Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado

 

11/10/2010

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza.   

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Diferenciar ambiente físico natural de ambiente físico modificado;
  •  Discutir e refletir os efeitos (positivos e negativos) da atuação do homem no ambiente modificado físico;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir texto, do tipo informativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   

Para dar início à aula, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é ambiente natural e ambiente modificado. Após ouvir as respostas dos alunos - o conhecimento prévio que eles têm sobre o referido assunto, - sugerimos que o professor mostre algumas imagens (Figs. 1, 2, 3 e 4) e peça para eles dizerem quais delas se referem ao ambiente natural e quais ao ambiente modificado.

Figura 1 – Imagem de uma paisagem natural – Ambiente natural

Disponível em: http://farm1.static.flickr.com/105/281044762_83010b03eb.jpg  

Acesso em: 30. Jul. 2010.

Figura 2 – Imagem uma paisagem modificada

Disponível em: http://www.caiobarra.com.br/files/exs/pictures/doadoras_e_crias_em_ambiente_natural2.jpg   

Acesso em: 30. Jul. 2010.

Figura 3 – Imagem de uma cidade – ambiente modificado

Disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3415/3273204364_b40e6772ef.jpg   

Acesso em: 29. Jul. 2010.  

Figura 4 – Imagem de uma construção urbana – ambiente modificado

Disponível em: http://www.ahpmv.com.br/uploads/fotos/146_1.jpg  

Acesso em: 29. Jul. 2010.   

Observação: Provavelmente, os alunos dirão que as paisagens 1 e 2 correspondem ao ambiente natural, todavia, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para a construção (cobertura – telhado) que há ali. Dessa forma, os alunos perceberão, por meio de exemplos, que ambientes naturais são os que não sofreram nenhuma modificação!     

Por meio da próxima atividade, os alunos poderão compreender melhor o conceito de ambiente modificado e ambiente natural. Sugerimos que os alunos estejam divididos em duplas!     

Atividade 1     

Nesse momento, os alunos (em duplas) deverão se dirigir ao Laboratório de Informática. As duplas deverão fazer a leitura e discussão de dois textos, intitulados de “Ambiente natural e ambiente modificado” e “Meio Ambiente”, postados abaixo. Estes textos  que versam sobre ambiente natural e ambiente modificado, e sobre a importância dos dois tipos de ambiente para o homem.  

Link do texto 1 - “Ambiente natural e ambiente modificado”: 

http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm (Fig. 5)    

Link do texto 2 - “Meio Ambiente”: 

http://www.mundodosfilosofos.com.br/lea14.htm 

Figura 5 – Imagem do site "Escola Kids"

Disponível em: http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm  

Acesso em: 29. Jul. 2010.     

Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links acima e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!  

Para nortear a leitura do texto, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura:

- O texto 1 versa sobre o que? Qual é a temática central desse texto?

- De acordo com o texto 1, por que o homem foi se adaptando ao ambiente?

- O texto 1 mostra alguns exemplos de prejuízos causados pela ação do homem na natureza, observe-os.

- O texto 2 versa sobre o que? Qual é a temática central desse texto?

- O texto 2 mostra alguns exemplos de ambiente construído, quais são eles?

- O texto 2 apresenta alguns prejuízos causados pela ação do homem, observe esses prejuízos.

Após a leitura e discussão dos textos pelas duplas, o professor deverá promover uma conversa com todos, em aula aberta, acerca destes, de forma a avaliar a compreensão dos alunos, bem como esclarecer dúvidas etc. Além disso, neste momento, o professor deverá favorecer com que os alunos reflitam sobre os aspectos positivos e negativos da ação do homem no ambiente modificado.   

Para nortear a leitura do texto, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão:

- Quais são as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado?

- Nós vivemos em um ambiente natural ou modificado? Por quê?

- Quem poderia citar um exemplo de influência positiva da ação do homem no ambiente natural?

- E um exemplo negativo da ação do homem no ambiente natural?

- O desmatamento, por exemplo, é uma influência positiva ou negativa da ação do homem? Por quê?

- E a retirada de algumas plantas medicinais da natureza para a confecção de remédios, é uma influência positiva ou negativa? Por quê?  

 O professor poderá ressaltar aos alunos as influências positivas da ação do homem no ambiente natural, tais como: moradia, energia elétrica, eletrodomésticos (chuveiro, televisão, rádio, aparelhos hospitalares, computador, telefone, remédios etc.) e o que esses “feitos” do homem contribuíram para uma melhor qualidade de vida do ser humano.   

No entanto, com esses “feitos” do homem, prejuízos para ele e para a natureza também ocorrem como, por exemplo, poluição, contaminação do solo e da água, desmatamento, morte de animais, e dessa maneira, a extinção de algumas espécies, etc. É importante que, nesta atividade, os alunos compreendam que há “prós” e “contras” da ação do homem no ambiente natural.       

Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ir ao Laboratório de Informática.

Atividade 2     

Estando no Laboratório de Informática, para finalizar a aula, sugerimos que cada dupla elabore um desenho no “software Paint” (Fig. 6), de modo que os conhecimentos aprendidos durante a aula sejam sistematizados. Cada dupla poderá optar por fazer um desenho que represente o ambiente natural ou o ambiente modificado. Depois de fazer o desenho, cada dupla deverá elaborar um texto informativo sobre o ambiente que representaram, ou seja, se representaram o ambiente natural, deverão informar o que é um ambiente natural e quais são suas características.

Sugerimos que o desenho feito no “software Paint” seja impresso, e inserido em uma cartolina, juntamento com o texto informativo sobre o ambiente que representaram.

Ao trabalhar com a confecção de desenhos, os alunos estarão trabalhando com dos tipos de linguagem – escrita e pictória, além de trabalhar com a coordenação motora ao usar o mouse!

Figura 6 - Imagem de um desenho feito do software Paint

Fonte: Do autor

Sugerimos que as cartolinas (com os desenhos e o texto informativo) sejam expostas no corredor da sala de aula, para que os alunos das outras salas, bem como os professores e funcionários da escola possam visualizá-los.

Observação: Sugerimos também, que se possível, o professor faça uma apresentação de slides com as produções dos alunos para que todos os alunos da escola possam visualizar os desenhos, como a do link abaixo:   

http://www.youtube.com/watch?v=0XT0j7CMCa4&feature=player_embedded       

Recursos Complementares

- Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos as sugestões da aula “ Entendendo a Biodiversidade e sua importância“ publicada no site do Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22104 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a diferença que há entre ambiente natural e ambiente modificado, bem como a importância dos ambientes naturais e a preservação deles.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Estabelecimento das diferenças entre o ambiente em que vivemos com um ambiente natural;   

- Diferenciação do ambiente físico natural de ambiente físico modificado;

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e interpretação de textos);

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo); - Desenvolvimento da oralidade;

 - Organização no trabalho em grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.