.
Avalie o vocabulário usado durante a fala dos estudantes. O uso correto das formas do Simple Past e do futuro com Will, deverá ser analisado.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/06/2011
Cinco estrelasExcelente atividade
09/02/2011
Cinco estrelasperfeita, muito bem planejada