01/12/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Aula 1 e 2
O professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem de Powerpoint, Os sons do X, e pedir aos alunos que indiquem a forma correta de escrever cada palavra. Essa atividade será uma competição entre alunos e professor. Caso o professor queira, ele poderá imprimir a imagem e usá-la em grupos de 4 alunos, no máximo, subdivididos em dois subgrupos. Vence o grupo que tiver o maior número de acertos.
O professor deverá fornecer uma lista de palavras escritas com a letra X. Esta lista deve conter palavras em que o X se encontra no início, no meio ou no fim. O professor deverá fazer uma tabela no quadro, separá-la em três colunas, e nomeá-las de acordo com os grupos acima. Os alunos leem as palavras e dizem a qual coluna pertencem.
Completada a tabela, o professor deve levar os alunos a observar que as palavras começadas com X sempre terão o som de CH, como em xadrez, xeque-mate, xícara, xodó e xucro.
Da mesma forma, os alunos chegarão à conclusão que as palavras terminadas em X sempre tem o som de cs, como em: tórax, xerox e inox.
Ao se tratar das palavras em que o X está no meio, o professor deverá levá-los à conclusão de que elas podem ter o som de cs, ch, ss, z,ou s; como em: flexão, oxigênio; enxoval, enxaqueca; exceção, excepcional; exemplo, exato; experiência, extintor e excelente.
O alunos deverão assistir ao vídeo Os sons do X, disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8817
Os sons do X são abordados a partir dos 19' e 30" de gravação.
O Joguinho funciona assim:
Os alunos deverão ouvir o vídeo, depois, na segunda vez que eles o assistem, eles devem escrever as palavras em que há a letra X.
Vence o grupo que escrever o maior número de palavras.
Ditado digital: A Xuxa e a Sacha
Professor, leve o computador e as caixas de som para a sala de aula que disponha de conexão com internet.
Para aqueles que não possuem um computador por aluno, o professor poderá usar um projetor para que os alunos visualizem a página acessada, escutem a gravação e corrijam seus textos. Caso o professor queira abordar a atividade como uma avaliação, ele poderá pedir aos alunos que façam o ditado numa folha à parte e depois recolhê-las dos alunos. Em seguida, ele poderá proceder os passos acima como uma atividade cotidiana.
Imagem disponível em: < http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=travalinguas >, pg 32.
Um texto didático com extrato de outros textos:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/fonologia/sonsdox.htm
Vídeo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/anafora-duvidas-frequentes-sons-do-x.php
O uso do Ch e X
http://www.youtube.com/watch?v=SSGmb1ShbG8&feature=player_embedded
Ortografia - Aula 4 - J ou G / X ou CH
http://www.youtube.com/watch?v=SSGmb1ShbG8&feature=player_embedded
Como fazer cubos de origami:
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cubo-modular/
http://www.youtube.com/watch?v=O1ZgQkoSh_I&feature=player_embedded#!
O professor precisará de dados e de cartelas, com até 12 palavras (4 x 3) que serão utilizadas para um bingo ortográfico. É necessário que o professor tenha dados que serão usados pelos alunos, na quantidade de um para cada quatro alunos. Nesse dado terão seis indicações diferentes: palavra com som de CH, palavra com som de S, palavra com som de SS, palavra com som de Z, palavra com som de CS e Jogue duas vezes seguidas. Os alunos podem fazer suas próprias cartelas ou o professor pode trazê-las prontas.
Os alunos jogam em grupos de quatro, subdivididos em dois grupos de dois. O professor deve movimentar-se entre eles e avaliar o rendimento e aprendizado. Essa estratégia pode ser retomada em qualquer momento do ano letivo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!