Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MERCADO MUNICIPAL – PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE UBERLÂNDIA

 

23/11/2010

Autor y Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Ø  Pensar de forma interdisciplinar sobre o Mercado Municipal enquanto um dos Patrimônios Históricos da cidade, envolvendo os conteúdos de Artes, Língua Portuguesa, Matemática e História;

 Ø  Realizar uma pesquisa de campo no Mercado Municipal buscando a sua história e tombamento, a arquitetura, o comércio, o referencial turístico;

Ø  Conhecer a galeria de arte do mercado;

Ø   Trabalhar o desenho de observação;

Ø  Produzir composições plásticas em técnica mista a partir da observação dos aspectos arquitetônicos do mercado.

Duração das atividades
• Dez aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*Patrimônios históricos da cidade.

*Sugestão para o professor – aulas publicadas no Portal do professor:

 - Patrimônio Histórico e a alquimia da aquarela

   Autoria: Marileusa de Oliveira Reducino http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5236        

 - Patrimônios Históricos

 Autoria: Soraia Cristina Cardoso Lelis http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618   

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Ø  Providencie anteriormente:  

*o ônibus e a autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para o trabalho de campo no Mercado Municipal;

*a troca de horários com os demais professores e a possível participação destes no trabalho de campo;

 *a autorização da direção escolar para a proposta;

*a aprovação da visita às dependências do mercado e à exposição na Galeria de Arte pelo responsável por este espaço (se possível, convide um artista com obra exposta na galeria para dialogar com os alunos);

Ø  Retome rapidamente com os alunos os patrimônios históricos da cidade e o que é tombamento;

Ø  Fale da proposta de trabalho de campo a ser desenvolvida juntamente com os professores de história, matemática e língua portuguesa;

 Ø  Assista ao vídeo: Mercado Municipal de Uberlândia – T= 10' , como uma forma de sensibilizar a turma para a pesquisa a ser realizada na semana seguinte;

 http://www.youtube.com/watch?v=5sddvm_XB5Y  

Ø  Solicite aos alunos a anotação das dúvidas para subsidiar as reflexões após a exibição do documentário;

Ø  Reflita com os alunos a importância do mercado no contexto da cidade:

*Entregue fichas individuais e peça a eles para que deixem registradas no mural da sala as suas expectativas quanto ao trabalho de campo a ser realizado.   

Aulas 2, 3 e 4

Ø  Organize a/s turma/s e professores acompanhantes para a entrada no ônibus (aqui tivemos um período correspondente a 3 horas/aula para realizar a pesquisa de campo, havendo a necessidade de troca de horários com alguns professores para possibilitar a participação das três turmas do 5º ano – 78 alunos);

Ø  Acompanhe os alunos no trajeto da escola ao mercado, ressaltando a importância da proposta e as possibilidades de construção de novos conhecimentos;

 Ø  Visite com os alunos todas as dependências do mercado;

 Ø  Favoreça o diálogo dos alunos com os artistas e com os comerciantes, bem como a visitação às lojas e produtos;

Ø  Promova o diálogo com a curadoria da exposição, com a/o responsável pela galeria de arte e com um artista; (a artista com disponibilidade para falar com a turma foi Adélia Lima cuja obra em exposição era uma escultura de uma figura humana feminina em arame cozido);

Ø  Proponha o registro do trabalho de campo através de desenho de observação das características arquitetônicas do mercado em papel layout A3 e giz de cera;

 Ø  Por arquitetura entende-se: ARQUITETURA/ARQUITETÔNICO - [...] a arquitetura moderna não se exprime no monumento, no templo, no mausoléu; não aspira a dar forma sensível aos “eternos valores” nos quais se funda a sociedade dos homens, às “grandes ideias” que a dirigem. Ao contrário, seu domínio é o da vida de todo dia, dos atos através dos quais a cultura e a civilização se traduzem num modo de vida: a fábrica, o escritório, a casa, o teatro, a escola, e com esses todos os objetos que têm referência direta à prática da existência cotidiana. (ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e Destino. São Paulo: Editora Ática, 2001, p.163)  

