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Pai, eu? Mãe, eu? Gravidez na adolescência

 

31/07/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir sobre as responsabilidades da mulher e do homem na decisão sobre uma gravidez.   

Discutir a importância de, ao iniciar sua vida sexual, se ter a consciência de que a possibilidade de uma gravidez está presente a cada relação sexual, se não for utilizado nenhum método contraceptivo.   

Compreender as diferentes formas de ser mãe e as expectativas sociais e culturais relacionadas à maternidade.   

Refletir sobre os sentimentos, como o de desconfiança dos homens jovens (negação da paternidade) e rejeição à gravidez.   

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

Aula interativa.

Socialização das produções dos/as alunos/as.

Uso da sala de vídeo e/ou de informática.   

ATIVIDADE 1: Aprendendo sobre Maternidade, paternidade e contracepção em “Minha vida de João”. Guia de discussão disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/H-Guia-Joao-PORT.pdf 

Este é um desenho animado que conta a história de João, um garoto que, como tantos outros, vive numa sociedade machista, que se pauta por padrões rígidos de gênero.  Com frequência, a violência intrafamiliar, a violência entre homens, a homofobia, a desinformação sobre doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez não planejada estão relacionadas a estes padrões tradicionais de masculinidade.   O vídeo apresenta três partes, enfocando-se os temas: socialização de gênero (infância), primeiros planos e experiências (adolescência) e conflito e buscas de resolução. Para as nossas aulas sugerimos a exibição das parte II e III. (Figuras 1 e 2). Disponível em: http://www.promundo.org.br/audiovisuais/para-jovens-e-adultos/dvd-minha-vida-de-joao/ 

Figura 1: Minha vida de João - Parte II

O vídeo Minha vida de João integra a “Série Trabalhando com Homens Jovens”, Foi elaborado pelas ONGs Instituto Promundo (Rio de Janeiro), Instituto PAPAI (Recife), ECOS (São Paulo) e Salud y Género (México) desenvolveram esta proposta de intervenção a partir da sistematização de oficinas com grupos de homens jovens em comunidades de baixa renda. Se você quiser explorar o vídeo em atividades educativas, aproveite! Ele atrai a audiência, facilita a introdução do assunto, motiva e estimula para o conhecimento, aproxima o tema do cotidiano das pessoas e informa, entretendo.  

Figura 2: Minha vida de João - Parte III

Como introduzir o vídeo:  

  1. Comente com os/as participantes apenas que assistirão ao desenho animado Minha Vida de João, com duração de 21 minutos, que conta a história de vida de um rapaz chamado João. Porém assistirão apenas, as partes II e III, que contemplam os objetivos das aulas.
  2. Evite expor seus julgamentos ou a sua interpretação.
  3. É muito importante que cada participante expresse sua própria opinião. Somente ao final informe o tema central e os objetivos, dando margem para novas discussões.

Dicas gerais para a discussão:   

  1. Pergunte ao grupo que temas apareceram no vídeo. Escreva-os em um quadro ou em um pedaço de papel.
  2. Se for necessário, passe o vídeo mais uma vez para a melhor compreensão do conteúdo.
  3. Se não tiver tempo suficiente ou considerar que é mais rico aprofundar algum tema específico, selecione cenas específicas ou um conjunto delas.   

Discussão em grupo:   

Parte II: Os primeiros planos e experiências   

  1. Que expectativa João tem quanto ao seu futuro? E os homens jovens de hoje, que projetos eles têm para o futuro? É diferente para os rapazes e as meninas?
  2. O que sente um rapaz quando ama pela primeira vez? O que ele sente? Como ele se comporta? É comum falar sobre esse sentimento com seus amigos? O que eles costumam falar sobre esses sentimentos? E sobre as mulheres? E sobre os homens?
  3. Quais as expectativas e os medos que um jovem têm em relação a sua primeira relação sexual?
  4. Por que, muitas vezes, eles não usam a camisinha? Por que a camisinha é importante?
  5. Vocês concordam que a contracepção é assunto só de mulher?   

