Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tradições culturais: brincando como as crianças de outros tempos

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  •  Conhecer brincadeiras e brinquedos de outros tempos.
  •  Ampliar o repertório de brincadeiras e brinquedos.
  •  Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto.
  •  Apropriar-se das características de um texto instrucional.
  •  Socializar as brincadeiras aprendidas com outras turmas da escola.
  •  Confeccionar alguns brinquedos.
  •  Produzir um livro ensinando a confeccionar os brinquedos respeitando as características deste portador de texto.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante quinze dias em aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Brincando como antigamente

1º momento: O professor inicia a aula propondo ao grupo a realização de alguma brincadeira do seu tempo de criança, por exemplo, boca de forno. Nesta brincadeira uma criança é eleita como o “Rei mandinha” e dará as ordens para as demais crianças cumprir. As ordens consistem em achar um determinado objeto ou realizar algum movimento. Quem não cumprir a ordem paga uma prenda. A brincadeira acontece com o seguinte diálogo:

Rei mandinha – boca de forno.

Crianças – Forno!

Rei mandinha – Tirando bolo.

Crianças – Bolo!

Rei mandinha – Jacarandá.

Crianças – Dá.

Rei mandinha – Se eu mandar?

Crianças – Vou.

Rei mandinha – Se não for?

Crianças – Apanha no bumbum.  

Então o “Rei mandinha” manda que as crianças peguem um objeto, que pode ser uma folha de árvore, entre outras coisas; ou que faça algum movimento como pular em um pé só.

Figura 1

Fonte: www.google.com.br 

2º momento: Após a realização da brincadeira boca de forno, o professor conversa com a turma questionando o que as crianças acharam da brincadeira. O que foi legal? O que elas não gostaram?

3º momento: Com a ajuda das crianças o professor escreve as regras da brincadeira, chamando atenção das crianças para a estrutura deste tipo de texto:

ATIVIDADE 2 - Descobrindo as brincadeiras da infância dos pais

1º momento: Após a conversa sobre a brincadeira boca de forno, o professor faz os seguintes questionamentos à turma: Vocês conhecem outras brincadeiras de antigamente? De que os pais de vocês brincavam quando eram crianças? E que tal a gente perguntar para eles?

2º momento: O professor entrega e explica para as crianças a atividade de pesquisa sobre as brincadeiras dos pais:

Converse com seu pai ou sua mãe sobre as brincadeiras que costumavam realizar quando eram crianças. Depois da conversa peça para ele ou ela responder as questões abaixo:

1-    Qual o nome da brincadeira? _______________

2-    Quais as regras da brincadeira?

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

Agora faça um desenho sobre a brincadeira.

3º momento: O professor organiza as crianças em uma roda e em seguida comenta a pesquisa de cada uma, organizando a lista com os nomes das brincadeiras. A lista pode ser intitulada de BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA DE NOSSOS PAIS.

4º momento: Após a realização das brincadeiras as crianças realizam o seguinte registro:

Hoje realizamos algumas brincadeiras do tempo em que os nossos pais eram crianças. Lembre deste momento de nossa aula e faça o que se pede: 1-    Escreva do seu jeito o nome da brincadeira que você mais gostou.    ___________________________________________________________________ 2-    Ilustre esta brincadeira.

Algumas sugestões de brincadeiras para ampliar o repertório das crianças.

Caçador com coringa e alerta [Tempo de brincar]

  Cobra-cega [Tempo de brincar]

  Andoleta e bandeirinha [Tempo de brincar] 

ATIVIDADE 3 - Escolhendo brinquedos para serem confeccionados

1º momento: Após a realização do registro das brincadeiras vivenciadas no grupo o professor poderá retornar à lista das brincadeiras procurando destacar com as crianças aquelas em que apareceram brinquedos.Em seguida, propôe à turma convidar os pais para ensinar a confeccionar estes brinquedos.

2º momento: Escolhidos os brinquedos a serem confeccionados, o professor combina com os respectivos pais um horário e material necessário a confecção dos brinquedos. A vinda dos pais pode acontecer em dias diferentes. 

