13/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Perguntar à turma se sabem em qual estação do ano estamos. Em seguida, perguntar quem sabe a estação que começará no mês de setembro, que dia começa a primavera e quais são as características dessa estação.
Após essa conversa informal a professora deve ler o seguinte texto com os alunos, fazendo uma interpretação oral e comentários.
Momento 2
A professora deve levar para a sala de aula um calendário e mostrar o período do ano em que estaremos na primavera. Falar que ela tem início no dia 23 de setembro, passa pelo mês de outubro, pelo mês de novembro e termina no dia 21 de dezembro. Nesse momento, pedir para colorir esse período no calendário, chamando cada aluno e deixando cada um pintar uma semana, de modo que todos participem. O colorido não precisa ser em sequência e a professora não deve falar onde colorir, para que cada um escolha qual semana pintar, porém, esta deve estar no período da estação trabalhada.
Momento 3
Explicar que durante a primavera acontece a polinização. Perguntar às crianças se já ouviram essa palavra, se sabem seu significado. Entregar uma cópia do texto abaixo (xerocado anteriormente) para cada aluno e pedir que cada um leia uma frase.
Para garantir a compreensão de todos, a professora pode fazer uma interpretação perguntando:
Momento 4
Falar que essa estação é muito importante para os seres vivos. Nesse momento a professora deve passar o seguinte vídeo para a turma:
http://www.youtube.com/watch?v=3CLEtAGoobA
* Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente para essa aula
Momento 5
A professora deve dividir a turma em pequenos grupos e distribuir revistas para que vos alunos procurem, recortem e colem figuras referentes ao tema estudado, criando frases sobre a estação. Em uma folha de cartolina devem colocar o título: "A PRIMAVERA - ESTAÇÃO DAS FLORES".
Texto sobre o assunto estudado: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm
Aula do portal do professor sobre a primavera: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12314
Analisar o envolvimento e a participação dos alunos durante a leitura dos textos e interpretações.
Perceber se as crianças pintaram no calendário o período certo da estação.
Avaliar, através da interpretação oral, se entenderam o conceito da polinização.
Observar se recortaram e colaram figuras relacionadas ao tema estudado, se há coerência nas frases criadas e avanço ortográfico.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!