27/09/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Saber quais e de que maneira os diferentes materiais se misturam na água.
Professor, para esta aula providencie os seguintes objetos: funil, areia, água, óleo, álcool, leite e outros que julgue necessário para desenvolver o experimento da Decantação.
Professor, recorte as figuras abaixo (Destilação, Catação, Dissolução, Decantação, Extração, Filtração, Flotação e Levigação que representam processos físicos). Cole-as em uma cartolina de modo a construir um jogo. Caso não possa imprimir todas as figuras, sugerimos que estas sejam projetadas em multimídia. Caso opte por não projetá-las, será necessário construir tantos jogos quantos forem o número de equipes.
O jogo tem como objetivo identificar a figura que caracteriza o processo da Decantação. Se optar por projetá-las, cada equipe deverá aguardar a sua vez para participar do jogo.
Roteiro: Organize os alunos em equipes e realize a demonstração das figuras. Peça para que identifiquem e justifiquem verbalmente os critérios que permearam as suas escolhas. Após selecionarem as figuras, cada equipe aguardará a apresentação de todas as outras equipes. Após a apresentação de todas as equipes, indique qual figura deveriam ter selecionado (a que realmente representa o processo de Decantação).
Explique que nesse processo as misturas heterogêneas sofrem a ação da força da gravidade, que por sua vez, separa as partículas sólidas que se encontram suspensas nas águas, fazendo com que as partículas sejam depositem no fundo do recipiente.
Destilação
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IkEUXiFV7hY
Catação
Fonte: www.youtube.com/watch?v=JDmwcKDQfTk
Dissolução
Fonte: www.youtube.com/watch?v=3iiFx-Diczk
Decantação
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Decanta%C3%A7%C3%A3o.jpg
Extração
Fonte: www.youtube.com/watch?v=QnN_qLoAJ1o&feature=related
Filtração
Fonte: www.youtube.com/watch?v=XYHIpsH4e9w
Flotação
Fonte: www.youtube.com/watch?v=gPc89xoTKXE
Levigação
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bm-RJDXYBaA
Na sala de aula ou no laboratório de informática explique que a decantação ou sedimentação é o processo utilizado para separar misturas heterogêneas. Pode ocorrer entre dois líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou de um líquido e um sólido. É um processo dinâmico no qual a força da gravidade separa as partículas sólidas suspensas nas águas que se depositam em uma superfície ou zona de armazenamento devido a densidade das partículas ser superior a da água.
Para separar um líquido de um sólido de maior densidade, a mistura deve repousar por certo tempo, de modo que as partículas sólidas (partículas muito pequenas retardam o processo) se depositem no fundo do recipiente. Quando esta etapa estiver completa, inclina-se o recipiente de maneira a separar o líquido do sólido.
Para envolver os alunos pergunte: Após colocar areia na água o que pode ocorrer? Se a areia for substituída por terra o que pode ocorrer?
Deixe que dialoguem entre si na sequência, explique que neste caso depois que a areia ou a terra (parte sólida) se deposita no fundo do recipiente, a água e sal (parte líquida) pode ser isolada para outro recipiente.
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/dissolucao-filtracao-decantacao.htm
Para fixar a aprendizagem organize os alunos em equipes. Utilize os computadores do laboratório de informática, ou a TV Multimídia com USB na sala de aula e oriente para que assistam ao vídeo que mostra a separação da solução de cloreto de níquel da areia por decantação e observem como ocorre o processo. Na sequência, eles devem desenvolver o experimento, fazer o relatório e disponibilizar em um blog observando o roteiro. Roteiro: Os alunos devem observar e relatar: Onde ficaram as partículas sólidas que estavam em suspensão na água? Após mexer o composto que aspecto (cor) adquiriu a água? Quanto tempo foi necessário para ocorrer a decantação? Porque foi necessário deixar em repouso a água misturada com areia por determinado tempo? Qual a importância da decantação?
Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19455
O blog pode ser criado utilizando-se o link a seguir: www.blogger.com/start
Explique aos alunos que a decantação tem aplicação: na retirada de sólidos de resíduos líquidos, na separação de cristais de um licor-mãe, na separação da mistura líquido-líquido obtida da extração com solvente, na decantação de partículas sólidas de alimentos em um alimento líquido e na decantação de lodos obtidos no tratamento de águas residuais.
Decantação Livre: é aquela em que a queda da partícula não é afetada pela proximidade com a parede do recipiente e com outras partículas.
Decantação Impedida: se as partículas forem bastante pequenas ocorre o Movimento Browniano. É um movimento aleatório que gera colisões entre as moléculas do fluído que rodeia as partículas e entre elas mesmas. Este tipo de decantação ocorre de forma mais lenta. É o caso das emulsões de partículas muito pequenas!
Decantação Influenciada: a sedimentação livre de partículas ocorre quando a concentração dos sólidos está abaixo de 0,2%. Acima dessa concentração, a velocidade do fluido é afetada pela presença das partículas vizinhas e a velocidade terminal é menor que os valores previstos pela equação de Stokes. No escoamento de partículas esféricas rígidas em regime laminar existem correlações empíricas para a decantação influenciada. Nos dois últimos processos existe interferência entre as partículas, a taxa de sedimentação é mais baixa.
Na questão abaixo, escolha uma das alternativas e assinale com X a resposta correta:
1) Os egípcios, ao produzir vinho, executavam três processos físicos, que são, respectivamente
Resposta: Os alunos devem assinalar a questão d como correta.
(Vunesp-SP) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são respectivamente:
a) destilação e decantação b) filtração e destilação c) extração e filtração d) destilação e coação e) extração e decantação
Resposta: Os alunos devem assinalar a questão c como correta.
Professor, organize uma mesa redonda e peça aos alunos que a partir das informações obtidas nesta aula, façam uma discussão sobre a aplicação dos diversos processos físicos em diferentes contextos do dia a dia. Desta maneira, será possível saber se assimilaram os conceitos e se estão aptos a explicá-los.
Sugerimos que os alunos façam visitas à panificadoras, cervejarias, destilarias, perfumarias, laticínios, cooperativas leiteira. Você pode utilizar as duas ou optar por apenas uma.
Ciências: proponha aos alunos que elaborem um dicionário e façam a pesquisa contendo palavras como: Catação, Decantação, Destilação, Dissolução, Extração, Filtração, Flotação, Levigação, Separação e Sifonação. O professor pode ainda ampliar a lista acrescentando outras palavras.
Língua Portuguesa: Os alunos podem elaborar textos que envolvam o tema e que estejam adequados às regras da ortografia, gramática e produção de textos.
Nome | Tipo |
---|---|
Decantação | Vídeo |
Livros
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.
LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.
Nos sites abaixo o aluno encontra informações sobre a Decantação.
http://fisicoquimicacvg.tripod.com/experiencias_para_fazer_em_casa.htm
http://www.infoescola.com/quimica/decantacao/
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1038-17710-,00.html
http://www.feg.unesp.br/~caec/antigo/quarto/aula9b.doc
http://www.unicamp.br/fea/ortega/aulas/Aula18-Decantacao.ppt
Vídeo
No vídeo o aluno pode pesquisar sobre como decantar uma mistura heterogénea de água e areia.
http://www.youtube.com/watch?v=281D2RWtqWM
No vídeo abaixo trata da separação de misturas.
http://www.youtube.com/watch?v=_KePRgdTVJc&feature=related
O vídeo "Novo Telecurso - Ensino Médio - Química - Aula 02 (1 de 2)" trata da separação das misturas.
Para implementar a avaliação você pode se orientar pelos critérios abaixo no sentido de observar se os objetivos foram atingidos ao:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/03/2011
Cinco estrelasmuito bom