 Ø  Permita que os alunos fotografem a pesquisa de campo;

Mercado Municipal de Uberlândia

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Trabalho de Campo no Mercado Municipal

Visita à Galeria de Arte do Mercado -  Exposição Coletiva SANTOS SÃO Antônio, Pedro e João - Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Trabalho de Campo no Mercado Municipal

Desenho de observação com giz de cera e papel canson A3 - Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 5

 Ø  Entregue aos alunos alguns questionamentos para verificar o nível de informações absorvidas na visita à Galeria de Arte do Mercado Municipal:

     *Exposição Coletiva “SANTOS SÃO ANTÔNIO JOÃO PEDRO”: encontro com a artista  Adélia Lima.     

      - Com qual(is) artista/s e/ou obra/s em exposição  você mais se identificou?         

      - Qual a técnica utilizada pela artista Adélia Lima na obra exposta?      

      - O que você achou do diálogo com a artista?  

 Ø  Socialize na turma as respostas obtidas no questionário rememorando a visita à galeria, o diálogo com a artista e a apreciação das obras expostas.   

Ø  Para saber mais: 

Mercado Municipal de Uberlândia – O local possui atendimento personalizado, tipicamente mineiro e o estacionamento é amplo e gratuito. É conhecido pelos produtos caseiros como doces e queijos tradicionais e regionais, frutas, verduras e legumes selecionados, frango caipira, mel e derivados, dentre outros. Tem também a Casa do Palmito, lanchonetes, comida árabe, produtos para açougues, agropecuária, barbearia, sapataria, engraxataria, tabacaria, chaveiros, artesanatos e outras utilidades, além de casa típica de cachaça e loja de artigos religiosos com livraria. Aberto de segunda à sexta-feira - 8h às 19h, Sábado - 8h às 18h, Domingos e feriados - 8h às 12h30

 http://www.abemregionalmg.com.br/cultura_lazer.pdf    

http://www.correiodeuberlandia.com.br/galeria/foto/foto/17057/a_partir_de_amanha_o_mercado__conta.html    

file:///C:/Documents%20and%20Settings/artes/Desktop/foto%20mercado.htm      

  Aula 6

 Ø  Organize os registros em forma de fotografias e textos elaborados no conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática e  História, em forma de painel;

 Ø  Proponha a troca de experiências entre o conteúdo trabalhado/abordado nas aulas de História, Língua Portuguesa, Matemática e Artes:

 *O que aprendemos em cada um destes conteúdos a partir da visita ao mercado municipal?

 *Como é trabalhar vários aspectos a partir de uma mesma atividade?

 *Solicite aos alunos para falarem das possibilidades desenvolvidas com cada professor nos respectivas áreas de conhecimento (História, patrimônio e tombamento; Cálculos matemáticos; Estética arquitetônica; Produção de textos e relatórios).

 Ø  Estude com os alunos a cartilha “Mercado Municipal” recebida das mãos da Secretária Municipal da Cultura - Mônica Debs, elaborada para distribuição na reinauguração do mercado após a sua restauração;

 Ø  Destaque os pontos mais importantes do referencial teórico contido na cartilha, pois o conteúdo na sua íntegra foi contemplado nas aulas de Língua Portuguesa e História com os seus desdobramentos, especificidades e aplicabilidade; em matemática os alunos trabalharam com compras – moeda – pagamento e troca, operações, medida, quantidade e peso dos produtos comercializados;

Ø  Reflita com os alunos sobre PATRIMÔNIO.

Sugestão:   O patrimônio está ligado ao sentido de herança legado. É a soma dos bens culturais que tenham significado e importância para uma sociedade. O Patrimônio Cultural de um povo lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que seja reconhecido como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica. 

(PATRIMÔNIO Cultural que bicho é esse?!,  Secretaria Municipal de Cultura – Compac – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia, 2007, p. 4).

  Ø Aborde o conceito de TOMBAMENTO trabalhado nas aulas de história.

