18/11/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Identificar quais são as diferenças entre o vôlei jogado na quadra com o vôlei jogado na areia, suas regras, fundamentos e reconhecer a importância da iniciação esportiva na escola.
Interessante que o aluno já tenha vivenciado alguns fundamentos básicos (manchete, toque, saque) do voleibol de quadra.
Aula 1
Iniciar a aula instigando os alunos a refletir sobre a importância de se praticar o esporte na escola utilizando o vídeo “Escola e esporte", o qual tem uma entrevista com o jogador de vôlei Pampa, medalha de ouro nas olimpíadas de 1992, comentando sobre o início do esporte na cidade de Recife e do papel da escola na escolha do esporte. Após essa abertura com o voleibol podemos passar o segundo vídeo: “Vôlei - Benefícios e dicas” mostrando uma reportagem sobre o benefício do voleibol e com dicas sobre a prática esportiva, benefícios para a saúde, lazer, profissão, vôlei na quadra e o vôlei de praia.
Sugestão de Recursos:
1- Escola e esporte [Esporte na escola]
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18413 (acessado dia 05/05/2010).
2 - Vídeo “Vôlei - Benefícios e dicas”
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=8502 (acessado dia 05/05/10).
Atividade 1
Ao utilizar os recursos o professor deve discutir com os alunos os temas, para isso pode aplicar um roteiro de discussão, com perguntas norteadoras, visando observar a reflexão dos alunos.
Roteiro de Discussão:
- Quais são as vantagens de iniciar-se com a prática esportiva na escola?
- Qual esporte você mais gosta de praticar na escola?
- Qual esporte você pratica fora da escola?
- O voleibol pode trazer quais benefícios físicos?
- Tem como jogar vôlei de praia na escola? Como?
Professor, solicitar aos alunos que registrem suas reflexões no caderno logo após o debate, pois assim o professor terá como acompanhar os raciocínios de seus alunos sobre o tema proposto.
Aula 2
Atividade 2
Nesse momento o professor pode dividir a turma em grupos e deixar que cada grupo escolha seu tema de pesquisa. Explicar que além da pesquisa, o trabalho deverá ser apresentado para turma (expositiva, cartaz, trabalho manuscrito ou outra).
Sugestão de alguns temas:
- Pesquisar o histórico do voleibol de quadra.
- Pesquisar o histórico do voleibol de praia.
- Pesquisar alguns fundamentos e regras do voleibol de quadra.
- Pesquisar alguns fundamentos e regras do voleibol de praia.
Obs: caso o professor não tenha acesso ao laboratório, pode deixar a pesquisa na biblioteca para os alunos.
Atividade 3
Após a apresentação dos alunos (expositiva, cartaz, trabalho manuscrito ou outra) em sala de aula o professor deve abordar pontos importantes de cada tema, direcionando os alunos na pesquisa e discutindo com eles as informações já pesquisadas.
Com as apresentações das imagens e infográficos sugeridos, o professor pode pedir aos alunos a elaboração de um texto pontuando as principais diferenças entre o vôlei de quadra e do vôlei de areia observados.
Sugestão de Recursos para essa discussão:
1) - Imagens de voleibol de quadra e de vôlei de areia ou praia.
Vôlei de Praia 1
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=12&lid=7064 (acessado dia 05/05/10).
Vôlei de Praia 2
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=12&lid=14525 (acessado dia 05/05/10).
Vôlei de Quadra 1
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=12&lid=9198 (acessado dia 05/05/10).
Vôlei de Quadra 2
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=12&lid=3686 (acessado dia 05/05/10).
2) Infográficos:
1) - Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro "Vôlei de Praia", mostrando passo a passo do vôlei de praia desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbitragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.
Disponível em: http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/BV/BV.swf?lang=PT-BR (acessado dia 05/05/10).
2) - Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro "Vôlei de Quadra", mostrando passo a passo do voleibol de quadra, fundamentos, tipos de saques, o objetivo do jogo, e muitas outras informações sobre o mesmo.
Disponível em: http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/VO/VO.swf?lang=PT-BR (acessado dia 05/05/10).
Obs: essa parte da aula seria interessante no laboratório de informática, pois os infográficos encontram-se online.
Aula 3
Atividade 4
Após toda contextualização tanto do professor quanto ao dos alunos, referentes ao tema proposto em diferenciar o vôlei jogado nas areias do voleibol jogado em quadra, chega o momento de vivenciar na prática esses distintos esportes.
Realizar jogos pré-desportivos e cooperativos:
1- Voleibol com Balões
Material: balões, rede de voleibol, elástico ou corda, som com fita ou cd.
