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Entendendo as estações do ano a partir de textos informativos e descritivos

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer dois gêneros textuais: informativo e descritivo
  • Identificar como ocorrem as estações do ano, através de explicações sobre os movimentos da Terra e sua distância em relação ao sol
  • Reconhecer as características de cada estação, tendo como recurso imagens
  • Relacionar fatos e eventos às estações do ano a partir de um quadro de frases e imagens
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula a professora deve providenciar um globo e uma esfera (que representará o sol). É importante lembrar que a esfera deve ser maior que o globo.

Momento 1

Através de uma conversa informal perguntar aos alunos quais são as 4 estações do ano. Possivelmente, a maioria sabe quais são as estações e, após as respostas, perguntar as características mais comuns a cada uma delas. Levá-los a refletir perguntando;

  • Por que no verão é quente?
  • Por que faz frio no inverno?
  • Por que as folhas das árvores caem no outono?
  • Por que na primavera vemos muitas flores?

Momento 2

Pedir que uma criança vá a frente da turma para ajudar a professora. Essa criança deverá ficar em um ponto da sala segurando a esfera para representar o Sol, enquanto a profeesora vai segurar o globo explicando como ocorrem as estações.

Dizer que cada estação acontece devido a posição da Terra em relação ao Sol. Mostrar aos alunos onde está localizado o Brasil e explicar que embora pareça que estamos parados, a Terra está em constante movimento em torno do Sol.

A figura abaixo ajudará nessa explicação, é importante que ela esteja fixada no quadro.

Imagem disponível em: http://filoparanavai.blogspot.com/2010/03/conhecimentos-gerais-as-quatro-estacoes.html

Com o globo, posicionar o hemisfério sul bem de frente para o Sol e explicar que no verão (dezembro) é mais quente porque os raios chegam mais diretamente à esse hemisfério, como mostrado na figura acima (globo superior). Com o passar dos meses, a Terra vai girando e, quando chegamos no outono o hemisfério sul já não encontra-se de frente para o sol, mas de lado. Por isso no outono as temperaturas são mais brandas (globo da esquerda na figura). A Terra nunca pára seu movimento, e quando estamos no mês de junho, o hemisfério sul está quase de costas para o Sol, recebendo bem menos calor (globo inferior). Por isso, na estação do inverno as temperaturas caem tanto. Com o passar dos meses, chegamos em setembro, a Terra continua seu movimento e agora o Sol está chegando na Terra de forma perpendicular, novamente, fazendo mais calor que antes, por isso na primavera as temperaturas já começam a subir de novo (globo da direita). Todo esse processo acontece durante 1 ano, recomeçando depois um novo ciclo.

* Observar na figura que a Terra não faz um movimento totalmente circular, ficando mais próxima do Sol durante a primavera e o verão. Por isso, mesmo recebendo os raios solares de forma perpendicular no outono e na primavera, a temperatura acaba sendo um pouco mais alta na primavera do que no outono.

* É importante usar uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos, caso a aula seja dada para crianças maiores, a professora pode enriquecer a explicação com mais detalhes (ângulos, eixo de inclinação terrestre, etc).

* Abrir um momento para dúvidas e comentários

Momento 3

Depois da explicação, professora e alunos devem fazer a leitura do seguinte texto:

O texto completo encontra-se disponível em: http://cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html 

Dizer que esse texto é um exemplo de texto informativo, pois nos fala do que o homem veio aprendendo ao longo do tempo, como começou a prever as épocas de chuva, colheita e plantio e como são divididas as estações no nosso país e fora dele. Dessa forma, todo texto que nos informar algo, nos contar sobre alguma coisa, é caracterizado como texto informativo.

A professora pode fazer uma interpretação oral do texto lido, através de algumas perguntas:

  • Que exemplos o texto cita como datas que se repetem?
  • Qual o meio mais seguro de se medir a repetição na natureza?
  • Observando o céu, o homem percebeu que o ano tem quantos dias?
  • Em que outros intervalos o ano é dividido?
  • Como eram divididas as estações no Egito?
  • Em que parte do Brasil é mais fácil observar as 4 estações do ano?

Momento 4

Pedir que as crianças observem as características das árvores na imagem abaixo:

http://filoparanavai.blogspot.com/2010/03/conhecimentos-gerais-as-quatro-estacoes.html 

Comentar que além do texto informativo, também existe um tipo de texto (dentre outros) onde a pessoa descreve o que está vendo ou relata um fato acontecido, esse tipo de texto é chamado de texto descritivo, ou seja, a descrição de algo com maiores detalhes.

Pedir a alguns alunos para descreverem a foto acima, onde cada figura está sendo caracterizada por uma estação. Após esse trabalho oral, a professora fará com a turma um texto descritivo das imagens apresentadas.

Ex:

                      As quatro estações

                               Vejo uma foto com quatro imagens. Na primeira, vejo um caminho com muitas árvores. Essas árvores estão floridas, cheias de flores rosas e representa a estação da primavera.

                                A segunda imagem é do verão, as árvores continuam cheias e suas folhas estão bem verdes.

                                Já no outono,  as folhas mudaram de cor, estão amareladas e muitas delas estão no chão. As árvores já não estão tão cheias como antes.

                                A última cena mostra um dia de inverno. A grama, o caminho, as árvores e os bancos, estão todos cobertos de neve.

  • A professora deve deixar que os alunos montem as frases e falem as palavras, fazendo-os refletir como será a escrita de cada uma delas.

Momento 5

Distribuir para cada crianças uma folha da atividade abaixo e pedir que relacionem as palavras e imagens a cada estação do ano. Devem cortar a segunda folha e encaixar cada item no quadro contendo as estações. Ao final da atividade podem colorir os desenhos.

Recursos Complementares

Jogo da memória das quatro estações disponível em: http://www.discoverykidsbrasil.com/atividades/recortaremontar/jogo_estacoes/ 

Avaliação

Observar o interesse e a participação dos alunos durante as atividades propostas

Observar através das dúvidas e comentários se ficou claro para as crianças como acontece as estações do ano durante o momento 2

Observar se conseguiram responder às perguntas da interpretação oral, feita a partir do texto informativo

Observar se entenderam o conceito de texto descritivo a partir da produção feita no momento 4, bem como se está havendo avanço em relação à aquisição do código escrito

Observar se conseguiram fazer relação dos fatos e imagens com as estações estudadas. 

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