 Sugestão: TOMBAMENTO – é um instrumento legal de preservação, um ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta sua função oficial. O tombamento não retira a propriedade do imóvel, nem implica em seu congelamento, permitindo transações comerciais e eventuais modificações, previamente autorizadas e acompanhadas, além de auxílio técnico do órgão competente. (PATRIMÔNIO Cultural que bicho é esse?!,  Secretaria Municipal de Cultura – Compac – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia, 2007, p. 4).

  Ø Mostre imagens do Mercado Municipal de Uberlândia aos alunos que não participaram do trabalho de campo:  http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=rsN&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&channel=s&q=mercado+municipal+de+uberlandia&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=    

Aula 7 e 8  

 Ø  Prepare diversos recursos materiais para a realização de composição plástica em técnica mista sobre os desenhos de observação com giz de cera sobre papel canson A3 realizados no espaço do mercado;

 Ø  Permita que os alunos usem o material desejado de forma a criar estratégias para a produção artística acerca das características observadas nas edificações do patrimônio municipal visitado;

 Ø  Dialogue com os alunos individualmente, auxiliando-os em seu  processo criativo;

 Ø  Solicite a reorganização da sala de aula, do mobiliário escolar e dos recursos plásticos utilizados como meio para a construção das poéticas em técnica mista.  

Processo artístico sobre o Trabalho de Campo no Mercado Municipal Composição plástica em técnica mista

Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 9

Ø  Contate os profissionais do Arquivo Público sondando a possibilidade de expor o trabalho plástico dos alunos na sede deste espaço;

 ·Organize as propostas artísticas construídas pelos alunos para o transporte ao local da exposição;

 .Veja algumas poéticas criadas a partir do trabalho de campo no mercado em parceria com as áreas de História, Matemática e Língua Portuguesa:

Mercado Municipal - Composição plástica em giz pastel seco e aquarela sobre papel canson A3  

Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Mercado Municipal - Composição plástica em giz de cera e areia sobre papel canson A3  

Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Mercado Municipal - Composição plástica em guache, giz de cera derretido e colagem com E.V.A sobre papel canson A3  

Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Ø  Crie com os alunos o convite e  alguns cartazes para divulgação da exposição dos trabalhos;  

Ø  Convide os alunos para uma atividade extraclasse - a montagem da exposição com dia e horário pré-determinados, garantindo a participação de um número representativo  de autores;

Ø  Prepare alguns alunos para apresentarem o projeto transdisciplinar na abertura da exposição (vernissage), fora do contexto institucional, visando a socialização e o diálogo para além da comunidade escolar.

Aula 10

 Ø  Converse com a turma sobre a montagem da exposição fora do contexto escolar (em parceria com profissionais do Arquivo Público) – dificuldades encontradas, alunos que compareceram, organização do espaço e distribuição dos trabalhos;

Ø  Comente sobre a apresentação do projeto no vernissage e mostre as fotografias, socializando  as impressões dos alunos enquanto participação e autoria na exposição – inclusive com aqueles que não compareceram;

Ø  Fale da importância de se mostrar o trabalho e a proposta educacional da escola fora do seu contexto, por atingir um público diferente e assim conhecer outros olhares sobre a nossa produção artística;

Ø  Solicite aos alunos um relatório em parceria com os professores de Língua Portuguesa, Matemática e História sobre o processo desenvolvido.

Culminância do Projeto: Mercado Municipal – Patrimônio Histórico de Uberlândia - Exposição no Arquivo Público

Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU  

Fonte: Acervo e autoria Vitor Marcelino

Recursos Complementares

SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. Coleção)

CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, 1996, p. 178)

INTERDISCIPLINARIDADE - interdisciplinar adj m+f (inter+disciplina+ar) Comum a diversas disciplinas. http://www.dicio.com.br/interdisciplinaridade/ 

Avaliação

Como avaliação propõe-se a apreciação do percurso dos alunos nas atividades propostas, na interdisciplinaridade dos conteúdos, bem como no processo criativo das produções artísticas, a participação na montagem da exposição e a presença na vernissage com a apresentação do projeto aos convidados presentes. Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário a troca contínua e efetiva de experiências e a autoavaliação como percursos verificadores da aprendizagem.                                      

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.