Formação: dois grupos.
Organização: solicitar ao grupo que se posicionem, cada um em uma área de jogo, separados pela rede. Cada participante de posse de um balão deverá enchê-lo.
Desenvolvimento: com o início da música, todos os participantes deverão passar o balão para o campo adversário, devolvendo os que passarem para o seu campo. A cada interrupção da música o monitor efetuará a contagem. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões em seu campo marca ponto.
Obs: o professor deverá construir as regras junto com os alunos, no momento em que forem ocorrendo as infrações.
Disponível em: http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837 (acessado dia 05/05/10).
2- Voleibol Divertido/Cooperativo
Objetivo do jogo: jogar voleibol, modificando as regras para que se torne um jogo Cooperativo.
Propósito: este jogo permite o exercício da visão sistêmica, do voleibol, da cooperação e da alegria.
Recursos: uma corda elástica ou uma corda feita com tiras de tecido colorido e uma bola que poderá ser de voleibol ou outra mais leve, dependendo do grupo.
Número de Participantes: seis jogadores de cada lado da rede, podendo este número ser ampliado de acordo com os objetivos do professor.
Duração: indefinida, enquanto os jogadores estiverem se divertindo e/ou enquanto o facilitador verificar ser importante continuar.
Descrição: o professor e um auxiliar, ou mesmo dois auxiliares seguram uma corda atravessada na quadra e os times se colocam um de cada lado da corda.
Seu objetivo agora é não deixar a bola cair no chão.
É um jogo de voleibol, respeitando-se as regras do jogo, os dois times juntos devem atingir os 25 pontos.
Ao mesmo tempo em que os participantes jogam, o facilitador e o auxiliar devem movimentar-se pela quadra afim de que a quadra se modifique a cada instante, ou seja, os jogadores além de se movimentarem pelo jogo, agora precisam estar atentos as mudanças físicas que a quadra vai sofrendo á medida que a corda vai sendo movimentada.
Dicas: pode-se aumentar a pontuação, fazendo com que a meta seja maior a cada jogo. Pode-se ainda, modificar as regras do voleibol, colocando-se regras do tipo, todos tem que tocar na bola, meninos e meninas tem que tocar na bola alternadamente, ou outras regras que permitam a participação de todos.
Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=108 (acessado dia 05/05/10).
Aula 4
Nesse momento professor, após ter vivenciado o voleibol de forma contextualizada com o recorte histórico, regras, discussões sobre a importância do esporte na escola, as singularidades entre o vôlei de quadra e o de areia, de vivenciar de forma lúdica os fundamentos com jogos cooperativos, chega a hora de vivenciar a prática de ambos.
Obs: caso não tenha um espaço com areia, pode se realizar o vôlei de areia no pátio ou quadra, mas respeitando suas regras ou criando novas regras com a turma, visando adaptá-lo a sua realidade.
Atividade 5
Práticas voltadas à técnica e fundamentos
1- Vivenciar na quadra ou pátio os fundamentos e técnicas comuns ao vôlei de areia com o de quadra (manchete, toque, saque e bloqueio).
2- Vivenciar especificamente o voleibol de quadra, respeitando suas regras e fundamentos.
3- Vivenciar especificamente o vôlei de areia, com suas regras e fundamentos, caso não tenha espaço físico próprio (areia) pode-se realizar no pátio ou quadra, mas respeitando algumas regras básicas, como número de jogadores.
Sugestão:
Que tal sentar no pátio/quadra com os alunos e debater sobre o voleibol (quadra e areia)?
Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Escola e esporte [Esporte na escola] | Vídeo |
Sites para pesquisa:
Confederação Brasileira de Voleibol (históricos do vôlei de quadra e praia), disponível em: http://www.cbv.com.br/cbv2008/ (acessado dia 05/05/10).
Imagens de Voleibol, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=7&letter=V&min=10&orderby=titleA&show=10 (acessado dia 05/05/10).
Comitê Olímpico Brasileiro (voleibol), disponível em: http://www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=20 (acessado dia 05/05/10).
Comitê Olímpico Brasileiro (vôlei de areia), disponível em: http://www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=23 (acessado dia 05/05/10).
Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
Acompanhamento do desenvolvimento de casa aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos. Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva. Durante as atividades práticas tanto nas cooperativas quanto as pré-desportivas verificar dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/04/2011
Quatro estrelasinteressante a forma como é aplicada a prática do voleibol,numa contextualização prática e dinâmica,somente com um a resalva, a de que a pratica seja mais evidênciada que a teoria,pois se trata de aulas para séries iniciais.