Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Eclipse Solar: Como este fenômeno acontece?

 

21/08/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Bruno Pagliarani Mattiazzo e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Trabalhar sobre o que é o Eclipse Solar;

* Explicar, por métodos Físicos, como ocorre o Eclipse Solar;

* Sistema Solar; e

* Definir o que é Eclipse Solar e Lunar.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Princípio da óptica geométrica.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Uso do Laboratório de Informática e a Sala de Vídeo.        

Motivação: 

O professor deverá estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado (Óptica), perguntando:   

"No sistema Sol – Lua – Terra (Fig. 1), qual a diferença de posicionamento destes corpos celestes nos eclipses solares e lunares? Ou seja, quando ocorrer o eclipse solar, quem ficará encoberto e no eclipse lunar, quem irá ficar?"

Figura 1 – Sol, Terra e Lua.

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Tobvv2xMVoA/SwE13_2RRJI/AAAAAAAAAKg/uwg9lVml_A8/s1600/sol-lua-terra2.jpg. Acesso em: 23 Jul. 2010.            

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que os alunos conseguirão responder está pergunta com mais precisão após o término destas aulas.   

Atividade 1 

Dando continuidade ao assunto (eclipse), o professor deverá solicitar que os alunos, dispostos na sala de informática, se dividam em grupos de cinco (5) integrantes e façam pesquisas em sites da Internet, bem como em livros didáticos, sobre temas relacionados ao eclipse solar e lunar, conforme roteiro postado abaixo.      

Roteiro de Pesquisa:  

  • O que é um eclipse e quais os tipos existentes.
  • História da descoberta dos eclipses.
  • Qual a diferença de um eclipse solar (Fig. 2) e do lunar?
  • Quando ocorre um eclipse solar, todas as pessoas na Terra visualizarão este fenômeno? Por quê? E no eclipse lunar?
  • Qual é a condição básica para que um eclipse ocorra?    

Sugestões de sites para a realização das pesquisas:

http://www.asterdomus.com.br/Artigo_os_eclipses.htm  

http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm  

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/eclipse.htm  

http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm  

http://www.coladaweb.com/astronomia/eclipse-solar-e-lunar  

http://www.brasilescola.com/geografia/eclipse-solar.htm  

http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html  

http://www.colegioweb.com.br/geografia/eclipse-lunar  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/eclipses/eclipses-solares-e-lunares.php    

Figura 2 – Eclipse Solar.

Imagem disponível em: http://eclipsesdosol.pbworks.com/f/732px-Esquema_eclipse_solar_anular.png. Acesso em: 23 Jul. 2010                        

Além disso, o professor deverá informar os alunos que eles deverão compartilhar oralmente as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito através de discussões mediadas pelo professor.

Para cada item do roteiro de discussão (sugerido no início da pesquisa), sugerimos um debate de no máximo 5 minutos.   

Atividade 2   

Para a compreensão de como ocorrem os eclipses (solar e lunar), é necessário conceituar as fases da Lua, pois cada eclipse somente pode ocorrer em uma determinada fase da Lua.   

Assim, neste momento, o professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos:      

“A Lua tem quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante (Fig. 3). Para ocorrer o eclipse solar, a Lua tem que se encontrar entre o Sol e a Terra e para ocorrer o eclipse lunar, a Lua tem que se posicionar na sombra da Terra. Para ocorrer o eclipse solar, a Lua tem que estar em qual Fase? E para o eclipse lunar?”        

Figura 3 – Fases da Lua.

Imagem disponível em: http://www.gurupionline.com.br/v02/images/stories/gol/site/colunistas/astronomia/imagens/lua_fases1a.jpg. Acesso em: 23 Jul. 2010.        

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, para ocorrer o eclipse solar a Lua tem que estar na fase Nova (posicionada entre o Sol e a Terra) e para que ocorra o eclipse lunar, a fase tem que ser a Cheia (posicionada atrás da Terra em relação ao Sol).    

Atividade 3 

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá reunir os alunos na sala de vídeo e exibir o recurso, postado abaixo, que se trata de um vídeo com duração de 9 minutos e 59 segundos.

Recurso: Espaçonave Terra - SEMANA 11 - ECLIPSE SOLAR; ECLIPSE TOTAL DO SOL (Fig. 4)

Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=O6ZXoiH0RMw&feature=PlayList&p=27F6439578BB739F&playnext=1&index=31 Acesso em: 23 Jul. 2010       

Figura 4 – Imagem do vídeo “Espaçonave Terra”.

Imagem do vídeo “Espaçonave Terra - SEMANA 11 - ECLIPSE SOLAR; ECLIPSE TOTAL DO SOL”     

Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.         

Após a apresentação do vídeo, promova uma discussão sobre o conteúdo deste entre todos os alunos da sala. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.     

Roteiro de discussão:

  • Quais suas opiniões sobre o vídeo assistido? Alguma dúvida?    
  • Qual o tema abordado no vídeo?
  • Sobre o tema abordado no vídeo, qual sua importância?
  • Por que não temos muitos eclipses?
  • O plano de oscilação dos corpos celestes tem alguma relação com os eclipses?
  • Qual a diferença entre o eclipse solar total e o parcial? Onde cada um pode ser visto?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

Sugerimos que o professor fique atento aos eclipses que estão para ocorrer durante o ano, e organize uma noite de observação com todos os alunos.  

Site com informação sobre datas de eclipse: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos façam um (1) cartaz explicando e demonstrando as fases da lua e com informações sobre o tema da aula estudado (eclipse). Esses cartazes poderão ser exposto nos corredores da escola ou numa feira de ciência.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.