27/09/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | História | Memória |
Os alunos devem ter conhecimentos sobre ácidos e bases.
Para introduzir o conteúdo “ácido e bases” organize os alunos em equipes formadas por três pessoas e peça que sigam o roteiro. Roteiro: Acessar o recurso, responder as questões, anotar as respostas no caderno. Ao finalizarem, efetue a correção, ao mesmo tempo, explique sobre os ácidos de forma a sanar dúvidas e equívocos.
Link: http://br.syvum.com/cgi/online/mult.cgi/materia/quimica/acids_bases_salts.tdf?0
Respostas: Sódio, lático, Potássio
Do que trata a teoria de Bronsted-Lowry?
Explique para os alunos que o conceito de ácido e base é muito limitado, por retringir a discussão do fenômeno ácido-base apenas a soluções aquosas. A teoria de Bronsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas. Não nos restringe às soluções aquosas. A teoria foi proposta para descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases.
Embora os ácidos e bases (também denominadas álcalis) por vezes são consideradas substâncias químicas perigosas, que corróem e dissolvem metais. Porém estão estão presentes em produtos como o refrigerante, os alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. Também são utilizados no universo de aplicações industriais. A produção de ácido sulfúrico e soda cáustica são consideradas indicadoras do nível de atividade econômica de um país.
Para fundamentar e ampliar os estudos, disponibilize o vídeo indicado no link abaixo na TV Multimídia e ou solicite que utilizem os computadores do laboratório de informática e sigam as orientações do roteiro. Roteiro: Os alunos devem assistir ao vídeo, anotar no caderno as explicações e dúvidas que possam surgir. Ao término o professor deve indagar sobre o tema, deixar que os alunos interajam entre si para, em seguida, explicar sobre o mesmo.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25007
Aí tem química ! Funções Inorgânicas - Àcidos e Bases I - Conceito Bronsted-Lowry
Na sequência mostre a imagem da estrutura molecular dos cristais de Hidróxido de Sódio e explique quais elementos químicos a compõem.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Sodium-hydroxide-crystal-3D-vdW.png
Esta atividade é um experimento. Tem como objetivo levar os alunos a observarem a ocorrência de reações diferenciadas. Assim, organize os alunos em equipes de três pessoas no máximo. Roteiro: Utilizar limão, vinagre ou fenolftaleina e escrever mensagens em um papel. Na sequência esborrifar suco de repolho roxo sobre o papel para que possam ler a mensagem. Utilizar outro papel e os mesmos produtos, esborrifar detergente com amoníaco. Explicar que mensagens apareceram e que reações ocorreram nos dois casos. Anotar todos os procedimentos e resultados no caderno. Incluir o relato na atividade da Catarse.
O ácido tem sido definido como toda a espécie química capaz de doar um próton (íon H+) a uma outra substância e que base: é definida como uma substância capaz de aceitar um próton (íon H+) de um ácido. Assim, se considera o ácido doador de próton e base receptora de próton. O objetivo desta atividade é proporcionar ao aluno conhecer os conceitos sobre ácidos e bases. Roteiro: os alunos devem acessar o recurso e responder as questões. À medida que respondem, devem fazer anotações no caderno.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22023
Esta atividade tem como objetivo evidencias a importância da teoria de Bronsted-Lowry e suas contribuições na química do cotidiano. Solicite aos alunos que acessem a Quiz disponível no link abaixo para que desenvolvam a atividade Ácidos e Bases.Após concluírem a atividade, efetue a correção na sala de aula de maneira a sanar possíveis dúvidas. Roteiro: acessar o recurso, resolver as questões, anotar no caderno as respostas, efetuar a correção na sala de aula, inserir as respostas na atividade da Catarse. Link: http://br.syvum.com/cgi/online/oatm.cgi/materia/quimica/acids_bases_salts.tdf?0
Os alunos devem criar uma Wiki e inserir todas as informações obtidas nesta aula. Os alunos devem se orientar pelo roteiro abaixo para inserir as informações na wiki.
Para compreender melhor sobre como criar a wiki os alunos podem acessar o link: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal
O contéudo de ácido e base pode ser enriquecido com a abordagem de outras disciplinas como:
Biologia: os alunos podem pesquisar sobre os riscos e danos ocasionados por derramamento de álcalis nos rios, provocando a morte dos peixes. Aplicação de conceitos químicos de ácidos e bases em processos metabólicos.
Geografia: Nesta disciplina o professor pode trabalhar a importância sócio-econômica da indústria de soda cáustica, amônia, etc., e ainda sobre as rotas de transporte rodoviário destes produtos.
História: Pode-se explorar sobre o desenvolvimento do país com a produção da soda cáustica e amônia e sobre os direitos e deveres do cidadão perante estes produtos, seja como empregador ou empregado.
Língua Portuquesa: o professor pode trabalhar a produção de textos a partir de entrevistas com pessoas que sofreram alguns danos com álcalis e/ou orientar a elaboração de cartas ou abaixo-assinados para preservar o meio ambiente e sensibilizar sobre a qualidade de vida.
Matemática: os alunos podem desenvolver cálculos apresentando dados estatísticos sobre acidentes com álcalis.
Os alunos podem pesquisar na biblioteca e ou em sites sobre as consequências do uso inadequado de ácidos e álcalis à saúde e ao meio ambiente, sobre os perigos da má utilização dos ácidos e bases no cotidiano. Em seguida criar panfletos em que contenham informações pesquisadas e divulgá-las à comunidade.
Nome | Tipo |
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Reações ácido/base | Software Educacional |
Aí tem química! - Funções Inorgânicas - Àcidos e Bases I - Conceito Bronsted-Lowry | Vídeo |
No site a seguir o aluno pode obter informações sobre a base de Arrhenius, sua classificação, hidróxido de sódio, Teoria de Bronsted-Lowry e a Teoria eletrônica de Lewis. Link: http://www.faenquil.br/quimica/quimica_geral/base.htm
No site abaixo tem informações sobre o hidróxido de amônio (amoníaco) NH4OH.
Link: http://www.totalquimica.com.br/index2.htm
No site a seguir o aluno encontra informações sobre o hidróxido de sódio.
Link: http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/hidroxido_sodio.html
O aluno pode pesquisar sobre o hidróxido de sódio (soda cáustica).
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio
No site abaixo o aluno encontra informações sobre o conceito de ácido, base e Teoria de Bronsted-Lowry.
Link: http://quimica-dicas.blogspot.com/2010/06/teoria-de-bronsted-lowry-para-acidos-e.html
O site abaixo contém informações sobre Ácidos e bases Definições de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.
Professor(a) sugerimos alguns critérios para que possa realizar a avaliação formativa, diagnóstica e processual.
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