Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Formação dos Continentes

 

19/06/2008

Autor y Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A formação dos continentes.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de quatro atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para a seguinte questão:
  1. Como surgiram os continentes?
     
ATIVIDADE 2: LEITURA E ANÁLISE DE ANIMAÇÕES
  • Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do Atlas Escolar do IBGE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf (Essa página apresenta informações e animações sobre a Formação dos Continentes).

  • Oriente os alunos a lerem o texto e analisar as animações utilizadas para caracterizar a Formação dos Continentes (Figura 1). Sugira, também, que registrem os pontos principais.

  • Professor(a), interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar, apontar detalhes, acrescentar informações e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

  • Oriente os alunos a explorar a barra de tempo localizada na parte inferior da tela na segunda página (Figura 2). Se passar o mouse em cima da barra aparecerá a animação da movimentação dos continentes. Caso clique em cada pedaço da barra, aparecerá os principais acontecimentos de cada Era e Período (Figura 3). Peça que utilizem a ferramenta , ela apresenta um resumo dos principais acontecimentos.
     

Figura1: Página do Atlas Escolar do IBGE com texto e animações que caracterizam “A Formação dos Continentes”.

 

Figura 2: Segunda página da plataforma com a barra de tempo e a ilustração da movimentação das Placas Tectônicas.

 

Figura 3: Segunda página da plataforma com a barra de tempo e a apresentação dos principais acontecimentos em cada Era e Período.

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois da leitura do texto e da análise das animações, fomente um debate a partir das questões abaixo relacionadas. Oriente os alunos a anotarem as respostas e conclusões sobre cada tema discutido. (Observação: Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia e volte ao texto quando achar necessário).

  1. Definir Deriva Continental.

  2. O que é a Pangéia?

  3. Rever a animação que retrata a movimentação das placas tectônicas e identificar há quanto tempo se deu a separação da Oceania, América e Antártida dos demais continentes.

  4. Analisar as informações disponíveis na barra de tempo sobre os principais acontecimentos em cada Era e Período e identificar quando se deu a formação da Cordilheira dos Andes.

  5. Identificar os nomes das placas tectônicas (professor(a), oriente os alunos a passar o mouse sobre a animação que apresenta os nomes das placas (Figura 4).

  6. Quais placas estão se chocando?

  7. Quais placas estão se separando?

  8. Em quais placas ocorrem falhas transcorrentes? Por quê?

  9. Onde estão ocorrendo os abalos sísmicos? Por quê?
     

Figura 4: Animação com a representação das placas tectônicas.

  • Professor(a), disponibilize aos alunos as perguntas discutidas acima em um editor de texto e peça que respondam o questionário. Em seguida, oriente-os a elaborarem um texto síntese sobre os temas estudados na aula. Esse texto síntese deverá ser publicado em um fórum virtual de discussão.

Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.
Avaliação
O aluno será avaliado pela participação qualificada na aula e pelo texto publicado no fórum virtual de discussão.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria de Lourdes Belém, E.E.M. Dona Antônia lindalva de morais , Ceará - dijo:
    malu1104@yahoo.com.br

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Excelente elaboração. Rica em instruções e em sugestões valiosas. muito dinâmica, esta aula.


  • André Cardoso de Araujo, EMA Escola Maria Auxiliadora , Mato Grosso - dijo:
    acardoso161@gmail.com

    20/11/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da abordagem e dos recursos didáticos apresentados


  • josiane, ufpel , Rio Grande do Sul - dijo:
    josiblaas@hotmail.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    muito legal


  • Maria de Fátima Batista do Espirito Santo, COLEGIO ESTADUAL PROFª MARIA BERNADETE BRANDÃO , Bahia - dijo:
    fafisanto@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Meninos. adorei a aula de vocês. Como temos aqui o Monitor de Tv pen drive irei utilizar o site que vocês disponibilizaram e converterei para aula das minhas crianças da 5ª série, pois Deriva dos continentes e Placas tectônicas são assuntos abordados e que finalizaram esta unidade. Gde bjo Fátima Batista


  • José Olavo de Almeida, CARMINHA VASCONCELOS EEFM , Ceará - dijo:
    olavoalmeida06@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caros colegas Sandro Nunes e Cristina Leite, lendo o passo-a-passo do plano elaborado pelos senhores, lembrei-me de uma aula quase semelhante que ministrei em minha sala de aula de ensino médio, por isso, não restam dúvidas que procurarei pesquisar no endereço eletrônico sugerido nessa aula para aprofundar meus conhecimentos no assunto. A Formação dos Continentes é um assunto que desperta muita curiosidade não só aos nossos alunos como também a todos que gostam de estudar Geografia . Parabéns.


  • maria goretti, olivio ribeiro campos , Paraíba - dijo:
    gorettilu@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boa a aula.parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.