18/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ler e interpretar, com desenvoltura, uma história infantil
Dramatizar, com fluência, um texto narrativo, demonstrando conhecer a história lida.
Confeccionar um livro de histórias, demonstrando habilidades em relação à escrita.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A aula será iniciada com a leitura do texto: "Novidades no Galinheiro" (reproduzido abaixo), o qual será projetado no data-show e apresentado com uma ilustração, conforme o exemplo a seguir.
O professor pedirá para cada aluno ler uma frase do texto em voz alta.
Novidades no Galinheiro
(Autor desconhecido)
Dona galinha botou seus ovinhos no ninho e, bem alegre, avisou ao Sr Galo:
__ Sr galo, vou chocar os meus ovinhos, e daqui a vinte e um dias lindos pintinhos vão nascer.
Então, Dona Galinha colocou palhas bem macias, para que o ninho ficasse quentinho e, bem feliz, ficou no ninho chocando seus ovinhos.
Depois que se passaram vinte e um dias, que alegria! Nasceram seis lindos pintinhos.
O Sr Galo, todo orgulhoso, saiu cantando pelo galinheiro:
__ Cocoricó..cocoricó.. Tem turma nova no galinheiro. Os meus pintinhos acabaram de nascer. Vejam como eles são lindos, alegres e levados!!!
(Texto retirado do Livro "No mundo da alfabetização". Autora Rosimere de Souza Pereira )
(Figura retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/_iuE-GxrAkVk/SG6bOyVKQkI/AAAAAAAAi_k/705u8cnXrq4/s320/galinha_com_pintinhos-751739.png)
Momento 2
O professor perguntará aos alunos quais são os personagens da história. Os alunos precisarão responder que os personagens são: o galo, a galinha e os pintinhos.
O professor dirá aos alunos que essa história é contada por alguém e o nome que recebe quem conta a história é NARRADOR. Assim, nessa história, há um narrador e as falas da galinha e do galo. Os pintinhos, por sua vez, apenas aparecem como personagens na história.
O professor ajudará os alunos a reconhecerem as partes do texto narradas pelo narrador, como a seguir:
"Então, Dona Galinha colocou palhas bem macias, para que o ninho ficasse quentinho e, bem feliz, ficou no ninho chocando seus ovinhos."
Em seguida, ele proporá aos alunos a encenação dessa pequena história, informando-os que para apresentá-la será necessário que um aluno faça o papel da galinha, falando e fazendo os gestos referentes às ações da personagem; outro aluno seja o Sr galo, também executando suas falas e ações; um terceiro aluno seja o narrador e lendo ou memorizando as partes contadas da história e que seis crianças façam o papel dos pintinhos que nasceram.
Para preparar o pequeno teatro, o professor dividirá a turma em dois ou três grupos, escolherá os papéis de cada integrante do grupo e dará um tempo para as equipes conversarem um pouco a respeito da atividade, oferecendo algumas ideias.
Nesse momento, será necessário que o professor disponibilize uma cópia do texto para cada aluno levar para casa para memorizar sua fala e/ou suas ações.
Para orientar os grupos, o professor dirá os alunos o papel e fala de cada personagem:
Momento 3
O teatro será ensaiado durante alguns dias, nos quais os alunos terão tempo para memorizar seus papeis e, enquanto isso, eles prepararão, também nos grupos, máscaras para o dia da apresentação.
Para preparar as máscaras, o professor reproduzirá os moldes abaixo em folhas de cartolina, fará furos nas laterais, onde há bolinhas e amarrará um elástico nos dois furos. Os olhos também deverão ser cortados com tesoura.
(Fotos produzidas pela autora da aula. Imagens do livro "No mundo da alfabetização")
Cada grupo preparará 8 máscaras (correspondentes a uma galinha, um galo e seis pintinhos) e as enfeitarão utilizando cola colorida e giz de cera.
Momento 4
Em um dia estipulado, os grupos formados apresentarão o teatro em um palco da escola para uma outra turma assistir.
O professor deverá registrar o momento com fotos. Essas fotos serão reveladas e comporão um mural na sala.
Momento 5
Outra atividade proposta será a confecção de um livro de história pelos alunos. Com o objetivo de exercitar a escrita, o professor, em uma aula seguinte, entregará a figura abaixo para os alunos observarem e pintarem.
(Foto produzida pela autora da aula)
O professor dirá aos alunos que após o nascimento dos pintinhos, a mamãe galinha saiu para passear com seus filhotes e algo aconteceu: começou a chover, então, a mamãe galinha protegeu os pintinhos com sua grande asa, como uma boa mãe e quando a chuva passou, os pintinhos voltaram a brincar.
Após a conversa a respeito das figuras, o professor dirá aos alunos que com aquelas figuras eles escreverão um livro da história que terá como capa a figura abaixo:
(Foto produzida pela autora da aula)
Cada gravura será colada em uma página em branco (recortada no mesmo formato da capa), sendo que na primeira página, o aluno precisará escrever o título do livro e seu nome, e os alunos escreverão abaixo de cada figura o que está acontecendo naquela cena.
O professor orientará essa escrita, auxiliando cada aluno individualmente em sua carteira e pedindo para que eles criem uma história bem legal, contando:
Momento 6
Após a correção da história pelo professor, os alunos farão alguns reparos necessários, apontados por ele e, em um outro momento, trocarão seus livros entre os colegas para serem lidos.
Outras figuras de "galinhas" estão disponíveis no site "http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=galinhas+e+pintinhos&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai="
Nesta aula o professor avaliará a desenvoltura dos alunos ao lerem uma frase do texto "Novidades no galinheiro", analisando se eles estão escandindo ou se já possuem uma certa fluência.
O professor ainda avaliará o empenho dos alunos ao preparem a peça de teatro, bem como sua linguagem oral ao apresentar a peça.
Por fim, ao corrigir as produções dos alunos, realizados nos livros em forma de galinha, avaliará as dificuldades mais recorrentes relativas à estruturação do texto e a ortografia.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/07/2013
Cinco estrelasmaravilhosa a história principalmente as idéias da mascaras,amei.
17/03/2012
Cinco estrelasexelente
17/03/2012
Quatro estrelasAchei ótima a sua aula. Bastante criativa. para usarmos em atividades de Reagrupamento para os alunos do 2º anos, alfabetização.
28/10/2010
Cinco estrelasPARABÉNS, SOU MÃE DE UMA LINDA MENINA DE 3 ANOS, ESTOU PESQUISANDO PQ A PROFESSOURA PASSAOU COMO TAREFA DE CASA.