Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


É só Adrenalina

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano;  
  2. Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes;
  3. Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano;
  4. Conhecer as Aminas e os grupos funcionais;
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber identificar fórmulas moleculares e estruturais e, ainda, reconhecer moléculas.

Estratégias e recursos da aula

Professor nesta prática tem como objetivo identificar e reconhecer a aplicação da adrenalina no cotidiano. Os alunos devem dialogar/debater sobre as diferentes situações em que se pode ter a presença da adrenalina. Utilize um dos recursos tecnológicos e ambientes indicados para mostrar imagens como a que apresentamos abaixo (se necessário traga outra imagens para a aula):

  • Laboratório de informática utilizando os computadores
  • Sala de vídeo: a TV Multimídia (com entrada USB);
  • Sala de aula: o retro projetor, ou  
  • Faça a impressão das imagens abaixo;

Disponível em: http://www.postmania.org/wp-content/uploads/2008/08/414280196_5b62d4f90b.jpg 

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2educacao_fisica/7fut8.jpg 

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2educacao_fisica/5taekw1.jpg

Crie situações para debater sobre a bioquímica das emoções dentre elas: o medo, a euforia, a alegria, sobre a sensação de prazer experimentada pelos praticantes de exportes radicais e ainda das situações que estão ligadas à produção de neurotransmissores e outros tipos de transmissores químicos (enzimas, endorfinas, adrenalinas etc.).  Sugerimos as seguintes perguntas:

  • Que motivos podem atrair tanta gente para os esportes extremos?
  • O que leva uma pessoa a gostar de se sentir caindo num abismo?
  • O que induz alguém a praticar esportes?
  • Quem já vivenciou uma das situações apresentadas nas imagens?

Após dialogarem, explique que as situações de emoções, sentimentos e sensações como medo, euforia, estresse emocional ou de qualquer natureza estão relacionadas à ação dos hormônios secretados pelas moléculas das glândulas supra-renais presentes na Adrenalina.

Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, que estruturas são liberadas em nossa corrente sanguínea?

A Adrenalina (também denominada epinefrina) é classificada como hormônio e neurotransmissor. Este foi isolado pela primeira vez pelo cientísta e bioquímico Jokichi Takamine que se inspirou na localização do hormônio no organismo: ad-  (prefixo que indica proximidade), renalis (relativo aos rins) e o sufixo -ina, (referente a classe pertencente, ao grupo funcional Aminas).

Como atua a adrenalina?

No laboratório de informática, explique aos alunos que a Adrenalina é um neurotransmissor importante e necessário na manutenção da vida. No corpo humano grande quantidade desse hormônio é secretado em milhares de estruturas quando passa a atuar sobre sistema nervoso simpático: coração, pulmões, vasos sanguíneos, órgãos genitais, pernas, músculos, braços etc. no sentido de preparar o corpo para exercer esforços físicos como pular, correr e ou executar movimentos que exigem  reflexos rápidos. Tem a função de aumentar os batimentos cardíacos, estimular a vaso constrição, liberar a glicose armazenada no fígado, elevar a pressão arterial, relaxar e ou contrair  alguns músculos involuntários. Enquanto medicamento serve de estímulo ao coração em caso de parada cardíaca, na prevenção de hemorragias e dilatação dos bronquíolos dos pulmões.

Conhecendo a fórmula

Os alunos devem conhecer a fórmula da molécula da Adrenalina. Explique como ocorrem as ligações entre seus elementos. Na sequência, utilize a TV Multimídia ou os computadores do Laboratório de Informática e mostre a imagem da fórmula da Adrenalina. Roteiro: Peça aos alunos que copiem a fórmula estrutural da molécula da adrenalina no caderno. Analisem os ângulos de ligação, especificamente, a ordem secundária, que apresenta um átomo de nitrogênio ligado a dois átomos de hidrogênio e radical orgânico, identifiquem quais e quantos elementos a compõem a fórmula.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10727 

Adrenalina     

Atividade 1

Reúna os alunos no Laboratório de Informática, organize-os em equipes de forma que ao desenvolver as atividades disponíveis nos quatro recursos indicados possam identificar os efeitos e a ação da adrenalina no corpo humano. Após concluírem as atividades os alunos devem criar blog´s acessando o link: https://www.blogger.com/start e inserir as informações dos relatórios que produziram. Há um tutorial que pode auxiliar na criação do blog no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf  

  

Solicite que acessem as animações e desenvolvam as atividades considerando cada roteiro

Roteiro 1: A equipe 1 deve acessar a animação abaixo, identificar os efeitos da Adrenalina em diferentes partes do corpo humano e produzir um relatório. 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10245 

Adrenalina 1: visão geral 

Roteiro 2: Solicite a Equipe 2 que acesse o link abaixo, observe como ocorre a sinapse, identifique a ação da Adrenalina no coração e nos pulmões e produza um relatório.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10247 

Adrenalina 2: ação no tecido adiposo 

Roteiro 3: A Equipe 3 deve acessar a animação abaixo, identificar a ação da Adrenalina no tecido muscular e produzir um relatório.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10248 

Adrenalina 3: ação no tecido muscular 

Roteiro 4: Solicite a Equipe 4 que acesse o recurso abaixo, observe como ocorre a sinapse, identifique a ação da Adrenalina no coração e nos pulmões e elabore um relatório.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10249 

Adrenalina 4: ação no coração e pulmões 

O que são Aminas

É importante ao aluno aprender quais elementos fazem parte dos grupos funcionais e seus respectivos ângulos de ligação. Ainda no laboratório de informática explique que Aminas são compostos orgânicos derivados da amônia NH3 em que os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos. Para se obter sua nomenclatura utiliza-se o sufixo “Amina” que antecede os nomes dos radicais ligados aos grupos funcionais. Explique também que o NH2 caracteriza a presença da Amina.

