31/07/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Não há necessidade de conhecimentos para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo e/ou de informática.
ATIVIDADE 1: Direitos sexuais? Direitos reprodutivos? O que é isso? – Dinâmica adaptada do manual “Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf
Professor/a o objetivo dessa atividade é discutir os conceitos de direitos sexuais e direitos reprodutivos, como parte integrante dos direitos humanos e refletir sobre a importância destes conceitos na vida das mulheres e dos homens.
Materiais necessários:
Canetas; Lápis; fichas ou tiras de papéis com cópias sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (conforme exemplo dos direitos abaixo); cartolinas; réguas e fitas adesivas.
Procedimento:
Abaixo, segue um exemplo de como organizar o quadro com a resposta dos participantes sobre se estão ou não estão de acordo que os diferentes direitos sexuais e reprodutivos sejam respeitados em sua comunidade:
Direitos Sexuais e Reprodutivos |
CONCORDO |
CONCORDO + ou - |
NÃO CONCORDO |
1. |
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2. |
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Etc. |
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2. Explique para o grupo que os direitos sexuais e reprodutivos devem ser considerados como direitos humanos.
3. Divida as/os participantes em pequenos grupos, de até 5 pessoas, e distribua as tiras de direitos.
4. Explique que cada grupo recebeu algumas tiras e solicite que discutam o que entendem sobre as mensagens, se concordam (C), se concordam mais ou menos (+-), se não concordam (NC) e se esses direitos têm sido respeitados ou não no cotidiano das pessoas;
5. Peça a cada grupo que apresente os direitos que foram discutidos, e se estão de acordo ou não que estes direitos sejam respeitados na comunidade em que vivem. Anote as repostas no quadro, feito em cartolina, sugerido acima e peça que as/os outras/os participantes digam se concordam ou discordam das respostas.
6. Depois que forem apresentados todos os direitos, use as questões abaixo, para discutir a importância dos direitos sexuais e reprodutivos do homem e da mulher.
Perguntas para discussão:
EXEMPLOS DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS
Professor/a não se esqueça de enfatizar que os Direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos fundamentais e pertencem a homens e mulheres de todas as idades. Esses direitos incluem o direito de tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual e reprodutiva, livre de coerção ou violência, e o direito a informações e métodos para tomar decisões saudáveis e seguras sobre a própria vida sexual e reprodutiva.
ATIVIDADE 2: Gravidez: responsabilidade do homem e da mulher - Dinâmica adaptada do manual “Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf
Essa atividade tem como objetivo discutir sobre as responsabilidades da mulher e do homem na decisão sobre uma gravidez, sob a perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos.
Material necessário:
Cópia de uma folha, por grupo, da história de Joana.
Procedimentos:
Após tais discussões, propomos algumas problematizações para o enriquecimento do debate:
A HISTÓRIA DE JOANA
Joana é uma garota de 17 anos. Ela está na 3ª série do Ensino Médio e tem planos para o próximo ano de continuar os estudos e trabalhar. Sempre participou do grêmio do colégio e ajudou na criação do jornal da escola. Ela é uma garota alegre, extrovertida e dinâmica, tem muitos amigos, se dá bem com todos, mas em especial com Léo, seu namorado há 7 meses. Eles adoram ficar juntos, pois têm muitos sonhos em comum, um deles é fazerem uma longa viagem. Há mais ou menos três meses, eles transaram pela primeira vez. Joana até estranhou, pois não sentiu tantas dores como suas amigas falaram, nem sentiu vergonha em falar com Léo sobre o uso da camisinha. Contudo, numa das vezes em que eles estavam transando, a camisinha estourou e Joana não utilizava nenhum outro método contraceptivo. Eles ficaram muito preocupados, pois Joana estava no seu período fértil. Neste momento, muitas coisas passaram na cabeça de Joana:_ “Ai meu Deus! E se eu ficar grávida?” _ “Puxa, o que será que eu posso fazer...” Professor/a não deixe de enfatizar que: Assim como a decisão sobre o sexo deve ser discutida, também se deve discutir a decisão sobre a contracepção e o planejamento da gravidez. Por muito tempo, a contracepção ou a forma de se evitar a gravidez foi vista como responsabilidade da mulher. Não é mais assim, os homens devem ser parceiros também nas decisões sobre os métodos de prevenção para evitar uma gravidez como também prevenir as DSTs e HIV/AIDS.