ATIVIDADE 4 - Confeccionando brinquedos com os pais

1º momento: O professor organiza as crianças em uma roda e apresenta os pais que irão ensinar a turma a confeccionar o brinquedo. Em seguida forma os grupos de trabalho tendo como critério o brinquedo que cada criança quer confeccionar e distribui o material necessário a confecção. Os grupos podem trabalhar usando espaços fora da sala.  

  

Fonte: Acervo do NEI, 2009. 

2º momento: Concluída a confecção os grupos de trabalho voltam para apresentar os brinquedos e socializar como estes foram confeccionados. Em seguida proporciona a turma um momento para usarem o brinquedo.

Fonte: Acervo do NEI, 2009.

ATIVIDADE 5 - Planejando a produção do livro

1º momento: O professor propõe à turma a confecção de um livro ensinando a confeccionar os brinquedos. Em seguida questiona quais as partes de um livro, o que contem nele.

2º momento: O professor apresenta para a turma um livro ensinando a confeccionar brinquedos analisando o seu formato e as partes que o compõe: capa, índice, agradecimento, dedicatória, texto, ilustração.    

Figura 2

Fonte: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/livro-brincadeiras-e-brinquedos-lancado.html   

3º momento: Após a análise do formato e das partes do livro, o professor procede à leitura das instruções de um dos brinquedos. Em seguida lista com as crianças a estrutura do texto lido, para isso pergunta que informações devem conter no texto para as pessoas saberem confeccionar o brinquedo: nome do brinquedo, material necessário, passos da confecção.

4º momento: Com base na estrutura organizada com a turma, o professor escolhe um dos brinquedos e procede a escrita coletiva do modo de confecção.

ATIVIDADE 6 - Produzindo o livro

1º momento: O professor inicia a aula escolhendo com a turma o título do livro. Em seguida organiza os grupos para escrever os textos ensinando a confeccionar os brinquedos, definindo a função de cada componente – escriba, informantes acerca das regras que regem a nossa forma de escrita, ilustrador.

2º momento: Após a produção dos textos e ilustrações, o professor faz uma revisão coletiva do trabalho de cada grupo.

ATIVIDADE 7 – Planejando a socialização as brincadeiras e do livro

1º momento: O professor inicia aula combinando com as crianças qual a turma da escola será convidada para o lançamento do livro, exposição dos brinquedos e socialização das brincadeiras. Em seguida, discute com o grupo que informações precisam colocar no convite (data, local e horário) e procede a produção coletiva do texto.

2º momento: Junto com as crianças o professor vai até a turma escolhida para entregar o convite.

3º momento: Em seguida o professor define com as crianças a função de cada uma durante a exposição – apresentar os brinquedos, mostrar como o brinquedo funciona, ensinar as brincadeiras.

ATIVIDADE 8 – Socializando as brincadeiras e brinquedos de outros tempos

1º momento: O professor inicia aula organizando com as crianças o local da exposição.

2º momento: Após recepcionar os convidados dando as boas vindas, o professor organiza todos em uma grande roda e, com a juda de seus alunos, apresenta o livro lendo seu o título,  explicando seu processo de produção e mostrando as suas partes. Em seguida procede a leitura dos nomes dos brinquedos que o livro ensina a confeccionar. À medida que o professor ler os nomes dos brinquedos, as crianças da turma vão mostrando para os convidados e explicando como se brinca.

3º momento: A exposição prossegue com a realização de algumas brincadeiras.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Andoleta e bandeirinha [Tempo de brincar] Vídeo
Caçador com coringa e alerta [Tempo de brincar] Vídeo
Cobra-cega [Tempo de brincar] Vídeo
Recursos Complementares

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/ 

Nestes site é possível encontrar textos que fundamentam á prática docente ao desenvolver aulas com a temática jogos e brincadeiras. Para ter acesso é só clicar no link   textos e em seguida clicar no link publicação eletrônica. Neste link clic no ano de 2008 e acesse o texto Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas.

 www.google.com.br

Para ter acesso a figura 1 é só acessar o site e digitar na caixa de pesquisa boca de forno, em seguida clica no link imagem e depois em pesquisar.

http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/livro-brincadeiras-e-brinquedos-lancado.html  

Neste endereço é possível encontrar a figura 2.

 

.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades, observando-se a participação dos alunos durante a realização das brincadeiras, bem como suas contribuições,  na confecção dos brinquedos e produção do livro.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.