02/10/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor(a), apresente a situação problema descrita abaixo para os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
A Fórmula 1 é realizada em vários países ao longo do ano. A última edição da prova no Japão ocorreu na tarde de domingo, mas a transmissão ao vivo do evento foi realizada no Brasil na madrugada de sábado para domingo.
Como isso é possível? O que explica isso?
Professor(a), abra o recurso indicado abaixo para acessar o texto e as animações a serem utilizados na aula:
A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.
Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no mapa para obter informações sobre fusos horários.
Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter mais informações sobre o tema.
Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.
Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Interrompa a leitura sempre que aparecer um conceito novo no texto, de modo a complementar e reforçar as explicações. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões abaixo listadas. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:
O que determina a mudança da hora? Quais são os critérios estabelecidos?
Qual a diferença entre fusos teóricos e fusos práticos? Para que serve?
Qual é o marco que determina o fuso zero? Quando foi obtido? Onde fica? Quando foi estabelecido? Para que serve?
Uma vez estabelecido o fuso zero, como é obtido as horas para os demais lugares?
Com base na leitura, conceitue fuso horário. Para que serve?
O que é a linha internacional de mudança de datas? Quando foi estabelecida? Para que serve?
O que foi e o que se realizou na Conferência Internacional do Meridiano?
Reveja a animação que demonstra os fusos horários do Brasil e identfique: quantos são? Quais são? Qual a diferença de hora em relação ao marco zero?
Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “relógio”.
Nome | Tipo |
---|---|
Capitão Tormenta e Paco em fusos horários | Animação/simulação |
Quatro estrelas 15 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/11/2014
Cinco estrelasNossa , exelente, adorei, vou preparar para aplicar para meus alunos
02/11/2014
Cinco estrelasNossa , exelente, adorei, vou preparar para aplicar para meus alunos
23/02/2014
Cinco estrelasAgradeço a sugestão e parabenizo pela criatividade. Será necessário alterar o fuso do Brasil.
01/04/2013
Cinco estrelasExcelente!
01/03/2013
Cinco estrelasmim ajudou muito
11/10/2012
Cinco estrelasOlá, gostei muito da aula, quero usá-la em uma revisão com os alunos que já trabalharam o assunto com outro professor e ainda apresentam dificuldade. Gostaria de saber como posso baixar o vídeo.
19/04/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Parabéns.
28/06/2011
Cinco estrelasgostei
12/06/2011
Quatro estrelasAchei muito legal a ideia proposta da aula, mas fiquei confuso em duas questões: a primeira na atividade 1 - problematização corrida no Japão domingo a tarde e passa no Brasil na madrugada de sabado/domingo, e no video do Capitão Tormenta dá uma outra explicação como questionou o Diego Vargas, pois de terça 1h da madrugada no Brasil são 13 de quarta-feira no Japão? perguntou eu tambem, não seria da Terça-feira? Me ajudem por favor.
03/06/2011
Quatro estrelasadorei me ajudou bastante!!!!!
27/08/2010
Quatro estrelasgostei muito de sua aula sobre fuso
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Cristiane, adorei o seu trabalho, pretendo usar com meus alunos, acheimuito bacana os alunos do 5 ano ainda são bem jovens ,eles vão adorar!!! agora gostaria de saber como posso baixar??Pois naum conseguir. abraço!!
24/03/2010
Quatro estrelasNo slide que apresenta o mapa-mundi e o desenho de um brasileiro dormindo e uma japonesa se alimentando, o texto descreve: "Quando é 1 hora da madrugada de uma terça-feira (- não seria de uma quarta-feira?) no Rio de Janeiro, significa que são 13 horas de quarta-feira em Tóquio. Por que sendo 1 hora de terça no rio e 13 horas de quarta em Tóquio a diferença seria de 36 horas e não de 12 horas.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula de fusos horários é muito interessante, gostei bastante da metodologia com o vídeo de charadas, pois assim os alunos prendem mais a atenção facilitando mais a aprendizagem fazendo com que todas as atividades (questionamentos) sejam resolvidos.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei encontrar essa aula,pois resume muito bem a minha aula de hoje. Parabéns pela aula maravihosa.