Parte III: Conflitos e a busca de soluções   

  1. Por que João, mesmo gostando de sua namorada, sai e transa com outras garotas? O que as garotas devem/podem fazer?
  2. Quem transmitiu DST para João: a namorada ou a garota que ele conheceu na lanchonete? Por quê? (Nota: a ideia é problematizar essa questão e não culpabilizar uma ou outra)
  3. O que vocês sabem sobre a Aids? Tem cura?
  4. O que sentiu João quando sua namorada disse que estava grávida? O que ele fez?
  5. Vocês acham que a maternidade é assunto só de mulher?
  6. Como é que o homem lida com a paternidade?
  7. Quando o homem está preparado para ser pai?
  8. O que leva um adolescente a beber demasiadamente? O que ele procura na bebida? Encontra?
  9. O que acontece com João quando está jogando bola e ele vê o seu filho na arquibancada?  

ATIVIDADE 2: As expectativas sociais de ser mãe - Dinâmica adaptada do manual “Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf    

Professor/a essa atividade tem como objetivo refletir sobre as diferentes formas de ser mãe e as expectativas sociais e culturais relacionadas à maternidade.   

Materiais necessários: Papéis e canetas.   

Procedimentos:   

1. Divida os/as participantes em dois grupos.

2. Peça a cada grupo que construa a história de uma mãe. Enfatize que a única informação que receberão é de que a personagem é mãe. Todo o resto sobre a vida da personagem deve ser criado e discutido pelo grupo. Distribua as seguintes questões para ajudar na discussão:

 • Qual é o nome? E a idade?

• Onde ela mora?

• Com quem ela parece?

• O que ela gosta de fazer?

• Ela planejava ser mãe?

• Ela tem outros filhos?

• Ela estuda ou trabalha fora?

• Ela mora com um companheiro?

• O que ela fará nos próximos 5 anos? E em 20 anos?

• O que ela sente sendo mãe?

3. Peça a cada grupo que apresente a história para o outro grupo. Eles/as podem escrevê-la e ler em voz alta ou representá-la.

4. Após a apresentação das histórias, use as questões abaixo para facilitar a discussão.   

Perguntas para discussão:   

  1. As mães das histórias são mães ideais ou existem na realidade?
  2. Quais são as similaridades ou diferenças entre as histórias dos dois grupos?
  3. Toda mulher deveria ser mãe? Por quê?
  4. Qual a reação das pessoas em relação às mulheres que não querem ter filhos?
  5. Os homens deveriam estar envolvidos nas decisões sobre maternidade? Como?
  6. Quando uma mulher se torna mãe, o que a sociedade espera dela?
  7. Como a comunidade vê uma mulher que não tem filhos? É diferente quando é por decisão ou dificuldade de engravidar?
  8. As expectativas sobre como as mães devem ser hoje em dia são iguais ou diferentes das do passado? Em que sentido?
  9. As expectativas sobre o que é ser mãe são diferentes do que se espera sobre o que é ser pai? Como? O que você pensa sobre isso?
  10. Como podemos aceitar ou apoiar as decisões das mulheres em relação à maternidade?
  11.  O que você aprendeu com esta atividade?
  12. Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida?   

ATIVIDADE 3: Trabalhando com relatos acerca da Gravidez na adolescência   

Professor/a, como atividade final das aulas, sugerimos que apresente um vídeo, com duração de cinco minutos e trinta e três segundos, intitulado “Gravidez na adolescência” (Figura 3). Disponível em: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=193035. A autoria dessa produção, bem como os parceiros estão presentes mencionados ao longo do vídeo.   

Figura 3: Vídeo Gravidez na Adolescência

Após a apresentação do vídeo, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um texto dissertativo como temática “Gravidez na Adolescência, abordando as seguintes problematizações:

  • Homens e mulheres conversam sobre o planejamento de gravidez?
  • Quais opções uma mulher jovem tem diante de uma gravidez não desejada?
  • Como podemos ajudar a reduzir o número de gravidezes não planejadas entre os jovens?
  • O que passa pela cabeça de uma mulher jovem quando ela descobre que está grávida?
  • Como uma gravidez não planejada poderia mudar a vida da mulher?

Lembrar os/as alunos/as que devem construir um título para o texto bem criativo, esta atividade poderá ser realizada em conjunto com a área de Português da escola, ficando o/a professor/a de Língua Portuguesa responsável para explicar como estruturar e escrever um texto dissertativo. Após as correções feitas pelos/as professores/as, os/as alunos/as poderão fazer a socialização (exposição oral) de suas produções com a turma.

