21/08/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
* Trabalhar sobre o que é o Eclipse Solar;
* Explicar, por métodos Físicos, como ocorre o Eclipse Solar;
* Sistema Solar; e
* Definir o que é Eclipse Solar e Lunar.
* Princípio da óptica geométrica.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática e a Sala de Vídeo.
Motivação:
O professor deverá estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado (Óptica), perguntando:
"No sistema Sol – Lua – Terra (Fig. 1), qual a diferença de posicionamento destes corpos celestes nos eclipses solares e lunares? Ou seja, quando ocorrer o eclipse solar, quem ficará encoberto e no eclipse lunar, quem irá ficar?"
Figura 1 – Sol, Terra e Lua.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Tobvv2xMVoA/SwE13_2RRJI/AAAAAAAAAKg/uwg9lVml_A8/s1600/sol-lua-terra2.jpg. Acesso em: 23 Jul. 2010.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que os alunos conseguirão responder está pergunta com mais precisão após o término destas aulas.
Atividade 1
Dando continuidade ao assunto (eclipse), o professor deverá solicitar que os alunos, dispostos na sala de informática, se dividam em grupos de cinco (5) integrantes e façam pesquisas em sites da Internet, bem como em livros didáticos, sobre temas relacionados ao eclipse solar e lunar, conforme roteiro postado abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
Sugestões de sites para a realização das pesquisas:
http://www.asterdomus.com.br/Artigo_os_eclipses.htm
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/eclipse.htm
http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm
http://www.coladaweb.com/astronomia/eclipse-solar-e-lunar
http://www.brasilescola.com/geografia/eclipse-solar.htm
http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html
http://www.colegioweb.com.br/geografia/eclipse-lunar
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/eclipses/eclipses-solares-e-lunares.php
Figura 2 – Eclipse Solar.
Imagem disponível em: http://eclipsesdosol.pbworks.com/f/732px-Esquema_eclipse_solar_anular.png. Acesso em: 23 Jul. 2010
Além disso, o professor deverá informar os alunos que eles deverão compartilhar oralmente as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito através de discussões mediadas pelo professor.
Para cada item do roteiro de discussão (sugerido no início da pesquisa), sugerimos um debate de no máximo 5 minutos.
Atividade 2
Para a compreensão de como ocorrem os eclipses (solar e lunar), é necessário conceituar as fases da Lua, pois cada eclipse somente pode ocorrer em uma determinada fase da Lua.
Assim, neste momento, o professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos:
“A Lua tem quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante (Fig. 3). Para ocorrer o eclipse solar, a Lua tem que se encontrar entre o Sol e a Terra e para ocorrer o eclipse lunar, a Lua tem que se posicionar na sombra da Terra. Para ocorrer o eclipse solar, a Lua tem que estar em qual Fase? E para o eclipse lunar?”
Figura 3 – Fases da Lua.
Imagem disponível em: http://www.gurupionline.com.br/v02/images/stories/gol/site/colunistas/astronomia/imagens/lua_fases1a.jpg. Acesso em: 23 Jul. 2010.
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, para ocorrer o eclipse solar a Lua tem que estar na fase Nova (posicionada entre o Sol e a Terra) e para que ocorra o eclipse lunar, a fase tem que ser a Cheia (posicionada atrás da Terra em relação ao Sol).
Atividade 3
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá reunir os alunos na sala de vídeo e exibir o recurso, postado abaixo, que se trata de um vídeo com duração de 9 minutos e 59 segundos.
Recurso: Espaçonave Terra - SEMANA 11 - ECLIPSE SOLAR; ECLIPSE TOTAL DO SOL (Fig. 4)
Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=O6ZXoiH0RMw&feature=PlayList&p=27F6439578BB739F&playnext=1&index=31 Acesso em: 23 Jul. 2010
Figura 4 – Imagem do vídeo “Espaçonave Terra”.
Imagem do vídeo “Espaçonave Terra - SEMANA 11 - ECLIPSE SOLAR; ECLIPSE TOTAL DO SOL”
Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo, promova uma discussão sobre o conteúdo deste entre todos os alunos da sala. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.
Roteiro de discussão:
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Sugerimos que o professor fique atento aos eclipses que estão para ocorrer durante o ano, e organize uma noite de observação com todos os alunos.
Site com informação sobre datas de eclipse: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html
Teoria e experimentos:
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos façam um (1) cartaz explicando e demonstrando as fases da lua e com informações sobre o tema da aula estudado (eclipse). Esses cartazes poderão ser exposto nos corredores da escola ou numa feira de ciência.
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