ATIVIDADE 3: Era uma vez outra Maria: questionando a saúde sexual e reprodutiva.
Professor/a como finalização das aulas sugerimos a apresentação de uma parte do vídeo, com duração de nove minutos e cinquenta e quatro segundos, intitulado “Era uma vez outra Maria”, o qual está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rKM8SsshiyQ&feature=related
As imagens (1, 2 e 3) fazem parte de tal vídeo produzido pelo Instituto PAPAI.
Imagem 1: Cena do vídeo "Era uma vez outra Maria"
Perguntas para discussão com a turma:
Imagem 2: Cena do vídeo "Era uma vez outra Maria"
Para finalização o professor/a enfatizar que:
É difícil tomar uma decisão. Não obstante, reiteramos o direito de a mulher decidir sobre sua gravidez, dado que é ela quem deve enfrentar as consequências. Sugerimos que sejam postas na balança as opções que se têm e se veja qual a melhor para cada uma, no momento em que a decisão for tomada.
Imagem 3: Cena do vídeo "Era uma vez outra Maria"
Sugestão de vídeo:
Programa H - Este vídeo apresenta o programa que questiona as normas de gênero e os padrões rígidos de masculinidade, bem como uma discussão dos direitos sexuais e reprodutivos. Disponível em: http://www.promundo.org.br/canal-promundo/para-trabalhar-com-jovens-e-adultos/programa-h-2/
Coordenação Nacional de DST e AIDS do Ministério de Saúde – Brasil
Instituição brasileira que trabalha na prevenção, assistência, pesquisa e direitos humanos em DST e AIDS. No site da instituição é possível obter a relação dos medicamentos usados no tratamento da AIDS e demais de e DST’s, boletins atualizados com o número dos casos de AIDS no Brasil e no mundo além das ações da Coordenação.
Website: http://www.AIDS.gov.br
Ecos – Comunicação em Sexualidade
Estruturada em 1989, ECOS tem como objetivo principal trabalhar com sexualidade e saúde reprodutiva junto ao público adolescente, foi uma das primeiras organizações a falar para o adolescente do sexo masculino e incluir relações de gênero em todos os seus projetos, intervenções e materiais.
Website: http://www.ecos.org.br
Aulas do Portal do Professor/MEC que abordam as temáticas das aulas:
A avaliação deve ser orientada pelos objetivos da atividade. Nesse sentido, é importante nessa avaliação retomar os objetivos das atividades propostas. Nesse contexto, poderá ser feita em todos os momentos das atividades, sendo considerado a participação e o envolvimento dos/as alunos/as nos debates e na realização das atividades solicitadas. Dessa forma, o processo avaliativo ocorrerá a partir da participação e produção dos/as alunos/as.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/10/2013
Quatro estrelasMaravilha de conteúdo...! Parabéns e obrigada pela oportunidade de poder ter acesso ! Sucesso sempre
21/10/2013
Cinco estrelasótimo site,muito rico em informações das quais o professor precisa para se inteirar de assuntos importantes como sexo,sexualidade,orientação sexual e saúde bem como prevenir doenças sexualmente transmissíveis,evitar estas doenças e também uma gravidez indesejada,orientando jovens homens e mulheres a este respeito.Usa metodologia diversas como pesquisas em livros,artigos,sites,vídeos entre outros relacionados ao tema do qual faz parte o ser humano e saúde.Ensina o professor debater,ensinar...
27/03/2013
Cinco estrelasmuito bom, parabens.
28/09/2011
Cinco estrelasmaterial excelente, utilizamos em rodas de conversas sobre gênero e diversidade nas escolas