Grupos funcionais

Necessário comentar que as Aminas são parte dos Grupos funcionais. Acesse o recurso, peça para aos alunos que façam a analise da imagem que mostra a estrutura do grupo funcional amina, de ordem secundária, que observem que esta é formada por um átomo de nitrogênio ligado a dois átomos de hidrogênio e radical orgânico e fazer apontamentos no caderno.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11849 

Primary-amine 

Atividade 2

Desenvolver esta atividade pode contribuir para o aluno conhecer a estrutura dos grupos funcionaisRoteiro: Os alunos devem se organizar em equipes de 4 pessoas, pesquisar na Internet sobre grupos funcionais fazer anotações no caderno, criar slides, incluir imagens e apresentar para a turma no laboratório de informática na TV Multimídia ou TVPendrive. Para saber mais sobre TV Pendrive visite o site: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500  

Para pesquisar os alunos podem acessar as informações disponíveis nos sites abaixo:

Disponível em: http://www.dqi.ufms.br/~lp4/QFL305Aula003.pdf 

Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/quimica/grupos-funcionais.html 

Disponível em: http://www.anossaescola.com/fariavasconcelos/recursos/Qu%C3%ADmicaOrg%C3%A2nica-GruposCaracter%C3%ADsticos.pdf 

Atividade 3

Nesta atividade os alunos devem pesquisar sobre os parentes da Adrenalina para conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes. Ao beber por longo tempo, o cérebro de uma pessoa fica exposto ao efeito depressor do álcool à produção de substâncias químicas naturalmente estimulantes como Noradrenalina, Serotonina, Salbutamol, Anfetamina e Ecstasy. Roteiro: Acessar os sites indicados, pesquisar as definições, anotar as informações no caderno, criar e inserir as informações e fórmulas das moléculas em um Blog  que é um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. Para criar o blog eles devem acessar o link: https://www.blogger.com/start   

Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/adrenalina.html 

Atividade complementar

Esta atividade pode contribuir para que o aluno compreender o significado dos vocábulos trabalhados na aula.  Professor solicite aos alunos que pesquisem e anotem no caderno o significado dos vocábulos Adrenalina, Epinefrina, Fórmula estrutural, Hormônio, Molécula, Glândulas supra-renais, Neurotransmissor e Sinapse. Sugerimos que amplie a lista. Após concluírem, efetue a correção em sala de aula.

              

  • Ciências: Os alunos podem utilizar cartazes para representar situações em que ocorrem a liberação de adrenalina e limitações do corpo humano.   
  • Biologia: O professor pode solicitar aos alunos que pesquisem sobre como funcionam as glândulas adrenais quando ocorre o infarto ou ainda sobre as limitações biológicas do corpo humano.
  • Língua Portuguesa: Os alunos podem elaborar um texto que envolva este tema.
  • Educação Física: Esta disciplina pode pesquisar os elementos que compõem os esportes mais comuns.
  • Matemática: O professor trabalhar com cálculos para determinar a velocidade em determinada caminhada com base na altura da perna de um indivíduo.
  • Física: o professor pode explorar os processos envolvidos nas ações e práticas esportivas como futebol, basquete, vôlei e a natação e caminhada. Aspectos como a mecânica, a óptica, a acústica, eletricidade, equilíbrio, aspectos físicos, percepção de velocidades e acelerações, etc.

Catarse

Os alunos podem organizar uma exposição de imagens (Ex: uma partida de futebol, alguém mergulhando na piscina, etc.) nas quais estejam presentes situações que envolvem reações onde pode ocorrer a liberação de Adrenalina.   Ao lado de cada imagem deve haver frases explicando a reação ( ex: medo de cair, emoção ao escorregar no Toboágua, etc). Em pelo menos um dos painéis deve ser apresentado o conceito de Adrenalina, em outros como ela ocorre, como atua no corpo, etc.

Professor organize os alunos de forma que cada equipe crie um vídeo cujo objetivo é tratar do tema Adrenalina no cotidiano.

Sugerimos o vídeo abaixo como exemplo: 

Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1268147-7823-CONHECA+OS+EFEITOS+DA+ADRENALINA,00.html 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Adrenalina 2: ação no tecido adiposo Animação/simulação
Adrenalina 3: ação no tecido muscular Animação/simulação
Adrenalina Imagem
Adrenalina 1: visão geral Animação/simulação
Primary-amine Imagem
Adrenalina 4: ação no coração e pulmões Animação/simulação
Recursos Complementares

Sites

No site abaixo está disponível a fórmula da adrenalina.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adrenalina     

Nos sites abaixo o aluno pode pesquisar sobre a Adrenalina.

http://www.brasilescola.com/quimica/adrenalina.htm 

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/exemplar13.html 

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/05/professora-explica-efeitos-da-adrenalina-no-organismo.html 

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/adrenalina.html  

Os alunos podem pesquisar sobre Amina no site disponível no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amina 

Livros

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.   

Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.

Livro: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas. Critérios a serem observados:

  1. Participou na atividade inicial, discutindo e colaborando com os colegas no sentido de identificar a química presente na Adrenalina.
  2. Desenvolveu e realizou as atividades centrais na perspectiva de reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano.
  3. O aluno foi argumentativo, ao desenvolver as escritas na direção de reconhecer a forma tridimensional e a fórmula estrutural da molécula da Adrenalina.
  4. Participou colaborativamente ao manusear os recursos tecnológicos para identificar os efeitos da adrenalina em diferentes partes do corpo humano e no tecido adiposo, a ação da adrenalina no tecido muscular, no coração e nos pulmões.
  5. Reconhece os elementos que são parte do grupo funcional Aminas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.