Recursos Complementares

Manual H

O manual traz cerca de 70 atividades participativas para serem desenvolvidas em grupos de homens jovens, estimulando uma reflexão crítica sobre “o que significa ser homem”. Seus principais temas são: Sexualidade e Saúde Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Da Violência para Convivência, Razões e Emoções, e Prevenindo e Vivendo com HIV/AIDS.

Sexualidade e Saúde Reprodutiva - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/SexualidadeeSaudeRep.pdf

Paternidade e cuidado - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PaternidadeeCuidado.pdf

Da violência para a convivência -   Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/DaViolenciaparaConvivencia.pdf 

Razões e emoções - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/RazoeseEmocoes1.pdf 

Prevenindo e vivendo com AIDS/HIV - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf 

Manual M  

O Programa M promove o empoderamento e a saúde de mulheres jovens de 15 e 24 anos por meio do engajamento em reflexões críticas a respeito do seu processo de socialização. Isso significa discutir como o desenvolvimento afetivo e social e a saúde das mulheres são influenciados pelas “normas de gênero”, ou seja, mensagens da sociedade que ditam o que é apropriado ou previsto para homens e mulheres. Esse projeto é feito por meio de oficinas educativas e de campanhas comunitárias que estimulam a autonomia das mulheres jovens nas relações pessoais, familiares e profissionais. Os materiais educativos do Programa M incluem um vídeo e um manual. Também foi elaborada uma Escala de Eqüidade de Gênero para Mulheres. Esta ferramenta serve para avaliar o impacto das ações do Programa M nas atitudes femininas no que diz respeito à saúde, auto-estima e autonomia. As atividades do Programa M foram elaboradas e validadas no Brasil, Jamaica, México e Nicarágua. Adaptações já foram feitas na Índia e na Tanzânia. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf    

Minha Vida de João

O desenho animado “Minha vida de João” foi criado para gerar questionamento entre homens jovens sobre a forma como foram socializados e sobre os papéis de gênero que foram levados a assumir. O filme acompanha a história de João e ilustra sua educação no contexto familiar, retratando situações como violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez da namorada e primeiro emprego. Disponível em: http://www.promundo.org.br/ 

Avaliação

Professor/a para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:   

A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos/as estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente às questões apresentadas. Então o/a professor/a acompanhará e avaliará a participação e envolvimento de seus/suas alunos/as, bem como os as produções escritas e conhecimentos construídos por eles/as, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniones

  • Delfino Germano de Araújo, Diretoria Regional de Ensino de Arraias -TO. , Tocantins - dijo:
    dg0284101@gmail.com

    17/04/2012

    Quatro estrelas

    aula está muito rica e fácil de ser trabalhada.


  • THAIANE CUNHA, ESCOLA MUNICIPAL LUIZ EDUARDO MAGALHÃES , Bahia - dijo:
    tccunhabio@hotmail.com

    26/03/2012

    Cinco estrelas

    Ríquissimo conteúdo para ser trabalhado inclusive a partir do 8º ano, quando, na disciplina de ciÊncias os estudantes aprendem sobre reprodução, sexualidade, dst´s, entre outros. Parabéns e obrigada pelas dicas.


  • Ana Luiza França, CIEP Brizolão 263 Lina Bo Bardi , Rio de Janeiro - dijo:
    alfran02@hotmail.com

    29/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante com questionamentos que levam à reflexão. Retrata a realidade com uma certa dose de criatividade para que os alunos possam fazer suas próprias escolhas.


  • LIGIA MARIA DE MESQUITA, PREF MUN DE NOVA VENEZA , Goiás - dijo:
    ligiamoles@hotmail.com

    06/05/2011

    Cinco estrelas

    adorei temos que falar muito sobre esse assunto.


  • ANGELA MARIA sCHMITZ gRITTI , CENTRO EST EDUC PROF SUDOESTE DO PARANA , Paraná - dijo:
    angelamariaschmitz@seed.pr.gov.br

    21/09/2010

    Quatro estrelas

    gostei das sugestões , nossos adolescentes sempre precisam de apoio e orientaçõe sobre esse assunto .


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