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O que é Cinética química?

 

27/09/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer o conceito de cinética química.
  2. Reconhecer a cinética química no cotidiano.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimento sobre reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo

Na sala de aula pergunte aos alunos: Porque nem toda reação química acontece no mesmo tempo? Após dialogarem entre si.Explique que as reações químicas ocorrem em velocidades diferentes (ex: o processo de digestão dos alimentos e a queima de uma vela, que levam algumas horas e uma explosão e a queima de um palito de fósforo, que levam alguns segundos, formação da ferrugem, que levam anos para se formar; dissolução de uma pastilha efervescente, que levam alguns segundos; decaimento radioativos, que levam muitas vezes bilhões de anos; formação das rochas, que levam alguns milhões de anos, etc.) devido a fatores como: temperatura, superfície de contato, pressão, concentração, presença de luz, catalisador e inibidores

Fonte: http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php 

Problematização

Que fatores influenciam na velocidade das reações químicas?

Instrumentalização

A cinética química é a ciência encarregada de estudar a velocidade das reações químicas de processos químicos bem como os fatores que as influenciam.

Explique aos alunos que por vezes é necessário e importante fazer o controle das reações, seja para acelerar ou retardar o processo. Dentre os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas estão: o estado físico dos reagentes, a concentração dos reagentes, a temperatura em que a reação ocorre, e se ou não, algum catalisador está presente na reação.

Professor explique aos alunos que ao se analisar a imagem se pode observar que em baixa concentração (Low concentration  = Few collisions) há poucas colisões. Em alta concentração (High concentration = More collisions) há mais colisões.

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Molecular-collisions.jpg 

Em 1864, Peter Waage e Cato Guldberg, os pioneiros no desenvolvimento da cinética química formularam, a Lei de Ação das Massas.  

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guldberg_Waage.jpg 

Para complementar os estudos, encaminhe os alunos ao laboratório de informática. Peça que acessem o recurso e respondam as questões conforme o roteiro disponível no recurso.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22024 

Cinética química 

Atividade 1

Esta atividade tem como objetivo pesquisar sobre os teóricos que contribuíram para com a cinética química consequentemente conhecer o conceito de cinética química. Desta maneira, os alunos devem ser organizados em duplas para desenvolver a atividade. Roteiro: Os alunos devem pesquisar em livros em casa ou nas bibliotecas e ou sites sobre a vida e obra de Cato Maximilian Guldberg e Peter Waage. Devem ser coletados os seguintes dados: data de nascimento e morte, nacionalidade, formação acadêmica, área de pesquisas, teorias, etc. Após finalizar a atividade os alunos devem criar um blog e disponibilizar as informações.

Blog: É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. Para criar o blog eles devem acessar o link: https://www.blogger.com/start  

Há um tutorial disponível no link abaixo o qual é possível buscar informações para criar o blog. 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf    

Link´s para pesquisa:

Atividade 2

Professor, sugerimos que utilize o endereço http://www.webquestbrasil.org e construa uma Webquest, sobre a Lei de Guldberg-Waage (Lei de Ação das Massas) e sobre a citação “A velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, quando estes estão elevados a expoentes, que são os seus respectivos coeficientes estequiométricos”.  Após construir a Webquest, reúna os alunos e forme equipes em que estejam presentes três pessoas. Solicite que pesquisem no seu recurso de acordo com o roteiro. Roteiro: Os alunos devem acessar a Webquest, pesquisar em livros e ou em sites, desenvolver as atividades incluir alguns exemplos no sentido de reconhecer a cinética química no cotidiano. Para contribuir na sua produção, disponibilizamos os sites abaixo: 

Atividade 3

Esta atividade tem como objetivo levar o aluno conhecer o conceito de cinética química e reconhecer a cinética química no cotidiano. Roteiro: os alunos devem copiar a questão no caderno, responder e efetuar a correção em sala de aula. Peça aos alunos que resolvam a questão assinalando com um x a alternativa correta.

(OSEC) Em uma reação, o complexo ativado:  

a) (  ) Possui mais energia que os reagentes ou os produtos.

b) (  ) Age como catalisador.

c) (  ) Sempre forma produtos.

d) (  ) É composto estável.

e) (  ) Possui menos energia que os reagentes ou os produtos. 

Resposta: os alunos devem assinalar a questão a.

Catarse

Organize os alunos em equipes formadas por três pessoas cada uma. Solicite que utilizem o Laboratório de Informática retomem os conteúdos trabalhados nas Atividades 1, 2 e 3 para pesquisar e construir um mapa conceitual com os conteúdos abordados nesta aula. Esta ação deve evidenciar a compreensão dos conteúdos trabalhados. Professor se houver alunos que não se apropriaram de algum conteúdo, proponha que retomem aos recursos utilizados. Roteiro: Após criarem os mapas cada equipe deve se organizar na sala de aula, fazer a projeção e explicar o mapa que criaram. Desta maneira podem analisar as várias possibilidades de construção dos mesmos. Para criar o mapa conceitual os alunos podem utilizar o programa Cmap Tools que está disponível no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ 

Para saber mais sobre mapas conceituais basta acessar o link: http://cmaptools.softonic.com.br/  

  

Interdisciplinaridade

  • Física: a partir desta aula os alunos podem estudar sobre energia cinética.
  • História: os alunos podem pesquisar sobre a História da Cinética Química.
  • Língua Portuguesa: nesta disciplina os alunos podem produzir textos que contenham as teorias criadas por químicos que se envolveram com a cinética química.

Prática social final dos conteúdos

Proponha aos alunos que utilizem o mural do estabelecimento para afixar os mapas conceituais. No decorrer da semana cada equipe pode explicar a outras turmas como e porquê construíram tais recursos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cinética química Software Educacional
Recursos Complementares
Avaliação

Professor tornamos disponíveis alguns critérios para que possa desenvolver a avaliação.

  1. Relataram detalhadamente as informações acerca da vida e obra dos teóricos;
  2. Pesquisaram a Lei das Massas e incluíram todos dados solicitados no blog;
  3. Participaram cooperativamente para a realização das tarefas em equipe;
  4. Manusearam e exploraram corretamente todos os recursos tecnológicos;
  5. Elaboraram a atividade escrita de acordo com as regras da Língua Portuguesa ao pesquisar na Webquest.
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